APOSENTADOS E PENSIONISTAS

NAP DEBATE DIREITOS DOS IDOSOS

terça-feira, 10/09/19 19:34

O encontro do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SINJUS-MG, realizado nessa segunda-feira, dia 9/9, teve como enfoque os direitos e benefícios garantidos aos idosos. O advogado do SINJUS-MG, Marcelo Cardoso, e a estagiária de Direito Vitória das Mercês Anastácio ministraram a palestra e responderam às duvidas dos presentes.

Durante a apresentação, foram detalhadas as legislações federais, estaduais e municipais que regem os direitos das pessoas acima dos 60 anos, e explicado o critério de prioridade para aqueles com mais de 80 anos, como, por exemplo, em casos em que envolvam o recebimento de precatórios.

Também foram debatidas a possibilidade de isenção de pagamento do Imposto de Renda para os idosos que possuem doenças graves, a meia-entrada em eventos, as regras de planos de saúde e as gratuidades no transporte público. Foi abordado ainda a gravidade dos casos de violência contra idosos e informado sobre os canais de denúncia.

Lutas da categoria

Durante a reunião, os diretores de Aposentados e Pensionistas e de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG, Alex Aguiar e Alexandre Pires, respectivamente, falaram aos filiados sobre o andamento das demandas da categoria. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ainda não se reuniu com o Sindicato para tratar das Datas-Bases 2018 e 2019. Sobre a de 2017, os valores retroativos estão sendo quitados e o último pagamento deve ocorrer em novembro.

Sobre o Auxílio-Saúde, o valor retroativo devido está previsto para ser pago em duas parcelas, a primeira também na folha de novembro, e a segunda no primeiro semestre de 2020. Os dirigentes também explicaram a luta que o SINJUS está travando na Assembleia Legislativa de Minas Gerais tentando retirar do projeto de unificação das carreiras os dispositivos que impões percentuais de servidores em cada classe.

Próximas atividades

Nesta sexta-feira, dia 13/9, às 14h30, o professor do Ateliê de Pintura do SINJUS-MG, Richard Bolivar, será o guia da visita à exposição “Equilíbrios Instáveis”, do pintor suíço Paul Klee, instalada no Centro Cultura Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários). É uma grande oportunidade de conhecer as técnicas do artista que transitou por diversos estilos, como o Cubismo, o Expressionismo, o Construtivismo e o Surrealismo. Saiba mais pelo (31) 3213-5247.

O próximo encontro da Roda de Leitura será no dia 26/9 (quinta-feira), das 14h às 16h, no Espaço Lea Leda, com mediação do facilitador Valdir Santos. O livro que será analisado é “Dois Irmãos”, do escritor Milton Hatoum.

Já a próxima reunião do NAP vai ocorrer às 14h30 do dia 14/10, também no Espaço Lea Leda. Convide os seus colegas e participe!

Últimas notícias

ver mais
REVISÃO SALARIAL TRIBUNAIS GARANTEM DATA-BASE, MAS TJMG AINDA NÃO sexta-feira, 13/09/19 16:06 Enquanto outros tribunais de Justiça pelo País estão se esforçando para cumprir o direito ...
curso online Curso aborda saúde mental e trabalho no Judiciário sexta-feira, 13/09/19 14:11 O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu curso online gratuito sobre saúde mental para ...
DOCUMENTÁRIO GREVE DOS SERVIDORES ABRIU CAMINHO PARA LEI DA DATA-BASE quarta-feira, 11/09/19 18:44 O Documentário “SINJUS-MG, 30 anos. Jovem de luta!” trata dos momentos importantes dessa trajetória ...
Top