A Escola Sindical do SINJUS-MG é uma iniciativa que visa a fomentar o treinamento da cidadania, incentivar o engajamento e a mobilização dos servidores, possibilitando uma intervenção mais qualificada na busca dos nossos objetivos.

Aos trabalhadores sobra pouco tempo e condições para conhecer seus direitos, refletir sobre o trabalho e a ação sindical. Diagnosticar as necessidades da categoria e refletir sobre o sistema de Justiça como serviço público são exigências que elevam a tarefa da formação dos dirigentes e novas lideranças a outro patamar.

Aqui você encontra…

Nossa Escola vai produzir e oferecer estudos, vídeo-aulas, cartilhas e cursos presenciais, além de divulgar artigos e indicar bibliografias, propiciando uma formação político-sindical profícua. Vamos incentivar a reflexão crítica dos trabalhadores e despertar cada vez mais a consciência de classe e a ampliação do nível de organização e mobilização.

Objetivo geral…

A conquista de melhores condições de trabalho está diretamente ligada à participação e disposição da categoria para a luta sindical e pressupõe maior preparo para a organização e mobilização. Assim, vamos nos capacitar cada vez mais para intervir nas lutas políticas e sociais, nas políticas do Tribunal de Justiça, com criatividade e buscando superar as adversidades.

É uma verdade que novas lideranças só despertam com a luta e com a prática da atividade sindical. Sem um processo de luta é difícil que surjam novas lideranças. Mas a formação teórica é um fator também importante. Por isso, precisamos ir além das questões imediatas e voltar a trabalhar a utopia, pois sem utopia não há revolução; conhecer a história dos trabalhadores, que se confunde com a história dos sindicatos, interpretar melhor o momento em que vivemos, social e economicamente, e atuar com mais eficiência.

Não podemos nos prender somente ao imediatismo, sem desenvolver a consciência crítica necessária para a transformação da estrutura social, como objetivo maior. Nesse cenário, a formação se coloca como mecanismo a serviço desse objetivo e instrumento de disputa de hegemonia na sociedade.

Sejam muito bem-vindos à sua Escola Sindical!