Do que precisa uma mãe?

sexta-feira, 06/05/16 16:00

 

*por Lila Parameswara

Quero sair do lugar comum das falas que enaltecem a maternidade tais como: a tarefa divina, que de certo é; da experiência de sacrifício de si mesma e de sua individualidade que a mulher faz ao tornar-se mãe, que sempre acontece em maior ou menor grau; do culpar-se por qualquer coisa ruim ou errada que aconteça aos filhos. Do amor e doação incomparáveis de que uma mãe é capaz.

Gostaria de celebrar o Dia das Mães considerando que, apesar das mulheres trazerem em si essa função biológica, tornar-se mãe envolve uma experiência a ser vivida, uma mudança na forma de ser e estar no mundo. É uma transformação enquanto ser humano. Não nascemos mães.

Pode ser fácil ou difícil, mas, certamente, somos transformadas por essa passagem.

Muitas de nós, mulheres, tiveram bons modelos de mães, amorosas, equilibradas, dedicadas – o que proporciona um aprendizado fundamental. Por que como diz o ditado popular, “filhos não trazem manual de instrução”.

Porém, há também as experiências de convívio com mães amarguradas, enrijecidas, controladoras…

Enquanto mães, assumimos toda nossa herança de filhas, para o bem e para o mal, e vamos sempre tentando acertar. E somos conduzidas pela natureza a cuidar, cuidar e cuidar… Movidas por nossos instintos, recursos pessoais, afeto, limitações, cuidamos.

E de cuidado também precisamos. Mães não são fontes inesgotáveis de carinho e quando se esgotam, sai da frente!

Mulheres são naturalmente, em sua energia vital, predominantemente, receptivas. Por isso repõem suas forças também através de carinho, recebendo cuidados, cuidando de si mesmas, partilhando suas experiências com outras mulheres.

Precisam de companheiros afetuosos, atenção aos cuidados com seu corpo, massagem, bons aromas naturais, falar sobre seus sentimentos e desconfortos, liberdade para viverem as oscilações hormonais que são inerentes à sua natureza sem estereótipos e preconceitos.

Quando se proporcionam isso se recarregam, tem mais saúde e são sempre mães mais plenas.

Convênio

Atendimentos da Terapia de Expansão do Ser: Psicoterapia e Terapia Corporal (massoterapia oriental, acupuntura, aromaterapia) na missão de colaborar na saúde e felicidade de nossos clientes sejam jovens ou idosos, com ou sem necessidades especiais, incluindo gestantes.

Para agendar uma consulta ligue: (31) 98892-8244. Saiba mais em: expansaodoser.com.br

 

Lila Parameswara

É terapeuta psicocorporal, especialista em Medicina Oriental e Terapia Transpessoal. Atua há 25 anos na área. Atende com massoterapia oriental, acupuntura, terapia floral, fitoterapia e psicoterapia no SINJUS-MG. Autora do site www.expansaodoser.com.br.

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco