EMOÇÃO

REUNIÃO DO NAP É MARCADA POR HOMENAGEM A LEA LEDA

terça-feira, 14/05/19 18:34

A reunião dessa segunda-feira, dia 13/5, do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG foi marca por muita emoção e homenagens à companheira Lea Leda, filiada aposentada que sempre foi muito ativa nas lutas e nas atividades do Sindicato e que nos deixou no último mês. No encontro, alguns dos vários amigos e amigas de Lea relataram momentos marcantes e os ensinamentos que essa guerreira do Judiciário deixou a todos.

Já na abertura da reunião, o diretor de Aposentados e Pensionistas do SINJUS, Alex Aguiar, solicitou um minuto de silêncio. Em seguida, o dirigente leu algumas das mensagens que Lea enviou após comparecer à mobilização do SINJUS realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais na luta pela aprovação da Lei dos Auxílios-Saúde e Transporte. Confira alguns trechos:

 

Colegas, vi e senti hoje na ALMG como é importante a presença do servidor nas galerias do Plenário quando está sendo votado um projeto de nosso interesse‼ Os deputados queriam retirar nosso projeto de pauta, reiniciar as negociações para votá-lo somente na terça próxima, dia 10. Seria o fim de nossas esperanças. Quando viram as galerias lotadas lindamente pelos servidores, voltaram atrás e fizeram uma Sessão Extraordinária e votaram tudo hoje mesmo. O trabalho da Coordenação do SINJUS ontem à noite e hoje cedo antes da sessão foi pesado, mas vitorioso‼ Parabéns para todos nós‼ Vale a pena lutar‼ Mobilizem-se sempre, servidores da ATIVA e APOSENTADOS‼

Lea Leda

 

Alex destacou que essas palavras mostram o espírito de justiça de Lea Leda e abriu espaço para depoimentos dos participantes do NAP. Em todos os relatos ficou registrada a lembrança do companheirismo e da mulher vibrante que foi Lea leda, sempre buscando ajudar os colegas e atuando de forma destacada no Tribunal e também no NAP. Foi um momento de forte emoção, mas, acima de tudo, de reconhecimento.

Para completar a homenagem, foi apresentado ainda um vídeo elaborado pela filha de Lea com fotos durante a viagem do SINJUS, no ano passado, a Machu Picchu, no Peru. Em seguida, todos fizeram uma oração em sua memória.

Lutas da categoria

Atualizando os filiados sobre o andamento das lutas da categoria, Alex Aguiar e o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Alexandre Pires, explicaram sobre a implementação do Auxílio-Saúde neste mês de maio. O mesmo benefício que Lea Leda defendeu com tanta garra na ALMG. O primeiro pagamento será creditado em 1º de junho, data em que 50% do valor devido como retroativo desde janeiro de 2018 será quitado.

Contudo, os dirigentes reforçaram que o Tribunal permanece com grande dívida com os servidores, uma vez que não implementou o Auxílio-Transporte e, acima de tudo, também se nega a negociar e a elaborar o projeto de lei das Datas-Bases 2018 e 2019, que já estão vencidas.

Por isso, Alexandre convocou os aposentados e pensionistas a comparecerem à AGE desta quarta-feira, dia 15/5, que vai abordar a campanha salarial 2019. O sindicalista explicou ainda sobre a pretensão do TJMG de unificar as carreiras de 1ª e 2ª instâncias. Alexandre informou que o SINJUS já pediu ao TJMG e também ao CNJ que os representantes dos servidores da 2ª instância tenham acesso à minuta de projeto de unificação,  já elaborada pelo TJMG, para poder apresentar proposições.

Palestra sobre Fake News

Outro destaque na reunião do NAP foi a palestra da doutora em Comunicação Social Luciana Andrade Gomes Bicalho. A professora explicou o fenômeno das fake News, abordando conceitos como informação, credibilidade, pós-verdade, dinâmica do boato, histeria social e compartilhamento de informações sensacionalistas.

A especialista destacou a influência que amigos e familiares têm no processo de propagação de conteúdos que buscam a desordem da informação. Segundo Luciana, as fake news têm como principais alvos assuntos relacionados à saúde, à política e à violência.

Como o conteúdo é de extrema importância, a apresentação foi gravada, e o SINJUS irá transmitir a palestra na página do Facebook (clique aqui e confira o vídeopróxima quinta-feira, dia 16/5, às 20h. Fique atento, pois além de orientar sobre o que é desordem da informação, Luciana dá caminhos para verificar as informações recebidas. Mas o alerta é claro: “Na dúvida, não compartilhe!”.

Viagem do SINJUS à Europa

Durante a reunião do NAP, Alex Aguiar reforçou o convite para próxima viagem internacional do SINJUS, que será entre os dias 26/9 e 11/10, e vai contemplar as localidades de Porto, Lisboa, Estoril, Cascais, Sintra e Évora (Portugal); Sevilha, Córdoba, Granada e Algeciras (Espanha) e Tanger, Fez, Rabat, Casablanca e Marrakech (Marrocos). Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (31) 3213-5247.

Roda de Leitura

No dia 30/5, às 14h, na Sala de Atividades do SINJUS, acontece nova edição da Roda de Leitura.  Dessa vez, o livro a ser estudado será “Memórias do Cárcere” – volume II, de Graciliano Ramos.

Reunião de junho

A próxima reunião do NAP está marcada para o dia 10/6, das 14h às 16h, na Sala de Atividades do SINJUS. Em breve divulgaremos o Boletim do NAP com a palestra de destaque. Acompanhe as mídias do SINJUS e fique por dentro!

Últimas notícias

ver mais
DESCONTOS PARCERIA ENTRE UNIMED E ARAÚJO BENEFICIA FILIADOS terça-feira, 21/05/19 17:17 Quem é filiado ao SINJUS-MG sempre tem vantagens! Uma delas é poder utilizar o ...
PREVIDÊNCIA Não existe combate a privilégios na reforma terça-feira, 21/05/19 13:22 O mito construído em torno dos servidores “privilegiados” serve ao governo para convencer a ...
proposta Conselho da Justiça aprova criação do TRF6, em MG terça-feira, 21/05/19 10:52 O Conselho da Justiça Federal aprovou, nesta segunda-feira (20/5), a criação do Tribunal Regional Federal ...
Top