ARTIGO

O valor do autoconhecimento

sexta-feira, 17/08/18 12:28

Quais são seus maiores propósitos em relação à sua existência? Conseguir responder essa pergunta revela uma conexão mais profunda consigo mesmo(a)!

Tudo que você faz te leva onde você gostaria de estar? Ou será que suas ações te afastam de suas intenções?

A vida contemporânea é marcada pela busca de leveza. Do divertimento, bem estar, comunicação fácil e rápida. A maioria de nós se guia conscientemente pela busca de saúde, alegria, prazer, beleza, e por aí vai…
O paradoxo criado é o de que a busca da leveza pode ser trabalhosa, pesada. Por exemplo, para ter uma alimentação saudável precisamos escolher entre tantas possibilidades e orientações. Encontrar esses alimentos saudáveis pode ser mais difícil do que a mídia nos estimula.

O uso da tecnologia que facilitaria a vida, as relações e a comunicação, nos dando mais tempo para as necessidades pessoais, tem tornado também a vida mais complicada. Somos solicitados(as) a constantemente aprender novas tecnologias. Vivemos numa dependência do celular e das redes sociais que tem promovido a perda de comunicação direta entre as pessoas. Tantas conversas acompanhadas de solidão pessoal.

Essa mesma tecnologia de comunicação aumenta as solicitações de tarefas a serem feitas. E amplia o horário de trabalho que por vezes se estende madrugada a dentro, roubando o sono e o direito ao descanso.
O mal estar da vida contemporânea se dá especialmente nas depressões e ansiedade. Nem tudo será leve e prazeroso. Incorporar o aspecto pesado como parte da vida é um desafio. Aceitar as dificuldades, os sacrifícios e aborrecimentos.

O que eu percebo através da auto consciência e nas pessoas que acompanho terapeuticamente é que o Corpo Máquina – que vai se criando quando acontece desconexão com a essência -, o desconhecimento das reais necessidades emocionais, a ruptura virtual entre a mente e as necessidades físicas reais nos afastam da possibilidade de vivermos a leveza e o bem estar possíveis.

Cada pessoa é uma unidade que precisa ser elaborada numa expressão verbal, corporal, criativa, por vezes no movimento, outras no silêncio.
A massagem terapêutica, a terapia corporal, a música e todos os exercícios que são feitos com consciência nos reintegram, têm a capacidade de nos trazer de volta à inteireza de nosso ser.

A fala conectada com o pensamento e sentimento verdadeiros também nos resgatam ao nosso eixo. A partir daí podemos traçar uma rota pessoal, e corrigi-la sempre que a vida nos lembrar que nem tudo está sob o comando da vontade e do desejo.

Mas como posso conseguir o saber do coração? Só poderás conseguir esse saber vivendo plenamente tua vida. Tu vives tua vida plenamente quando vives também aquilo que nunca viveste (Carl Gustav Jung).

 

Agendamento de Programas de Saúde , Medicina Oriental e Psicoterapia pelo telefone (31) 988928244. Com a terapeuta Lila Parameswara (Dione Metidieri), especialista em técnicas da Terapia de Expansão do Ser.

www.expansaodoser.com.br
https://www.facebook.com/TerapiadeExpansaodoSer/

Lila Parameswara

É terapeuta psicocorporal, especialista em Medicina Oriental e Terapia Transpessoal. Atua há 25 anos na área. Atende com massoterapia oriental, acupuntura, terapia floral, fitoterapia e psicoterapia no SINJUS-MG. Autora do site www.expansaodoser.com.br.

Meus últimos artigos

ver mais
ARTIGO FLORESCER NA ADVERSIDADE quarta-feira, 24/10/18 11:42
ARTIGO COMO ESTÁ A SUA ÁGUA? quinta-feira, 28/06/18 15:49
ARTIGO TE ACEITO, TE INCLUO terça-feira, 29/05/18 16:40
ARTIGO A cura através das mãos sexta-feira, 02/03/18 08:32

Convênios

ver mais
Ótica Firenze Óticas Santa Efigênia e Funcionários . BH (31) 3241 1183 ou 3261 2034 10% a 20% ver mais
Iate Tênis Clube BH Clubes São Luiz . Belo Horizonte (31) 3403 1885 / 99169 5707 www.iatebh.com.br 50% + 1ª mensalidade gratuita ver mais
UNIBH Graduação / Pós-Graduação Lourdes, Estoril e União . BH (31) 3319 9500 www.unibh.br 20% a 30% ver mais
Top