CONGELAMENTO DE SALÁRIOS

PLP 39: CONFIRA PONTO A PONTO DA PROPOSTA

sexta-feira, 22/05/20 16:25

O presidente Jair Bolsonaro realizou na quinta-feira, 21/5, uma videoconferência com governadores e representantes do Legislativo para discutir a sanção do PLP 39/2020. A proposta prevê auxílio financeiro aos estados e municípios com contrapartidas como o congelamento dos salários dos servidores públicos até dezembro de 2021.

O PLP foi aprovado pelo Senado no dia 6 de maio e desde então aguarda sanção. Quando for sancionada, a medida deve conceder aos governos e prefeituras o repasse de R$ 60 bilhões da União e a suspensão do pagamento de R$ 65 bilhões de dívidas. Nesta quinta, a equipe econômica sinalizou que o auxílio pode começar a ser pago só em junho. É que o governo prevê mais três etapas burocráticas entre a sanção e o início das transferências que prometem ajudar os entes federativos a enfrentarem a crise causada pelo novo coronavírus.

Bolsonaro prometeu sancionar a proposta depois de ter chegado a um acordo sobre o congelamento salarial dos servidores públicos com os governadores. Confira abaixo como fica ponto a ponto do PLP:

  1. PROIBIÇÃO de aumento salarial.

Até 31 de dezembro de 2021, ficam proibidos reajustes salariais para todos os servidores públicos, exceto, em um primeiro momento no projeto aprovado no congresso, para servidores da Saúde, das Forças Armadas e da Educação Pública; Carreiras periciais; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Guarda Municipal; Agentes socioeducativos; e Profissionais de limpeza urbana, de serviços funerários e da Assistência Social. Porém, o presidente Bolsonaro já anunciou que vetará essa exceção dessas categorias.
OBS.: O PL não excepciona e também não cita expressamente a revisão-geral anual prevista no inciso X, do art. 37, da CF/88 (DATA-BASE). Porém, a Data-Base 2020, independentemente dessa questão, é lei anterior ao projeto, portanto, não é impactada pelo PLP 39.

2. CARREIRA

Ficam mantidas as progressões e promoções de cargos agrupados em carreira, como é o caso dos servidores do TJMG. Portanto, não há alteração para nossa carreira, inclusive na Promoção Vertical. Estes dispositivos exigem dos servidores o cumprimento de vários requisitos (avaliação de desempenho; cursos, assiduidade, tempo de efetivo exercício e existência de vaga no caso da PV). Ou seja, não os obtêm apenas com tempo de serviço.

3. ADICIONAL DE DESEMPENHO

Será mantido, pois este direito exige outros requisitos como a avaliação de desempenho e não apenas tempo de serviço.

4. QUINQUÊNIO, TRINTENÁRIO E FÉRIAS-PRÊMIO

Fica suspensa a contagem de tempo para esses e demais mecanismos equivalentes que aumentem a despesa com pessoal em decorrência da aquisição de determinado tempo de serviço. Assim, segundo a proposta, o tempo de serviço até 31/12/2021 não será computado para sua concessão.

5. AUXÍLIOS

Proibido aumento até 31/12/2021. Contudo, a Lei 23.173/2018 que criou os Auxílios-Saúde e Transporte determina a recomposição dos valores pela inflação do período. Esta revisão já é devida desde a edição da lei pelo Tribunal. Assim, se aprovada a proposta, entendemos que o Tribunal pode e deve revisar de acordo com a inflação os valores desses auxílios a partir de 2018 até agora, por se tratar de determinação legal anterior à calamidade pública.

Análise

O PLP 39 foi um dos assuntos debatidos na última “Live das Quintas” pelo coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, e pelo diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Wagner Ferreira.

“Vale lembrar que servidores de várias categorias já sofrem com salários defasados e agora terão os salários congelados até 2021. Nós do judiciário, não temos reajuste desde 2011 e também perdas inflacionárias acumuladas. Sem falar nos direitos que serão congelados. Não podemos aceitar mais esse ataque ao funcionalismo. São direitos conquistados pelos servidores e previstos na Constituição do estado. Após a sanção da lei, também vamos nos reunir com o presidente do TJMG para discutir os direitos já garantidos em lei”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

O sindicalista ainda reforçou a importância de ter representantes dos servidores do Judiciário no Legislativo. “Precisamos garantir nossa representatividade nos parlamentos municipais, estaduais e federais para evitarmos outros cortes como esses. O governo não apresenta nenhuma solução para a economia, abre mão de impostos dos que mais faturam no país e põe a culpa da crise nos trabalhadores públicos, e não há absolutamente ninguém para fazer o contraponto e lutar diretamente pelos nossos direitos”, complementa Alexandre Pires.

Wagner Ferreira afirma que as inconstitucionalidades contidas no PLP serão alvo de medidas jurídicas. “O SINJUS e a Fenajud já estão se articulando para, após a sanção da lei, defender os direitos dos servidores. Provavelmente vamos propor, por meio de um partido político, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF contra vários dispositivos do PLP 39”, afirmou.

Fique ligado em nossas coberturas pelo site, Facebook, Instagram e YouTube. O SINJUS-MG está trabalhando mais do que nunca para defender os seus direitos.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

ANÁLISE LIVE DAS QUINTAS #7: DUODÉCIMOS E SANÇÃO DO PLP 39 quinta-feira, 21/05/20 21:39 Esta quinta-feira, 21/5, foi um dia agitado para os servidores do Judiciário mineiro. Em reunião entre os chefes dos Poderes mineiros, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou que o repasse do duodécimo deste mês será feito normalmente e que ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco