ARTIGO

Meditar faz bem para saúde

segunda-feira, 22/10/18 18:05

Dificuldade de concentração, atenção reduzida, consequentemente falhas na memória, dores no corpo, estresse são problemas que podem ser amenizados com a prática da meditação. Estudos revelam que pessoas que possuem o hábito de meditar conseguem manter um nível melhor de concentração e reduzem o nível de estresse e melhoram sintomas de depressão.

Meditar é uma prática milenar que vem sendo estudada por cientistas em diversas partes do mundo. Toda pessoa que começa a meditar em qualquer fase da vida pode se beneficiar desta prática. Estudos mostram que a medição promove um aumento de áreas cerebrais, ou seja, aumenta as conexões cerebrais de algumas áreas e isso traz uma melhora na concentração, na atenção e na memória. A plasticidade cerebral acontece no cérebro de pessoas que meditam e isso favorece a saúde cerebral o que contribui para retardar sintomas de doenças neurodegenerativas.
Meditar pode parecer algo muito difícil para algumas pessoas, mas se nos dedicarmos a esta prática alguns minutos do dia, podemos conseguir muitos ganhos para nossa saúde cerebral como também melhorar nossa qualidade de vida.

Meditação não necessariamente possui ligação com religião. Muitas pessoas deixam de fazer esta prática com receio de haver ‘contaminações religiosas’. Para meditar você também não precisa ficar com seu corpo numa posição específica. Você pode começar a meditar neste minuto sentado numa cadeira. Observe as sensações da inspiração e expiração a cada vez que o ar entra e sai dos seus pulmões. Quando se distrair com qualquer coisa, tente voltar a sua atenção na respiração.

A meditação propõe mantermos o foco em cada uma das atividades cotidianas, ou seja, manter a atenção plena nas nossas atividades. Comece a praticar pelas pequenas tarefas, como escovar os dentes, lavar vasilhas ou tomar café da manhã. Sinta de fato o que você está fazendo naquele momento. Ao escovar os dentes, por exemplo, sinta como é o movimento da escova na sua boca, o frescor da higiene. Geralmente, quando estamos escovando os dentes estamos pensando em outras coisas que temos que fazer no dia, ou lembrando de alguma situação. Acabamos por agir no automático e nem prestamos atenção no que fazemos. Acontece com algumas pessoas, que ao escovarem os dentes de forma tão distraída, nem se lembram que escovaram os dentes. O cérebro não registrou o que estava fazendo. A meditação melhora muito a atenção e consequentemente a memória também.

Viver o futuro e o passado é um hábito recorrente das pessoas com tendência a deprimir. Estas pessoas perdem o foco no presente e a memória também fica de lado, pois não conseguem fixar a atenção no que fazem no presente. A meditação contribui diretamente nestes casos e ajuda a melhorar quadros de depressão e ansiedade.
Portanto, nada melhor do que experimentar a prática da meditação na rotina das nossas vidas. Seja em casa ou no trabalho, podemos sim tirar cinco minutinhos e nos concentrar em alguma atividade de forma completa e centrada. Com o tempo você fará isso de forma bem natural e notará melhorias na sua saúde física e emocional.

Débora Guizoli
Psicóloga – CRP 04/31433
(Instrutora de Oficina de Memória)
Especialista em Gerontologia
www.memoriaativa.com.br
debora@memoriaativa.com.br

Débora Guizoli

É psicóloga, com pós-graduação em Gerontologia pela PUC Minas. Atua como Instrutora de Oficina de Memória no SINJUS-MG. Possui experiência com trabalhos em grupo focados em Estimulação Cognitiva e Desenvolvimento Humano.

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