ARTIGO

A importância de estimular o cérebro

segunda-feira, 14/08/17 12:11

Nosso cérebro precisa constantemente ser estimulado. É muito comum as queixas aumentarem em relação à memória depois de certa idade. O acúmulo de informações e a velocidade com que elas chegam até nós, muitas vezes, não permitem um bom registro na nossa memória. O problema também pode estar na atenção e na concentração.

Para auxiliar nosso cérebro a se manter ativo, precisamos estimulá-lo sempre. Mas é importante entender que estimular apenas uma habilidade não é o ideal. Nosso cérebro funciona de maneira complexa e, ao longo da nossa vida, aprendemos diversas habilidades como raciocínio, linguagem, lógica, motricidade, entre outras.

Dentro dessa perspectiva, pensar em estimular o cérebro não é simplesmente fazer palavras cruzadas. Claro que fazer isso é um excelente exercício para ampliar o repertório de linguagem e manter o cérebro sadio. Mas só este tipo de exercício não é o suficiente para melhorar nossa cognição (processo da aquisição do conhecimento) e, principalmente, nossa memória. Para uma boa estimulação cognitiva, devemos trabalhar diferentes exercícios como raciocínio, linguagem, abstração, associações, atenção, concentração, etc.

Fazer atividade física também é de extrema importância. Estudos científicos comprovam que quem pratica alguma atividade física regularmente mantém um cérebro ativo e saudável. Aprender novas modalidades de esporte também estimula nosso cérebro. A cada novo movimento, novas áreas cerebrais são ativadas.

É normal, quando aposentamos, ocorrer certa lentificação das habilidades que antes eram utilizadas diariamente no trabalho. Sabe-se hoje que, para se manter uma informação preservada, é necessário que ela seja solicitada, ou seja, o cérebro precisa ser solicitado. Assim que a pessoa volta a solicitar as informações, caso seja necessário, o cérebro se reorganiza e é capaz de lembrar de todo processo que parou de utilizar no momento.

Assim, quando passamos por um processo de aposentadoria, a recomendação dos profissionais de saúde é que pratiquemos atividades que exijam atenção, concentração e raciocínio lógico, e que contribuam para o aumento da carga cognitiva, ou seja, aumento da densidade sináptica cerebral (conexão de um neurônio com outro), cuja rede de transmissão é responsável pela neuroplasticidade do cérebro.

Portanto, a aprendizagem deve ser permanente na vida do ser humano, e o ideal é que sejam práticas em grupo, pois, deste modo, há também um ganho social por meio do relacionamento entre as pessoas.
Estudos mostram que o ser humano que possui uma vida socialmente ativa, consegue também ter um cérebro mais saudável. Nunca é tarde para aprender a fazer exercícios que estimulem o cérebro, como participar de Oficinas de Memórias, aprender um novo idioma, uma modalidade de esporte, a tocar um instrumento musical, viajar, conhecer novas culturas, pois, é saindo da rotina e encontrando novos desafios que nossa capacidade cerebral aumenta e podemos retardar possíveis quadros neurodegenerativos, como é o caso das demências.

Débora Guizoli
Psicóloga (CRP 04/31433)
(Instrutora de Oficina de Memória)
Especialista em Gerontologia pela PUC/MG
debora@memoriaativa.com.br
www.memoriaativa.com.br

Débora Guizoli

É psicóloga, com pós-graduação em Gerontologia pela PUC Minas. Atua como Instrutora de Oficina de Memória no SINJUS-MG. Possui experiência com trabalhos em grupo focados em Estimulação Cognitiva e Desenvolvimento Humano.

Meus últimos artigos

ver mais
ARTIGO Meditar faz bem para saúde segunda-feira, 22/10/18 18:05
ARTIGO Processo de finitude terça-feira, 31/07/18 12:26
ARTIGO LONGEVIDADE E CUIDADO FAMILIAR sexta-feira, 06/07/18 13:24

Convênios

ver mais
Ótica Firenze Óticas Santa Efigênia e Funcionários . BH (31) 3241 1183 ou 3261 2034 10% a 20% ver mais
Iate Tênis Clube BH Clubes São Luiz . Belo Horizonte (31) 3403 1885 / 99169 5707 www.iatebh.com.br 50% + 1ª mensalidade gratuita ver mais
UNIBH Graduação / Pós-Graduação Lourdes, Estoril e União . BH (31) 3319 9500 www.unibh.br 20% a 30% ver mais
Top