ARTIGO

REVIGORE-SE!

sexta-feira, 18/01/19 16:22

Não me canso de lembrar que somos natureza.

Uma espécie viva, dentre tantas outras viventes neste planeta igualmente vivo e pulsante, nossa “mãe terra”, que nos vivifica e dá morada em nossa existência.

Todos os desequilíbrios e doenças que sofremos são consequência, em algum nível, do afastamento desta condição natural espontânea que rege nosso ser. O quanto podemos ficar esgotados (as) quando subvertemos as leis naturais que regulam nossa saúde: sono, alimentação, eliminação de resíduos, trocas afetivas, paz espiritual….

As tradicionais medicinas orientais, e também as tradições indígenas nativas, vêm nos ensinando há milênios a importância de nos recolocarmos como parte do ecossistema, reconhecendo a necessidade de zelar pela vida interna e externamente.

Então, vamos usar de técnicas simples e eficientes, que nos reconectam às forças naturais, para recarregar nossas baterias, descarregar as cargas negativas e revigorar nosso corpo, mente e espírito.

Usando como guia a Medicina dos Cinco Elementos, terra, água, fogo, ar e madeira, ou éter conforme nos ensina o Ayurveda, algumas práticas podem ser feitas na cidade, a seguir:

  • Começando pela terra, tirando os sapatos em algum momento do dia, pisando preferencialmente na terra ou grama, caminhando ou permanecendo alguns minutos descalço (a) de forma consciente, sentido seus pés em contato com o chão. Se você tem um pedacinho de terra em casa, ou se sente à vontade numa área verde, deite-se. Pode ser sobre uma toalha, desde que seja de tecido mais natural, não sintético, inclusive de barriga para baixo, deixando o umbigo em contato com a terra. Estes exercícios te trarão de volta ao seu centro de gravidade…
  • Aproveitando a oportunidade de estar num espaço com plantas e árvores, contamos com o elemento madeira para nos alinhar, sentando com as costas apoiadas e contemplando as plantas e a natureza. Coloque os olhos para pastar… Se puder sentar-se apoiando as costas num tronco de árvore, melhor ainda. E, sem inibição, abraçar uma árvore ou encostar suas costas ao tronco dela. E ficar ali, alguns minutos, consciente deste contato. A prática pode te resgatar o autocontrole e criatividade.
  • E o elemento água pode lavar muitas impurezas psíquicas e emocionais, além das físicas. Minha sugestão é preparar um chá de gengibre e erva doce ou funcho, bem fervidos em fogo baixo. Tome morno ou fresco para eliminar inchaços, fermentações e mucos, e depois um banho de pés com agua morna ou fria, e um punhado de sal por alguns minutos. Ao final do dia cai muitíssimo bem.
  • E respire fundo.

E se você tiver a sorte de estar mais próximo à natureza, na montanha, rio ou mar, onde tem muito mais energia vital, aproveite essas dicas para se conectar mais conscientemente e se vitalizar.

Saúde é um Estado de Felicidade.

Desejo a todos nós um 2019 de muita saúde, paz, respeito e abundância. E vamos concretizá-lo!

Agendamento de Psicoterapia e Programas de Saúde, pelo telefone (31) 988928244. Com a terapeuta Lila Parameswara (Dione Metidieri), especialista em técnicas da Terapia de Expansão do Ser.

www.expansaodoser.com.br

https://www.facebook.com/TerapiadeExpansaodoSer/

https://www.instagram.com/liladione/?hl=pt-br

Lila Parameswara

É terapeuta psicocorporal, especialista em Medicina Oriental e Terapia Transpessoal. Atua há 25 anos na área. Atende com massoterapia oriental, acupuntura, terapia floral, fitoterapia e psicoterapia no SINJUS-MG. Autora do site www.expansaodoser.com.br.

Convênios

ver mais
Cervejaria SLOD Bebidas / Cervejarias Jardim Canadá . Nova Lima (31) 3665 9207 www.slod.com.br 5% ver mais
Grupo Tauá de Hotéis Hotelaria Caeté e Araxá/MG . Atibaia/SP (31) 3236 1900 www.tauaresorts.com.br 10% ver mais
Clubes de Lazer do Cruzeiro Clubes Barro Preto e Pampulha . BH (31) 3291 2599 www.cruzeiro.com.br ISENÇÃO da Taxa de Adesão ver mais
Barbearia Medie Val Barbearia Cruzerio . BH (31) 3568 3712 https://goo.gl/x5scoU 10% a 20% ver mais
Top