“machismo institucional”

Mais 12 juízas se desfiliam da AMB por falta de representatividade feminina

quarta-feira, 11/04/18 11:34

Andréa Pachá, primeira mulher a presidir a instituição, é uma delas. Falta de mulheres em Congresso foi estopim de protesto

Ao menos mais 12 juízas aderiram ao movimento de desfiliação da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), iniciado por Rejane Zenir Jungbluth Suxberger e seguido por Geilza Diniz e Carla Patrícia, todas atuantes no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

As juízas consideram que a entidade praticou “machismo institucional” por causa da falta de representatividade feminina entre os palestrantes do XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados, que acontece em maio.

Além de integrantes da magistratura do Distrito Federal, juízas de tribunais estaduais da região Sudeste e Sul e magistradas de Tribunais Regionais do Trabalho também se desfiliaram da associação.

A juíza Andréa Pachá, da 4ª Vara de Órfãos e Sucessões do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), é uma delas. Filiada à AMB por 24 anos, Pachá foi vice-presidente da instituição e chegou a assumir interinamente a presidência. Foi a primeira vez que uma mulher esteve à frente da associação.

“Quando recebi o folheto com os nomes que participariam do Congresso fiquei muito impressionada. Não é possível que em um associação que tem quase 50% de mulheres, só duas mulheres tenham sido lembradas para participar do Congresso”, diz Pachá.

Segundo ela, a desfiliação foi necessária para ser coerente e manifestar seu inconformismo com a forma como a AMB vem tratando a questão de gênero. Ela frisa que as desfiliações ocorreram “naturalmente”.

“Não falo em tom de confronto. Não foi um movimento pensado. Foi uma reação natural importante porque mostra o tamanho que o problema tem e seu impacto para a magistratura. Torço para que a entidade reveja a forma de lidar com esse problema”, afirma.

O movimento ganhou força desde a última terça-feira (3/4), quando as juízas Rejane Suxberger e Geilza Diniz, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, deixaram a entidade. A juíza aposentada Carla Patrícia, que também se desfiliou, classificou o episódio como o “exemplo mais real e forte de um machismo institucionalizado”.

As juízas pensam que a AMB desprestigiou e ofendeu as magistradas brasileiras ao não confirmar como  palestrantes juízas ou desembargadoras. Segundo elas, apenas a senadora Ana Amélia (PP-RS) e a procuradora-geral da República Raquel Dodge estão confirmadas para palestrar.

Procurada desde sexta-feira, a assessoria de imprensa da AMB informou que não conseguiu contatar o presidente da instituição. Ao responder os questionamentos do JOTA na ocasião das primeiras desfiliações, o juiz Jayme de Oliveira, presidente da entidade, alegou estar “surpreso” com a reação das magistradas já que o “folder” que foi veiculado não mostra a programação completa do evento, que seguia sendo montada.

Fonte: Jota

Notícias relacionadas

Magistradas Juízas pedem desfiliação da AMB por ‘machismo institucional’ quarta-feira, 04/04/18 14:32 Magistradas alegam que evento da associação tem pouca representatividade feminina. AMB considera ‘precipitação’ Ao menos três juízas se desfiliaram ou pedirão desfiliação da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) nos próximos dias por causa da falta de representatividade feminina dos ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
PV 2017 Confira a mensagem do coordenador-geral do SINJUS sexta-feira, 19/10/18 13:10 Olá, pessoal! Aqui é o Wagner, coordenador-geral do SINJUS-MG, enviando essa mensagem para parabenizar ...
ufmg TSE estuda possibilidade de firmar parceria para inibir fake news no Whats sexta-feira, 19/10/18 12:00 Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentou a integrantes do Conselho Consultivo ...
ARTIGO A IMPRENSA PRECISA FAZER AUTOCRÍTICA sexta-feira, 19/10/18 10:48 FABIANA MORAES Jornalista e professora da Universidade Federal de Pernambuco. Às vezes, estamos procurando ...

Convênios

ver mais
Champion Mecânica Automotiva Serra . BH (31) 3223 5766 / 99341 5657 10% a 20% ver mais
Art Day SPA Spa Buritis . BH (31) 97563 3165 www.facebook.com/artdayspa 20% ver mais
Marina Gonçalves Terapias alternativas Centro . BH (31) 99972 0403 R$50* a R$70* por sessão ver mais
Top