AGE

FILIADOS ENALTECEM CONTRIBUIÇÃO DE IDALMO AO SINJUS

segunda-feira, 12/11/18 18:14

Nesta segunda-feira, dia 12/11, o Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG) realizou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para comunicar e formalizar a alteração na composição do Conselho Fiscal do SINJUS-MG. Durante o evento, diversos servidores fizeram questão de manifestar o apreço e a admiração pela trajetória e contribuição do filiado Idalmo Constantino da Silva tanto ao SINJUS quanto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

No início da Assembleia, o coordenador-geral dos SINJUS, Wagner Ferreira, informou aos presentes sobre a decisão judicial proferida no processo nº 0010386-27.2018.5.03.0139, movido pelo filiado Marcelo Teodoro Fernandes contra toda a Diretoria Colegiada e todo Conselho Fiscal Titular e Suplente. A ação buscava o afastamento de todos os diretores e conselheiros eleitos em maio de 2017. O juiz de primeira instância julgou improcedente vários pedidos, contudo deferiu a troca do conselheiro fiscal. O dirigente do SINJUS fez questão de ressaltar a retidão e os serviços prestados por Idalmo Constantino por décadas, informando que o Sindicato já está com recurso em trâmite buscando alterar a decisão na segunda instância trabalhista.

Ildamo Constantino agradece as diversas manifestações de apoio dos servidores e reforça que sempre irá contribuir para o fortalecimento do SINJUS e de toda a categoria

Wagner Ferreira destacou que a eleição para o Conselho Fiscal da entidade se dá por maioria de votos, e os três mais votados pela categoria compõem o conselho titular, ficando na suplência os quarto, quinto e sexto colocados. O conselheiro fiscal Hudson Brígido da Silva também esclareceu que o Conselho Fiscal possui um regimento próprio e que a eleição do presidente é feita entre os três membros titulares. Assim, uma nova eleição deve definir o próximo presidente do órgão.

Na ocasião, diversos servidores solicitaram a palavra e também se manifestaram a favor do conselheiro Idalmo, destacando que o servidor, nesses 45 anos de Tribunal, construiu uma carreira exemplar e por isso é referência para todos como agente público e cidadão. Também foi destacado que, com a contribuição de Idalmo, apontando soluções para maior eficiência financeira da entidade, os dirigentes do SINJUS conseguiram elevar o patrimônio do Sindicato de forma significativa. Assim foi possível garantir a autonomia da entidade e fortalecer a atuação em favor dos servidores do TJMG mesmo após o fim da contribuição sindical obrigatória.

Marcelo Teodoro assina termo de posse no Conselho Fiscal do SINJUS-MG

Em ofício enviado ao Sindicato, o filiado Marcelo Teodoro havia informando que não seria possível a sua presença na AGE. Contudo, durante a assembleia, Marcelo se fez presente, assinou o termo de posse, prestou o juramento de cumprir e fazer cumprir o estatuto da entidade, se ausentando logo em seguida.

Demais itens da pauta e deliberações

Na AGE, foi explicada aos presentes a situação da tramitação da Data-Base 2017 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Diante da possibilidade de aprovação ainda nesta semana, os servidores foram convocados para comparecer ao Legislativo nesta terça-feira, às 10h, para cobrar dos deputados a votação do Projeto de Lei 4.873/2017.

Hudson Brigido apresentou na AGE o Regimento Interno do Conselho Fiscal e explicou como funciona o Órgão. Solicitou ainda que o documento seja divulgado no site do sindicato, o que foi aprovado pelos presentes.

 

Devido à proximidade dos 30 anos do SINJUS, a categoria deliberou pelo adiamento, para 2019, do Congresso do SINJUS, realizado bianualmente e previsto para 2018.  Deste modo, será possível promover a sinergia entre o evento e as atividades que estão sendo programadas.

Por fim, diante da proposição de uma filiada presente à AGE, foi colocado em votação e deliberada pelos presentes que a Diretoria Colegiada no SINJUS, deverá proceder ao artigo 15 do Estatuto do SINJUS-MG para avaliar possíveis infrações nas diversas condutas do filiado Marcelo Teodoro Fernandes contra os interesses da categoria.

Últimas notícias

ver mais
REFORMA DA PREVIDÊNCIA CARTILHA MOSTRA O IMPACTO PARA TRABALHADORES sexta-feira, 17/05/19 16:32 A proposta de Reforma da Previdência que o governo federal quer aprovar no Congresso ...
CAMPANHA SALARIAL 2019 SINJUS PROTOCOLA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES NO TJMG sexta-feira, 17/05/19 14:06 O SINJUS-MG encaminhou, nesta sexta-feira, 17/5, um ofício ao presidente do Tribunal de Justiça ...
julgamento da ADI 2238 Fenajud convoca sindicatos para reunião do Conselho de Representantes sexta-feira, 17/05/19 12:08 Reunião entre coordenação colegiada da Federação e direções dos sindicatos filiados acontece em Brasília ...
Top