ARTIGO

DORMIR BEM É UM DOS PILARES DA SAÚDE – PARTE II

sexta-feira, 19/07/19 10:17

Continuamos a tratar deste tema tão importante que é a qualidade do sono. Se ainda não leu, leia a primeira parte no artigo anterior aqui.

Quando dormimos, passamos por processos metabólicos de reparação no corpo físico, mental e emocional. Se lermos, assistirmos ou participarmos de situações de agressividade ou perturbação “levaremos isto para a cama”.  Zelar pela qualidade destas impressões ao adormecer é importante.

E por falar em insônia, dependendo da forma como ela se dê, e do horário, podemos considerar pela Medicina Chinesa, o desequilíbrio do Elemento Madeira, que rege as funções hepáticas, além de capacidade do autocontrole, e também a criatividade, saúde dos olhos e mais.

looping de bloqueio da função natural básica do sono é alimentado pelo desequilíbrio deste elemento, devido aos excessos de movimentação física e mental. É um ciclo vicioso, pois, quanto mais agitado se está, mais se fica. E o corpo cada vez mais exausto. Mudanças vividas na fase do climatério e menopausa também causam insônia.

Sem um sono que refaça a energia vital não há como ter saúde.

Há duas fases no sono: uma mais superficial, onde acordamos com facilidade e ainda estamos mais próximos da consciência e outra mais profunda. Ambas são importantes porque uma faz a reparação emocional, consolidação de memória e aprendizado e a outra proporciona o reequilíbrio fisiológico, influenciando a formação de tecidos, massa muscular e hormônio do crescimento.

A cicatrização de cortes e machucados, por exemplo, também é favorecida ou prejudicada pela qualidade do sono.

Os sonhos também são muito importantes porque permitem que o inconsciente aflore e trabalhe na resolução de conflitos individuais. Eles são elementos muito úteis no processo de psicoterapia. Permitem resgates de emoções para curas profundas.

Mais algumas sugestões para ‘“dormir como um anjo”:

  • Evitar bebidas e alimentos estimulantes antes de deitar;
  • Fazer uma série de respirações conscientes, deitado (a) de costas com braços e pernas estirados e relaxados;
  • Fazer uma revisão mental do dia e dos acontecimentos até aquele momento e finalizar conscientemente o dia;
  • Orar;
  • Meditar.

E contem com a Terapia de Expansão do Ser para cuidados e orientações mais específicas para relaxar e repousar eficientemente.

Agende seu Programa de Saúde, pelo telefone (31) 988928244. Com a terapeuta Lila Parameswara (Dione Metidieri), especialista em técnicas da Terapia de Expansão do Ser. Av. João Pinheiro, 39, sexto andar.

Lila Parameswara

É terapeuta psicocorporal, especialista em Medicina Oriental e Terapia Transpessoal. Atua há 25 anos na área. Atende com massoterapia oriental, acupuntura, terapia floral, fitoterapia e psicoterapia no SINJUS-MG. Autora do site www.expansaodoser.com.br.

Meus últimos artigos

ver mais
ARTIGO CUIDADOS PARA ATRAVESSAR A CRISE sexta-feira, 29/03/19 17:50
ARTIGO REVIGORE-SE! sexta-feira, 18/01/19 16:22

Convênios

ver mais
Cervejaria SLOD Bebidas / Cervejarias Jardim Canadá . Nova Lima (31) 3665 9207 www.slod.com.br 5% ver mais
Grupo Tauá de Hotéis Hotelaria Caeté e Araxá/MG . Atibaia/SP (31) 3236 1900 www.tauaresorts.com.br 10% ver mais
Clubes de Lazer do Cruzeiro Clubes Barro Preto e Pampulha . BH (31) 3291 2599 www.cruzeiro.com.br ISENÇÃO da Taxa de Adesão ver mais
Barbearia Medie Val Barbearia Cruzerio . BH (31) 3568 3712 https://goo.gl/x5scoU 10% a 20% ver mais
Top