REUNIÃO MENSAL

NAP DISCUTE VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

quarta-feira, 12/09/18 16:03

O Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SINJUS-MG (NAP) realizou, nesta segunda-feira, 10/9, o encontro mensal do grupo, que teve como destaque, a palestra “Violência contra o idoso”. Os participantes também foram informados sobre o andamento das lutas da categoria e sobre as próximas atividades do Núcleo. Os diretores Jonas Araújo, Sônia de Souza e Felipe Rodrigues também participaram da reunião.

No início do encontro, o diretor de Aposentados e Pensionistas, Alex Aguiar, deu as boas-vindas e passou os informes quanto à situação da Data-Base 2017 e dos Auxílios-Saúde e Transporte. As propostas continuam paradas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O diretor Jonas afirmou que isso tem acontecido devido à agenda política das Eleições e à falta de empenho da administração do TJMG para a aprovação. O SINJUS, SERJUSMIG e o SINDOJUS continuam mobilizados, pressionando o Tribunal e, na semana passada, reiteraram o pedido de abertura das negociações em relação à Pauta Conjunta, por meio de um ofício.

A diretora Sônia relembrou ainda o ano atípico que estamos vivendo dentro e fora do TJ: não houve nenhuma votação no 1º semestre de 2018 na ALMG; o Tribunal teve três presidentes em 2018; o calendário ficou mais curto por conta da Copa do Mundo e, agora, das Eleições. Tudo isso dificulta os trabalhos dos Sindicatos e, consequentemente, o alcance dos resultados desejados.

Os sindicalistas reforçaram que a categoria precisa continuar mobilizada e informaram que, enquanto os direitos dos servidores estão sendo descumpridos, o Projeto de Lei 4909/18, que extingue cargos efetivos no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e altera a estrutura de cargos em comissão, com criação de despesas, foi aprovado e a lei já sancionada.

Discussão
A palestra “Violência contra o idoso” foi ministrada pela psicóloga Luciana Frontzek e pela advogada do SINJUS, Stephanie Bastos. A psicóloga falou da importância de se refletir sobre o relacionamento entre os familiares de um idoso e sobre os tipos de abuso, como o psicológico, o físico e o financeiro, por exemplo. Ela também fez uma dinâmica para demonstrar como é possível resolver problemas. Já a advogada do SINJUS reforçou que o Sindicato oferece suporte jurídico para diversos assuntos e se colocou à disposição para auxiliar também nas questões envolvendo violência sofrida pelos idosos.

Após os esclarecimentos, Sônia parabenizou as palestrantes e o tema escolhido. Ela informou que vai avaliar com a diretoria a possibilidade de o Sindicato oferecer um profissional especializado para oferecer atendimento junto com um psicólogo com o objetivo de auxiliar os filiados em casos como os debatidos durante a palestra.

Programação
O diretor Alex informou que, na próxima semana, o grupo de 29 pessoas embarca para o Peru. O passeio será realizado entre os dias 19 e 27 de setembro e vai passar por Lima, Cusco, Vale Sagrado, Águas Calientes e Machu Picchu. A atividade está sendo organizada pela Diretoria de Aposentados e Pensionistas do SINJUS (NAP), e o roteiro foi montado observando critérios de acessibilidade, tempos de deslocamento, segurança e conforto.
A próxima Roda de Leitura está marcada para o dia 27/9, das 14h às 15h30, na Sala de Atividades do SINJUS. O facilitador Valdir Santos vai contextualizar os dez primeiros contos do livro “Primeiras Histórias”, de Guimarães Rosa.

Aproveite e marque na sua agenda! A reunião de outubro do NAP será no dia 8, às 14h30, na Sala de Atividades do SINJUS.

Últimas notícias

ver mais
ORÇAMENTO E FINANÇAS Repartições públicas podem ter que assegurar atendimento em LIBRAS sexta-feira, 21/09/18 12:06 A presença de um intérprete favoreceria pessoas com deficiência auditiva, democratizando o uso da ...
JUDICIÁRIO Conselheiro do CNJ chama TJPR de “cabide de empregos” quinta-feira, 20/09/18 15:35 O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) foi duramente criticado na primeira sessão do ...
Top