ORIENTAÇÃO

NAP OFERECE NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS

terça-feira, 09/10/18 17:40

Acidentes e emergências acontecem a todo tempo, por isso precisamos estar preparados para proceder, seja em nosso favor, seja no atendimento a outras pessoas.  Durante a última reunião do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS, o tema de destaque foi justamente quanto às técnicas de primeiros socorros. Uma equipe de socorristas da empresa Salvares participou do encontro fornecendo orientações e aulas práticas para os participantes.

As situações de emergência acontecem com pessoas de qualquer idade, mas é na infância e na terceira idade que os cuidados devem ser redobrados. Em sua apresentação, o enfermeiro e socorrista Adalberto Alves Moreira falou sobre as principais ocorrências e os procedimentos que devem ser adotados para ajudar no atendimento das vítimas.

Entre os casos mais recorrentes está o de engasgamento total, aquele em que a pessoa para de respirar. As principais causas são a ingestão de pipoca, frango à passarinho e carnes gordurosas. Nestes casos o profissional de saúde aconselhou a manobra de Heimlich, que consiste em fazer pressões de baixo para cima no abdômen da vítima para tentar a desobstrução. O método também é válido para os engasgamentos parciais.

Em seguida, Adalberto explicou sobre a massagem torácica em vítimas com paradas cardíacas e nos casos de afogamento. Nos casos de picadas de abelhas, a orientação foi para que se remova os ferrões por meio da raspagem com um cartão ou uma faca. O socorrista alertou que não se pode retirar os ferrões com pinça, pois parte do abdômen da abelha fica junto com o ferrão e a pressão da pinça libera ainda mais veneno na vítima.

Partindo para a parte prática, Adalberto orientou os participantes sobre como realizar ataduras para conter sangramentos provocados por cortes e também para imobilizações em casos de fraturas. Alguns membros do NAP se candidataram aos papéis de vítimas e socorristas. “As fraturas são muito comuns na terceira idade. As quedas acontecem principalmente à noite, quando as pessoas levantam da cama e não acendem a luz. Nessas situações aumenta o risco de escorregões em tapetes ou tropeços em degraus. É muito importante retirar todos esses obstáculos da casa e adaptá-la com suportes nos cômodos e banheiros, além de corrimões nas escadas”, alertou Adalberto Moreira.

O próximo encontro do NAP será dia 12/11, às 14h30, na Sala de Atividades do SINJUS. Fique atento às mídias do Sindicato que em breve divulgaremos o tema da palestra principal.

Luta pelos direitos dos servidores

Ao final da reunião, o diretor de Aposentados e Pensionistas do SINJUS-MG, Alex Aguiar atualizou os presentes sobre o andamento das reinvindicações acerca da Campanha Salarial Unificada. O dirigente destacou que a expectativa é de que os projetos da Data-Base 2017 e dos Auxílios-Saúde e Transporte avancem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) após o fim do pleito eleitoral.

Passeios

Alex Aguiar também fez questão de destacar a viagem ao Peru organizada pelo SINJUS para os seus filiados. Foram mostradas fotos tiradas em meio às belezas naturais, históricas e arquitetônicas. Alguns viajantes que participavam da reunião do NAP relataram as suas experiências e avaliaram como muito positiva toda a programação e o roteiro.

E quem quer colocar o pé na estrada neste final de ano, ainda dá tempo. Isso porque os próximos encontros do projeto Memória Ativa já estão marcados para o Park Hotel Mantiqueira, em Barbacena, nos dias 2 a 4/11, e para Campos do Jordão (SP), entre os dias 30/11 e 3/12. Os interessados devem entrar em contato com a Memóriatur pelo telefone (31) 99139-3044 e verificar a disponibilidade de vagas.

Roda de leitura

A próxima “Roda de Leitura” será no dia 25/10 (quinta-feira), das 14h às 16h, na Sala de Atividades do SINJUS, com o facilitador Valdir Santos. O livro será definido em breve.

Notícias relacionadas

REUNIÃO MENSAL NAP DISCUTE VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO quarta-feira, 12/09/18 16:03 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SINJUS-MG (NAP) realizou, nesta segunda-feira, 10/9, o encontro mensal do grupo, que teve como destaque, a palestra “Violência contra o idoso”. Os participantes também foram informados sobre o andamento das lutas da ... leia mais
PPA SINJUS APRESENTA NAP PARA FUTUROS APOSENTADOS terça-feira, 04/09/18 12:55 Nesta terça-feira, 4/9, servidores que estão se preparando para aposentar receberam informações e tiraram dúvidas com o diretor de Aposentados e Pensionistas do SINJUS-MG, Alex Aguiar, durante mais uma edição do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) do Tribunal ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
PV 2017 Confira a mensagem do coordenador-geral do SINJUS sexta-feira, 19/10/18 13:10 Olá, pessoal! Aqui é o Wagner, coordenador-geral do SINJUS-MG, enviando essa mensagem para parabenizar ...
ufmg TSE estuda possibilidade de firmar parceria para inibir fake news no Whats sexta-feira, 19/10/18 12:00 Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentou a integrantes do Conselho Consultivo ...
ARTIGO A IMPRENSA PRECISA FAZER AUTOCRÍTICA sexta-feira, 19/10/18 10:48 FABIANA MORAES Jornalista e professora da Universidade Federal de Pernambuco. Às vezes, estamos procurando ...

Convênios

ver mais
Champion Mecânica Automotiva Serra . BH (31) 3223 5766 / 99341 5657 10% a 20% ver mais
Art Day SPA Spa Buritis . BH (31) 97563 3165 www.facebook.com/artdayspa 20% ver mais
Marina Gonçalves Terapias alternativas Centro . BH (31) 99972 0403 R$50* a R$70* por sessão ver mais
Top