ARTIGO

Fatores de proteção contra o Declínio Cognitivo

terça-feira, 22/01/19 11:45

É comum ouvir na sociedade atual o medo dos idosos em desenvolver a doença de Alzheimer no final da vida. Mas devemos entender que nem todo problema de memória está relacionado a essa doença.

Muitos idosos possuem o comportamento de risco previsível e hábitos que podem prejudicar diretamente a própria saúde e consequentemente desenvolver um Declínio Cognitivo Leve (DCL). Este declínio cognitivo é percebido quando há comprometimento de uma ou algumas funções cognitivas ao passo que as outras funções ainda estão preservadas. A cognição envolve todo nosso funcionamento mental como o raciocínio, a memória, a atenção, a linguagem, noções espaciais, o sentir qualquer estímulo externo e corresponder.  Com o envelhecimento normal já é esperadao uma queda no desempenho cognitivo, mas nada que prejudique o cotidiano do sujeito.

Alguns fatores podem prejudicar a saúde cerebral das pessoas. Podemos citar o fumo, o uso do álcool, o não engajamento em atividades físicas e intelectuais, o diabetes descontrolado e hipertensão, que devem ser tratados. O indivíduo deve ter o controle sobre o próprio comportamento para conseguir alcançar qualidade de vida.

Não adianta se queixar da memória ou de qualquer comprometimento cognitivo sem fazer uma reflexão sobre os hábitos da nossa vida. Você pode se perguntar: estou fazendo atividade física regularmente? Estou exercitando meu cérebro com novos aprendizados e exercícios intelectuais? Como está meu ciclo social? Tenho lazer? Faço o uso de bebidas alcóolicas sempre e quando não bebo fico pensando na bebida?  Estas perguntas podem nos ajudar a encontrar um caminho de vida mais saudável.

Alguns diagnósticos de Declínio Cognitivo Leve podem ser uma “forma incipiente“ de algumas demências, mas outros DCL podem ser revertidos com hábitos de vida saudáveis. Nem toda pessoa acometida com Declínio Cognitivo Leve desenvolverá a doença de Alzheimer, mas todo paciente de Alzheimer teve algum tipo de Declínio Cognitivo Leve.

Alguns estudos científicos em comunidades de idosos comprovam que as pessoas que possuem poucas conexões sociais, pouca integração social e vivem mais sozinhas, sem amigos, desenvolvem facilmente o declínio cognitivo.

A probabilidade de desenvolver um declínio cognitivo é muito menor entre as pessoas que possuem uma boa integração social e participam de atividades de lazer. Outro aspecto observado e que serve como fator de proteção contra demências são as atividades mentais que estimulam o cérebro. O cérebro deve estar sempre ativo!

Alguns esquecimentos fazem parte do envelhecimento e devem ser encarados com tranquilidade. A partir do momento que os esquecimentos atrapalham nosso cotidiano e mudam nossa vida como também a dos familiares, devemos procurar ajuda profissional rapidamente.

Enfim, devemos tentar sempre ter uma vida social ativa. A amizade, o lazer, a atividade física e intelectual são fatores importantíssimos na promoção à saúde evitando assim possíveis declínios cognitivos como também prováveis demências. Se algum desses fatores – considerados de proteção – não fazem parte da sua vida, busque-os o quanto antes! Faça uma reflexão…ainda é tempo de se cuidar.

 

Débora Guizoli

Psicóloga – CRP 04/31433

(Instrutora de Oficina de Memória)

Especialista em Gerontologia

www.memoriaativa.com.br

debora@memoriaativa.com.br

 

Débora Guizoli

É psicóloga, com pós-graduação em Gerontologia pela PUC Minas. Atua como Instrutora de Oficina de Memória no SINJUS-MG. Possui experiência com trabalhos em grupo focados em Estimulação Cognitiva e Desenvolvimento Humano.

Meus últimos artigos

ver mais
ARTIGO Meditar faz bem para saúde segunda-feira, 22/10/18 18:05
ARTIGO Processo de finitude terça-feira, 31/07/18 12:26
ARTIGO LONGEVIDADE E CUIDADO FAMILIAR sexta-feira, 06/07/18 13:24

Convênios

ver mais
Cruzeiro Esporte Clube – Clubes Barro Preto e Pampulha Clubes Barro Preto e Pampulha . BH (31) 3291 2599 www.cruzeiro.com.br ISENÇÃO da Taxa de Adesão ver mais
Globalcell Assistência Técnica Celulares Vila Paris . BH (31) 3657 6761 ou 98120 8155 http://twixar.me/gzTK 10% a 15% ver mais
Fina Forma Clínicas de Estética Savassi, Funcionários, Buritis e Ouro Preto . BH (31) 98787 2922 www.finaforma.com.br 10% a 15% ver mais
BH parking (Barro Preto) Estacionamentos Barro Preto . BH (31) 99967 3837 / 99897 7298 www.bhparking.business.site 15% a 43% ver mais
Bancorbrás Viagens e Turismo Viagens e turismo Funcionários . BH (31) 4009 3400 www.bancorbras.com.br 50% na Taxa de Adesão ver mais
Top