ARTIGO

DORMIR BEM É UM DOS PILARES DA SAÚDE – PARTE I

quarta-feira, 26/06/19 14:16

Algo está te tirando o sono?

Ansiedade, cobranças e pressões no ambiente de trabalho, preocupação com o futuro, cenário político e econômico do País, problemas familiares… Há mesmo muita coisa acontecendo para tirar o sono! Doenças como hipertireoidismo e outras também causam insônia.

Estatísticas de 2017 mostravam que 73 milhões de brasileiros tinham problemas com o sono. E 8 milhões faziam uso de medicamentos.

Vou refletir aqui sobre a maioria das pessoas que são afetadas por desequilíbrios que podem ser mudados e cuidados de forma mais natural. O assunto é tão importante que resolvi fazer dois artigos. Apenas uma separação teórica, porque na prática está tudo interconectado.

Muitas pessoas entram numa espécie de looping, no qual se veem presas num círculo vicioso de desequilíbrio orgânico, mesmo estando cansadas não conseguem relaxar e dormir.

Esse estado constante gera exaustão física e mental, dores físicas, irritabilidade, perda de apetite, falta de concentração, afeta a saúde mental e emocional e aumenta o risco de acidentes.

A beleza também fica comprometida, pois a pele e os cabelos perdem o viço, criam olheiras e rugas.

Dormir é um ato espontâneo. Para que aconteça, precisamos afrouxar o corpo e esvaziar a mente para espontaneamente adormecer. Porém, se neste momento aparecem os bloqueios que podem ser: as tensões e dores físicas escondidas sutilmente pelos excessos do cotidiano; a aceleração mental cultivada como forma de responder às demandas práticas da vida. A espontaneidade fica comprometida.

Colocar a cabeça no travesseiro e repousar é fundamental para renovar as forças.

O que mais atrapalha o sono?

Dormir com estômago cheio ou vazio. É importante observar o que comer. Alimentos de digestão mais lenta geram atividade digestiva num momento em que o metabolismo também está mais lento.

Na percepção da medicina chinesa, durante a madrugada, fígado e vesícula precisam “descansar” e se isso não acontece, seja pela digestão de alimentos pesados, bebidas ou substâncias tóxicas, esse refazimento das funções ficará comprometido, gerando problemas hepáticos e insônia.

Permanecer em frente à luz do celular, computador ou TV inibe a formação do hormônio do sono.

Algumas dicas iniciais para “atacar o problema”:

  • Fazer refeições mais leves e mais cedo;
  • Criar um ritual de descanso, desligando os aparelhos meia hora antes de deitar. Fazer uma série de respirações consciente ,deitado (a) de costas com braços e pernas estirados e relaxados;
  • Tomar um chá calmante como melissa, erva cidreira ou camomila, morno, levemente adoçado com mel.

No próximo artigo continuaremos falando sobre a importancia da qualidade do sono para a saúde e daremos mais dicas de como você pode se cuidar.

E contem com a Terapia de Expansão do Ser para cuidados e orientações mais específicas para relaxar e repousar eficientemente.

Agende seu Programa de Saúde, pelo telefone (31) 988928244. Com a terapeuta Lila Parameswara (Dione Metidieri), especialista em técnicas da Terapia de Expansão do Ser. Av. João Pinheiro, 39, sexto andar.

Lila Parameswara

É terapeuta psicocorporal, especialista em Medicina Oriental e Terapia Transpessoal. Atua há 25 anos na área. Atende com massoterapia oriental, acupuntura, terapia floral, fitoterapia e psicoterapia no SINJUS-MG. Autora do site www.expansaodoser.com.br.

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