PUC Minas

Belo Horizonte e 6 localidades [email protected] (31) 3319 4397 ou 3319 4444 www.pucminas.br 15% a 20%

PUC Minas: compromisso com a sociedade!

Considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil – foi  eleita por seis vezes pelo Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, como a melhor entre as particulares do país –  e reconhecida pela Congregação para a Educação Católica, do Vaticano, como a maior universidade católica do mundo, a PUC Minas abriga mais de 64 mil alunos em seus cursos de graduação e pós-graduação. O corpo docente permanente em torno de 1,7 mil professores e 2,9 mil funcionários.

São sete campi localizados nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Arcos, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia, além de três unidades na capital – Barreiro, Praça da Liberdade e São Gabriel. Na graduação, são ofertados 102 cursos de bacharelado, sendo dois ministrados a distância, 12 cursos de licenciatura, com destaque para a nova oferta em Ciências da Religião a distância,  e um curso de graduação tecnológica.

A Universidade tem como missão o desenvolvimento humano e social da comunidade acadêmica a partir da formação ética e solidária, da produção e disseminação de conhecimento, arte e cultura. O tripé Ensino, Pesquisa e Extensão se articula em projetos inovadores e voltados para a transformação da sociedade.

A excelência da graduação e da pós-graduação da PUC Minas é resultado da competência do corpo docente em sala de aula, assim como das possibilidades de experimentação proporcionadas pelos laboratórios de ponta, onde a pesquisa e a prática ganham corpo. Todos os cursos da Universidade dispõem de laboratórios que tornam possível aos estudantes a prática em equipamentos utilizados no mercado de trabalho. Alguns dos laboratórios são pioneiros em uma universidade, o que coloca a Instituição à frente do seu tempo em várias áreas.

No que se refere à internacionalização, a PUC Minas possui uma política estratégica que envolve o desenvolvimento, orientação e promoção internacional nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão. Conta com mais de 170 convênios com instituições de ensino superior em todo o mundo e participa de diversas redes de cooperação internacional na área da educação

A compreensão da necessidade de superar as barreiras de tempo e espaço fez com que a Universidade investisse fortemente em tecnologias avançadas, ampliando o acesso à formação superior a milhares de alunos. Se em 2003 havia apenas 288 alunos matriculados em cinco disciplinas ofertadas a distância, atualmente são mais de 19 mil alunos de graduação matriculados em disciplinas a distância ofertadas em cursos presenciais, cursos a distância e semipresenciais. Além da graduação, a PUC Minas Virtual disponibiliza a 13 mil matriculados formação continuada em cursos de especialização ou de atualização profissional.

O compromisso com a inclusão social e promoção da cidadania por meio da educação fez da PUC Minas uma das pioneiras na implantação do programa de concessão de bolsas de estudos do governo federal, o ProUni. A Universidade concedeu, desde a adesão  até o 1º semestre de 2018, mais de 42 mil bolsas de estudos pelo programa.

A pós-graduação também acumula grandes avanços e conta com 17 programas stricto sensu – mestrado e doutorado –  em áreas diversas. Na pós-graduação lato sensu, são mais de 400 cursos em andamento e mais de sete mil alunos em 13 unidades e no stricto sensu são 29 cursos, que agregam 1,5 mil estudantes. Na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC) que avalia mestrados acadêmicos, mestrados profissionais e doutorados, 16 têm nota cinco (muito bom), numa escala que vai de um a sete. Entre os programas, destacou-se o Programa de Pós-graduação em Direito, que obteve nota 6, alcançando nível de excelência e reconhecimento internacional.

Na área da pesquisa, os estudantes, desde a graduação, têm acesso aos projetos de iniciação científica em diversas modalidades. Já os projetos extensionistas da PUC Minas alcançam não apenas moradores das cidades onde estão situados os campi e unidades, mas de várias regiões de Minas Gerais e, mesmo, de outros estados do País.

Programa Parceiros na Educação

 A PUC Minas criou o Programa Parceiros na Educação, com o objetivo de oferecer aos colaboradores e gestores de Empresas, Órgãos de Classe e Administração Pública o ingresso em alguns cursos de graduação e pós-graduação lato sensu presenciais e a distância da Universidade em condição especial de desconto corporativo.

DESCONTOS

  • 20% (vinte por cento) de desconto sobre o valor das semestralidades nos cursos de graduação que participam do programa;
  • 15% (quinze por cento) de desconto sobre as parcelas dos cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA), oferecidos pelo IEC e pela PUC Minas Virtual.

BENEFICIÁRIOS

Colaboradores (empregados, associados, sócios e servidores ativos e inativos) e seus dependentes (cônjuge e filhos).

OBSERVAÇÕES

Não poderão solicitar a bolsa, alunos:

  • Que sejam impedidos de usufruírem do benefício por qualquer informação restritiva presente no documento assinado com o SINJUS-MG;
  • já matriculados;
  • que desejam curso, turno ou unidade não abrangido pelo beneficio;
  • alunos através de reabertura de matricula.

*A bolsa concedida não é cumulativa com outra bolsa e não é transferível.

Para solicitar o benefício:

*Todos os cursos de pós-graduação lato sensu (Presencial, Online ou Virtual) iniciados a partir da data de assinatura do Acordo de Cooperação (Parceria) são abrangidos;

  • Após já estar matriculado, e possuir login e senha do Sistema de Gestão Acadêmica – SGA/Aluno, o interessado deverá seguir os passos abaixo:

1 – Acessar o SGA/Aluno;

2 – Entrar com login e senha informados pelo Acadêmico (Caso não o possua você deve entrar em contato diretamente com a Secretaria do Curso);

3 – Ir à opção Financeiro/Bolsas > Bolsas > Bolsa Parceiros na Educação;

4 – Preencher requerimento de bolsa e anexar documentação comprobatória de vínculo com a Instituição Parceira. Caso seja dependente (filho/cônjuge), deverá ser anexado, também, comprovante de parentesco.

COMO OBTER O DESCONTO

Para usufruir dos convênios oferecidos pelo SINJUS-MG é necessário apresentar a Declaração de Filiado, documento que comprova o vínculo com o sindicato. O documento é emitido pelo sindicato e pode ser solicitada por:

  • E-mail – [email protected];
  • Telefone (31) 3213-5247;
  • Pessoalmente em nossa sede; ou
  • Obtida na Central do Filiado em:
    •  Documentos;
      • Impressão de Documentos;
        • Declaração de Filiado e/ou Declaração de Filiado com dependentes.