SAÚDE

NUTRICIONISTA DO SINJUS DÁ DICAS DE COMBATE AO STRESS

segunda-feira, 25/06/18 18:25
Foto de Viviane Paixão, nutricionista do SINJUS-MG e também presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região - Minas Gerais.

Viviane Paixão é nutricionista do SINJUS-MG e também presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região – Minas Gerais.

Muitas vezes a rotina de trabalho pode ser exaustiva devido às cobranças por metas e resultados, mas a adoção de alguns hábitos alimentares ajuda o servidor a combater o estresse. De acordo com a nutricionista do Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG), Viviane Paixão, o acompanhamento de um profissional de nutrição pode melhorar a produtividade e o humor não só para o exercício profissional mas também para aumentar a disposição para tarefas pessoais e para o lazer.

Segundo a especialista, muitas vezes, as pessoas se alimentam de forma errada, consumindo em excesso ou em escassez determinado grupo de nutrientes, o que afeta o metabolismo. Essa situação é agravada quando a pessoa passa por situações tensas, que podem provocar um desarranjo hormonal. Por isso, o acompanhamento de um profissional de nutrição possibilita a adoção de uma dieta personalizada e focada no indivíduo.

Um dos alertas é quanto às dietas da moda, entre elas a chamada low carb, ou baixo carboidrato. Neste caso específico, ela pode agravar o quadro de estresse. “Não se pode retirar todo o carboidrato da alimentação, pois a falta dele gera falta de energia para as atividades do dia a dia e também provoca mau humor. O ideal é focar no consumo dos carboidratos complexos presentes na batata-doce, inhame, mandioca, entre outros”, afirma Viviane Paixão.

“O nutricionista é o responsável por equilibrar a alimentação do paciente, observando as especificidades do organismo de cada um, além de aliar a dieta com outros possíveis tratamentos pelos quais passa o paciente, como, por exemplo, o de hipertensão”, reforça Viviane Paixão.

Outro alimento recomendado pela especialista é o abacate, que possui as chamadas gorduras do bem. “A dieta também precisa estar adequada na dosagem de gorduras, pois ela é fonte de energia. O abacate é considerado um alimento antiestresse porque auxilia no controle do cortisol” complementa Viviane.

Apesar dessas dicas, o recomendado é sempre procurar a orientação de um profissional. Os filiados ao SINJUS e seus dependentes podem se consultar gratuitamente com a nutricionista Viviane Paixão, sempre às quartas-feiras das 8h30 às 15h30. Os agendamentos são feitos pelo telefone (31) 3213-5247.

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