FERRAMENTAS

SAIBA COMO CONTRIBUIR PARA BARRAR FAKE NEWS

terça-feira, 26/05/20 16:58

A pandemia de Covid-19 é considerada a primeira da era globalizada e da difusão ininterrupta de informações. Assim, a informação tem sido uma grande aliada da população para se proteger melhor contra o novo coronavírus, tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o termo “infodemia” para designar o fluxo de discussões sobre o tema nas redes sociais, que invadiu nosso cotidiano. Durante a quarentena, as notícias falsas se tornaram ainda mais perigosas, pois levam desinformação e medo à população.

Pesquisa feita por uma emissora de televisão apontou que nove em cada dez brasileiros com acesso à internet já receberam pelo menos um conteúdo falso ou desinformação sobre o coronavírus. Dos dez brasileiros, sete acreditaram no que leram. Na falta de uma legislação específica, autoridades passaram a enquadrar esses casos na Lei de Contravenções Penais, de 1941, numa tentativa de coibir a disseminação de notícias falsas relacionadas à Covid-19. O dispositivo já foi utilizado ao menos em três capitais, mas outras ferramentas também estão sendo usadas para coibir a prática de disseminar notícias falsas.

Sleeping Giants Brasil

O Sleeping Giants Brasil é um grupo de ativismo virtual que denuncia a presença de publicidade de empresas em sites que promovem notícias falsas e discursos extremistas. O grupo age por meio de um perfil no Twitter e é inspirado em uma iniciativa americana. O Sleeping Giants atua em pelo menos 11 países, além do Brasil, por meio de agentes independentes.

O grupo de ativistas compartilha as imagens com as denúncias com os perfis oficiais no Twitter das empresas responsáveis pelos anúncios. Cabe, obviamente, à empresa decidir se bloqueia ou não a presença de seus anúncios no site.

Os sites são escolhidos com base na dimensão do ódio ou da notícia falsa disseminada na página e também no seu alcance. O processo é feito manualmente com a colaboração dos seguidores para denunciar e cobrar o posicionamento das empresas.

Saiba aqui como denunciar uma página ao grupo.

Painel de Checagem de Fake News – CNJ

Representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), das associações da magistratura e dos tribunais superiores e da imprensa lançaram o Painel de Checagem de Fake News. Os parceiros do Painel contribuem para o projeto dentro de sua área de atuação e com as ferramentas que dispõem para checar dados e realizar ações de alerta à sociedade sobre o perigo da informação falsa. O objetivo é estimular uma adesão cada vez maior de entidades, instituições e veículos de comunicação junto ao Painel, de modo a permitir estender a checagem de conteúdo a outros Tribunais. O cidadão também pode participar enviando o conteúdo duvidoso para o e-mail [email protected]. O Painel vai buscar verificar a autenticidade.

Agência Lupa

A Agência Lupa é primeira do setor de checagem de fatos a ser criada no Brasil e está ligada ao site Folha de S. Paulo. Para entrar em contato com a Lupa, basta mandar uma mensagem no Facebook, diretamente pelo Messenger, que o bot auxiliará na avaliação das informações como verdadeiras ou falsas.

Fato ou Fake

Criado pelo Grupo Globo, o Fato ou Fake faz a apuração de notícias falsas, contando com uma equipe composta por jornalistas que trabalham em veículos como Época, Extra, G1, CBN, TV Globo, GloboNews, Jornal O Globo e Valor Econômico. Esse site é responsável por verificar notícias muito compartilhadas. Para denunciar alguma notícia falsa, basta ir à página do Facebook do Fato ou Fake, ou mandar uma mensagem para o WhatsApp, pelo número (21) 97305-9827.

Agência Pública – Truco

Fundada em 2011 por mulheres jornalistas, a Agência Pública é uma instituição sem fins lucrativos também conhecida por avaliar diversas falas de políticos, classificando-as em categorias como verdadeiro, sem contexto, discutível, exagerado, subestimado, impossível provar ou falso.

E-Farsas

Lançado em 2002, o E-Farsas é responsável por avaliar boatos que são espalhados diariamente pela internet. Após a avaliação, um post é feito para que as pessoas possam ter acesso ao conteúdo. Para mandar uma sugestão de notícia, basta apenas ir na aba de Contato do site.

Últimas notícias

ver mais
Há duas fotos onde há mulheres e homens enfileirados em corredores da unidade CEOP do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, eles estão ouvindo os dirigentes sindicais do SINJUS-MG. Estão representando o Sindicato: Alexandre Pires, coordenador-geral, Felipe Rodrigues, diretor de Assuntos Jurídicos, Janaína Torres, diretora de Aposentados e Pensionistas, Alexandre Gomes, diretor de Imprensa e Comunicação e Jonas Araújo, diretor de . Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde. MOBILIZAÇÃO SINJUS INICIA SÉRIE DE REUNIÕES SETORIAIS PARA LEVAR INFORMAÇÕES À CATEGORIA quinta-feira, 18/04/24 18:48 Os dirigentes do SINJUS-MG iniciaram nesta quinta-feira, 18 de abril, uma série de visitas ...
Fotografia do candidato à Presidência do órgão, o desembargador Maurício Torres Soares, um homem de pele clara, cabelos grisalhos e com vestimenta social, terno preto, camisa branca, gravata preta com círculos brancos, em uma sala com fundo de madeira, sentado em uma poltrona preta. ELEIÇÕES NO TJMG III CANDIDATO MAURÍCIO SOARES SE COMPROMETE A DIALOGAR E NEGOCIAR AS PAUTAS DA CATEGORIA quinta-feira, 18/04/24 18:14 As pautas de interesse dos servidores serão tratadas e negociadas por meio do diálogo ...
Fotografia da candidata à Presidência do TJMG, Áurea Brasil (mulher de pele clara, cabelos castanhos longos sorrindo e usando batom vermelho, colar de pérolas e blusa preta). ELEIÇÕES NO TJMG II CANDIDATA ÁUREA BRASIL PRETENDE INCENTIVAR O TELETRABALHO NO JUDICIÁRIO MINEIRO quarta-feira, 17/04/24 18:25 O incentivo ao teletrabalho, garantida a sua compatibilidade com a eficiência judiciária e jurisdicional, ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco