auxílio

Juiz do MA abre mão de “penduricalhos” em seu salário

sexta-feira, 10/11/17 11:58

Magistrado se disse incomodado com críticas da população e pediu a renúncia de auxílios moradia, saúde, alimentação e livro.

O juiz auxiliar de entrância final Carlos Roberto Gomes de Oliveira Paula requereu no último dia 6 à presidência do TJ/MA a renúncia ou desistência dos auxílios concedidos à magistratura estadual do Maranhão relativos a moradia, saúde, alimentação e livro.

O magistrado teria argumentado que, de acordo com a norma constitucional do art. 39 § 4º, o magistrado é remunerado exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de gratificação. O subsídio, por sua vez, deve ser fixado por lei específica de iniciativa da presidência do STF, como determina o art. 37, incisos X e XI da CF. Os benefícios, portanto, estariam vedados pela Constituição.

O fato do subsídio dos magistrados não ter sido reajustado, argumentou o juiz, não justifica a compensação com a concessão das verbas auxiliares.

“O impasse ético e constitucional envolvendo tais auxílios para corrigir a defasagem do subsídio dos magistrados deve ser resolvido pelo STF, que não remeteu este ano ao Congresso Nacional projeto de lei para reajuste do subsídio dos magistrados, nem julgou o questionamento quanto ao auxílio-moradia, gerando descrédito do judiciário perante a opinião pública.”

Sem solução pelo Supremo e “incomodado com as justas críticas da população quanto a esses ‘penduricalhos’”, justificou o pedido para desistir dos auxílios a partir da data de requerimento.

O pleito aguarda resposta do presidente do Tribunal de Justiça Estadual, desembargador Cleones Carvalho Cunha.
Confira o documento.

Fonte: Migalhas

Últimas notícias

ver mais
Propostas Comissão aprova relatório que sugere alterações no Estatuto do Idoso sexta-feira, 14/12/18 14:53 Relatório da deputada Flávia Morais lista propostas consideradas prioritárias pela subcomissão especial criada para ...
comemoração No dia do Cego, Instituto São Rafael pede mais atenção sexta-feira, 14/12/18 14:43 Durante audiência no instituto, deputado ouviu agradecimentos e reivindicações de professores e pais de ...
REPRESENTAÇÃO NA OIT ORGANIZAÇÕES DENUNCIAM VIOLAÇÃO DE DIREITOS SINDICAIS quinta-feira, 13/12/18 17:29 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), juntamente com o escritório ...

Convênios

ver mais
Vita Pilates Pilates Savassi e Anchieta . BH (31) 3646-5222 ou 99891-8257 www.vitapilatesbh.com.br 5% a 10% ver mais
Átis Hotel Hotelaria Bela Vista . Conceição do Mato Dentro (31) 3868 3050 www.atishotel.com.br Diárias a partir de R$145,00 ver mais
Vila Mundo Colégios Castelo e Serrano . BH (31) 3476 4639 ou 3476 7619 www.colegiovilamundo.com.br 12% a 20% ver mais
Top