PALESTRA

POLÍTICA ECONÔMICA BRASILEIRA É DEBATIDA NO SINJUS

sexta-feira, 02/03/18 18:51

Em palestra realizada nesta sexta-feira, dia 2/3, o presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), Paulo Bretas, fez uma análise da conjuntura econômica e jurídica atual. Segundo o economista, o Brasil precisa mudar o seu modelo de política econômica conservador para o de indutor de investimento e da atividade produtiva. Um dos pontos atacados foi justamente a lei que instituiu o teto de gastos, que não permite ao governo adotar medidas anticíclicas em momentos de recessão (clique aqui e veja a palestra na íntegra).

A palestra “Direito e Economia – Perspectivas para 2018” foi ministrada na sede do Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG) e cerca de 30 servidores participaram da atividade, que valerá pontos para a Promoção Vertical no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. No início do evento, o coordenador-geral do SINJUS, Wagner Ferreira, e o diretor de Formação e Política Sindical, Jonas Araújo, destacaram a importância do debate sobre economia na formação do servidor público e também do cidadão.

Paulo Bretas iniciou a palestra fazendo uma explanação sobre as bases históricas da economia brasileira e contextualizou toda a última década sob os prismas econômico, social e político. De acordo com o especialista, o Brasil conseguiu combater os efeitos da crise de 2008 incentivando o consumo, mas, a partir de 2014, o País mergulhou na pior crise da sua história republicana e só agora começa a dar sinais mínimos de recuperação.

“O nível de investimento ainda não reagiu e está em 12%. O percentual ideal para o País se estruturar tem de ser, pelo menos, 23%”, afirma Paulo Bretas. O economista também citou o desemprego como um dos gargalos. Em 2013, a taxa de desemprego era de 4,3% e em 2018 está em 12,2%. Outro ponto analisado foi o sistema tributário que pesa mais sobre os pobres e a classe média. “Existe um desajuste tributário. Os impostos indiretos, que são embutidos nos bens e serviços pesam demais no Brasil. Ao contrário do imposto direto, que é o imposto de renda, imposto sobre propriedade. Esse imposto é que tira recursos de quem realmente tem muitos recursos e os convergem para ajudar a sociedade a ter bem-estar. Uma sociedade economicamente bem fundamentada permite igualdade de oportunidades”, reforçou.

Para 2018, o presidente do Corecon-MG projeta um ano de pequena recuperação do Produto Interno Bruto (PIB), com uma retomada de parte da confiança dos empresários e da população. Contudo, ele salienta que as contas públicas continuam desarrumadas e que o teto de gastos vai praticamente inviabilizar o desenvolvimento socioeconômico nos próximos anos.

Atuação do Judiciário

Paulo Bretas também se posicionou sobre a conjuntura política e como o Judiciário tem atuado de forma parcial. Uma das críticas foi quanto à morosidade que alguns juízes têm imposto a determinados processos, que muitas vezes prescrevem, ao passo que outras ações têm tramitação célere. Segundo ele, o País vive uma insegurança jurídica em que o Judiciário interfere tanto no Legislativo como no Executivo, sendo protagonista até mesmo no processo Eleitoral na medida em que vai definir quem será e quem não será candidato.

 

Sobre o palestrante

Paulo Bretas é mestre em História Econômica Brasileira e professor da Fundação Dom Cabral (FDC) e do Centro Universitário UNA. O economista também já foi secretário de Planejamento de Belo Horizonte, vice-presidente de Logística da Caixa Econômica Federal e diretor de Administração e Finanças da Casa da Moeda do Brasil.

Escola Sindical do SINJUS

A Escola Sindical do SINJUS-MG é uma iniciativa que visa a produzir e oferecer estudos, videoaulas, cartilhas e cursos presenciais, incentivando a reflexão crítica e a ampliação do nível de organização e mobilização. A primeira atividade de 2018 foi essa palestra do economista Paulo Bretas, mas outros cursos e palestras estão previstos. Confira a programação e acompanhe as novidades pelo Site, Facebook, Twitter e Instagram do SINJUS:

Palestra: Principais Aspectos das Reformas no Brasil para os Servidores Públicos

Local: Sede do SINJUS

Data prevista: 25/5

Turno: manhã

 

Palestra: Sistema Político – Executivo, Legislativo; e o Judiciário?

Local: Sede do SINJUS

Data prevista: 28/9

Turno: Tarde

 

Palestra: Gestão de Pessoas no TJMG

Local: Auditório da EJEF

Data prevista: 23/11

Turno: Tarde

Últimas notícias

ver mais
VERBA GARANTIDA GOVERNO DE MINAS DESMENTE TJMG SOBRE REPASSES sexta-feira, 22/02/19 18:36 Em entrevista exclusiva ao Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado ...
LITERATURA FILIADA AO SINJUS LANÇA LIVRO DE POESIAS “DESARMADILHA” sexta-feira, 22/02/19 15:20 Um livro para folhear e desfolhar, com páginas para que o leitor também se ...
SEMINÁRIO DEBATE VAI ABORDAR REFORMAS E RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA sexta-feira, 22/02/19 14:58 A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) e o deputado federal Rogério Correia (PT) vão ...

Convênios

ver mais
Voe Legal Passagens Aéreas Estoril . BH (31) 3504-7401 www.voelegal.com.br até 70% ver mais
Iate Tênis Clube BH Clubes São Luiz . Belo Horizonte (31) 3490-8404 /3490-8410 Bruna e Weryk www.iatebh.com.br ISENÇÃO da taxa de adesão ver mais
Supera BH Savassi Cursos Savassi . BH (31) 3141 3636 www.metodosupera.com.br 15% a 30% ver mais
Bancorbrás Viagens e Turismo Viagens e turismo Funcionários . BH (31) 4009 3400 www.bancorbras.com.br 50% na Taxa de Adesão ver mais
Fisiar Fisioterapia Fisioterapia Santa Efigênia . BH (31) 3222 4127 ou 98793 5728 www.fisiar.com.br 20% ver mais
Crossfit BH Academias Lourdes e Mangabeiras (31) 2511-1136 ou 99195-9049 www.crossfitbh.com.br 20% ver mais
Top