SETEMBRO AMARELO

Artigo: Suicídio em idosos

segunda-feira, 17/09/18 15:45

O suicídio é um tema bastante polêmico e complexo, principalmente para os profissionais da saúde. Acompanhar pacientes com risco de cometer suicídio é um grande desafio e produz ansiedade naquele que cuida.

Segundo o Tratado de Geriatria e Gerontologia, os profissionais dessas áreas são muito vulneráveis para lidar com esta situação, pois a taxa de suicídio é maior em idosos, principalmente homens. A depressão é a principal causa entre os idosos e vem agravada pelas perdas acumuladas durante a vida. Mas como podemos nos proteger nesta fase da vida?

Estudos científicos mostram que existem dois fatores protetores em idosos contra a tentativa de suicídio: a fé e a satisfação pela vida. Acreditar em algo muito maior que vai além da nossa vida cotidiana e sentir prazer em viver afastam pensamentos ruins que nos levam à depressão.  Diante disso, devemos buscar o exercício da fé constantemente, como também buscar aquilo que nos satisfaz. Não precisa ser algo inalcançável, mas sim tangível. Procurar prazer nas coisas mais simples da vida e participar de atividades em grupo são também recursos importantes para reduzir os níveis de ansiedade e depressão no idoso, pois a sensação de pertencer a um grupo proporciona bem-estar e sentido existencial.

Existem alguns fatores de risco importantes em idosos, como o medo de vir a dar trabalho para os familiares, se tornar dependente, ansiedade, doenças que levam a dores fortes e história familiar. Não é fácil identificar se o idoso é um suicida em potencial, pois geralmente não avisam e, quando dão algum sinal, a família não leva tanto a sério. O idoso não deseja se matar, e sim acabar com uma dor moral ou física, como também com problemas futuros que possam aparecer com a idade. Neste caso, devem ficar atentos a qualquer sinal nesta fase da vida.

Tratar a depressão é a melhor estratégia para evitar o suicídio. Mas o tratamento deve ter um acompanhamento bem de perto, pois o paciente quando melhora um pouco no início pode vir a ter coragem de cometer o ato. É um estado muito delicado em que ainda não houve a remissão da ideação suicida. Por isso devemos contar com apoios externos. Existem serviços telefônicos que auxiliam as pessoas neste sentido como o 188  CVV –  Centro de Valorização da Vida, que possui atendimento telefônico 24 horas. Neste serviço, podemos encontrar apoio com total sigilo e anonimato.

Há outras formas de suicídio indireto como a negligência com a alimentação, com o tratamento, com a higiene, entre outros. Estes comportamentos são autodestrutivos e uma forma de morrer; assim, a família deve estar atenta.  Nestes casos, é muito delicado tocar diretamente no assunto; deve-se possibilitar ao idoso uma mudança na rotina, dar um sentido para a vida, mostrar possibilidades nas relações de afeto, com cuidado para não destacar o aspecto autodestrutivo. As relações humanas são importantíssimas na prevenção ao suicídio e abrem assim um leque de possibilidades para aqueles que desejam parar de sofrer.

Débora Guizoli
Psicóloga – CRP 04/31433
(Instrutora de Oficina de Memória)
Especialista em Gerontologia
www.memoriaativa.com.br
debora@memoriaativa.com.br

Débora Guizoli

É psicóloga, com pós-graduação em Gerontologia pela PUC Minas. Atua como Instrutora de Oficina de Memória no SINJUS-MG. Possui experiência com trabalhos em grupo focados em Estimulação Cognitiva e Desenvolvimento Humano.

Meus últimos artigos

ver mais
ARTIGO Meditar faz bem para saúde segunda-feira, 22/10/18 18:05
ARTIGO Processo de finitude terça-feira, 31/07/18 12:26
ARTIGO LONGEVIDADE E CUIDADO FAMILIAR sexta-feira, 06/07/18 13:24
ARTIGO Nossa memória pode falhar? quinta-feira, 24/05/18 11:44

Convênios

ver mais
Vita Pilates Pilates Savassi e Anchieta . BH (31) 3646-5222 ou 99891-8257 www.vitapilatesbh.com.br 5% a 10% ver mais
Átis Hotel Hotelaria Bela Vista . Conceição do Mato Dentro (31) 3868 3050 www.atishotel.com.br Diárias a partir de R$145,00 ver mais
Vila Mundo Colégios Castelo e Serrano . BH (31) 3476 4639 ou 3476 7619 www.colegiovilamundo.com.br 12% a 20% ver mais
Top