LUTA

NOTA DE REPÚDIO: AUTORITARISMO DO TJTO

segunda-feira, 03/06/19 14:55

O Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG) vem a público se solidarizar com os servidores do Tribunal de Justiça de Tocantins e com o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins (Sinsjusto) por ocasião da luta pela reparação dos prejuízos decorrentes da URV. Deste modo, o SINJUS-MG ratifica a nota abaixo, emitida pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud):

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), legítima representante de mais de 150 mil servidores em todo país, por meio de sua coordenação colegiada, vem a público repudiar à ação desesperada do Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins direcionada ao presidente do Sinsjusto, sindicato da categoria local, Fabrício Ferreira. A entidade nacional tomou conhecimento na noite desta quarta-feira (29) de um boletim de ocorrência registrado pelo Tribunal por conta de faixas afixadas nos arredores do Fórum.

Alguns dos cartazes falavam sobre a URV dos Servidores e sobre a escassez de recursos do TJ. Como é de conhecimento de todos e todas, nos textos espalhados pelo ato constavam apenas a triste e real situação vivenciada pela categoria há anos.

Sendo assim, para a Fenajud o ato configura violação de direito de liberdade sindical e de direito à manifestação. Além de considerar a ação também um verdadeiro desrespeito à categoria – que teve coragem de expor a realidade nua e crua à sociedade e é asfixiada a cada dia por ações como esta.

A Fenajud lembra ao Tribunal que as frases foram expostas durante uma mobilização sindical, democrática e séria, por parte de servidores, nos quais montaram tenda e cobraram direitos à “alta gestão do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins”.

Verifica-se que o TJTO desconsidera o direito sagrado e universal de resistência consubstanciado no dever de resistir à ordens injustas emanadas do Estado, no caso de um dos braços do Estado.

Desse modo, a Federação declara total apoio ao sindicato e a categoria no estado. Defende ainda a manutenção da liberdade de expressão, seja ela em qualquer esfera e por todos os poderes. E acredita que apenas com unidade dos trabalhadores as irregularidades poderão ser combatidas.

A Fenajud estará ao lado dos trabalhadores de Tocantins na luta pela garantia de direitos, manutenção de conquistas e enfrentamento aos poderosos.

Juntos somos mais fortes!

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
Redução Salarial STF retoma julgamento da ADI 2238 dia 21 de agosto segunda-feira, 19/08/19 15:45 Fenajud convida sindicatos de base para mobilização no Supremo Tribunal Federal na data. Especialistas ...
transporte coletivo Acessibilidade no transporte rodoviário motiva visita segunda-feira, 19/08/19 15:39 Comissão vai ao DEER-MG para verificar a prestação de serviço às pessoas com deficiência ...
PEC 6/2019 Audiências sobre a reforma da Previdência dominam a semana da CCJ segunda-feira, 19/08/19 15:32 A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) dedicará quase toda a semana a ...

Convênios

ver mais
Cervejaria SLOD Bebidas / Cervejarias Jardim Canadá . Nova Lima (31) 3665 9207 www.slod.com.br 5% ver mais
Grupo Tauá de Hotéis Hotelaria Caeté e Araxá/MG . Atibaia/SP (31) 3236 1900 www.tauaresorts.com.br 10% ver mais
Clubes de Lazer do Cruzeiro Clubes Barro Preto e Pampulha . BH (31) 3291 2599 www.cruzeiro.com.br ISENÇÃO da Taxa de Adesão ver mais
Barbearia Medie Val Barbearia Cruzerio . BH (31) 3568 3712 https://goo.gl/x5scoU 10% a 20% ver mais
Top