RISCO DE CONTAMINAÇÃO

SINJUS PEDE SUSPENSÃO DE ATENDIMENTO PRESENCIAL NO TJ

quarta-feira, 01/04/20 10:37

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou novas regras para o expediente de seus servidores durante o regime de plantão extraordinário. Entretanto, em vez de restringir a circulação de pessoas em seus edifícios diante das primeiras mortes por Covid-19 em Minas Gerais, a Presidência do TJMG passou a exigir a presença de servidores em todas as unidades judiciárias e administrativas. Diante do grave risco de contágio de servidores, estagiários, terceirizados e seus familiares, o SINJUS-MG solicitou, nesta terça-feira, dia 31/3, a suspensão do atendimento presencial no Tribunal.

Entre as novas regras publicadas pelo TJMG está a necessidade de presença de pelo menos um servidor em cada unidade judiciária e administrativa. Com essa medida, aumenta o fluxo de pessoas nas repartições, necessitando, consequentemente, de que terceirizados e estagiários estejam presentes para viabilizar o atendimento das demandas.

“Pelas novas determinações, o que deveria ser a exceção virou regra. Antes, os servidores no regime de plantão presencial deveriam se dedicar exclusivamente às demandas urgentes da sociedade e que não pudessem ser resolvidas de forma remota. Contudo, agora, os servidores vão ter que comparecer às unidades de trabalho diariamente e realizar o atendimento relativo a processos que não são urgentes neste momento de crise epidemiológica. Por outro lado, todos os magistrados estão despachando de casa”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS-MG, Wagner Ferreira.

Antes da publicação das novas regras, vários servidores já se queixavam de que o TJMG não estava fornecendo equipamentos de proteção individual (EPIs) como álcool em gel e máscaras descartáveis, mesmo para aqueles que estão manuseando processos físicos. Um risco também para os assessores que estão em trabalho remoto, pois eles recebem os processos físicos em seus carros e os levam para casa, aumentando o potencial de contágio.

“Temos informações de casos confirmados de servidores com novo coronavírus. Se essa postura da Administração permanecer, o TJMG vai ser um foco propagador da infecção. Além da transmissão dentro dos edifícios, o servidor e demais colaboradores estarão expostos ou poderão ser um vetor durante o seu deslocamento até o trabalho e também no repouso em casa. Para agravar, muitas pessoas que estão sendo obrigadas a trabalhar presencialmente no Tribunal residem com familiares do grupo de risco, como idosos e pacientes com doenças crônicas”, reforça o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Alexandre Pires.

Nessa segunda-feira, o SINJUS chegou a enviar ofício ao TJMG cobrando a disponibilização de EPIs para os servidores que estão trabalhando presencialmente. Entretanto, diante das novas regras publicadas e da gravidade da situação, a Diretoria Colegiada do Sindicato realizou nesta terça-feira, dia 31/3, uma reunião virtual na qual decidiu pedir ao Tribunal a suspensão dos atendimentos presenciais.

Os dirigentes se basearam na Resolução Nº 313 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual determina que o trabalho remoto seja a regra, e o trabalho presencial seja excepcional e para demandas urgentes que não possam ser atendidas remotamente. No requerimento desta terça-feira, o SINJUS reforçou ainda a necessidade de fornecimento de EPIs para os servidores que venham fazer o atendimento presencial aos casos urgentes e excepcionais.

O SINJUS segue atento e lutando por essas e outras demandas dos servidores, ainda mais neste momento delicado para todos. Por isso, criamos a campanha #QuarentenaComSINJUS. Pelo e-mail [email protected] você pode enviar a sua denúncia, sugestão ou solicitação. Aproveite e fique sempre bem informado por meio das nossas mídias sociais. O SINJUS-MG não para de trabalhar pelo servidor do Judiciário mineiro.

Últimas notícias

ver mais
Fotografia da unidade do TJMG em fundo, sob ela se vê aplicações de duas fotografias, na primeira se vê o coordenador geral do Sinjus Alexandre Pires, a diretora de aposentados e pensionistas do Sinjus Janaina Torres e o candidato a vice presidência do TJ, todos estão em uma sala de reunião, sentados e conversando. Na segunda fotografia se vê o coordenador geral do Sinjus Alexandre Pires, o diretor de assuntos jurídicos do Sinjus Felipe Rodrigues e o candidato a vice -presidência do TJ, todos estão em uma sala de reunião, sentados e conversando. NOVAS DIRETRIZES CANDIDATOS À 1ª VICE-PRESIDÊNCIA DO TJ PROMETEM DIÁLOGO ABERTO SOBRE TELETRABALHO DOS SERVIDORES sexta-feira, 19/04/24 19:02 Assim como foi feito com os candidatos à Presidência do Tribunal de Justiça de ...
Fotografia diurna, panorâmica vista de cima da unidade IPSEMG, um prédio na cor marrom claro, com janelas, em uma rua arborizada e movimentada por automóveis, em torno da unidade se vê prédios e casas. TODOS ALERTA ZEMA ENVIA À ALMG PROPOSTA QUE AUMENTA CONTRIBUIÇÃO DE SERVIDORES sexta-feira, 19/04/24 18:35 O governador Romeu Zema (Novo) apresentou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na ...
CULINÁRIA TRADICIONAL APROVEITE AS DELÍCIAS DE MINAS COM O NOVO CONVÊNIO DO SINJUS sexta-feira, 19/04/24 10:07 Muito além do pão de queijo, a rica gastronomia mineira faz parte da cultura ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco