DIREITO DO SERVIDOR

SINJUS REQUER AO TJMG QUE RESPEITE A ESCALA DE FÉRIAS

terça-feira, 19/05/20 20:16

Após receber várias denúncias, o SINJUS-MG, por meio do Ofício nº 62/2020, está questionando o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) sobre o porquê de as férias dos servidores estarem sendo antecipadas, forçadamente, para os meses de maio e junho. O Sindicato solicita ao TJMG que a escala já definida de férias regulamentares seja respeitada, pois muitos servidores já se programaram e a mudança repentina pode inviabilizar projetos pessoais e acarretar prejuízos financeiros.

De acordo com os relatos recebidos pelo SINJUS, a Administração do Tribunal e suas chefias estão remarcando as férias para este período de maio e junho sem a concordância dos servidores. “O que queremos do Tribunal é que, diante de uma situação excepcional como a que estamos passando, a Administração pense primeiro na saúde mental e física do servidor. A antecipação obrigatória das férias não só fere o direito constitucional ao descanso, como causa prejuízo financeiro aos servidores, acarretando assim mais stress e insatisfação”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

No documento protocolado nesta terça-feira, dia 19 de maio, o Sindicato argumenta que a Portaria nº 3.360/2016 prevê que a concessão das férias regulamentares remuneradas deve ser analisada levando-se em consideração a necessidade do serviço público e o direito dos servidores públicos.

“Nosso entendimento é de que a mudança do período de férias pactuado com o servidor só pode ocorrer diante de clara e justificada necessidade do serviço público. Por isso, não se pode usar a pandemia ou o regime de plantão extraordinário como desculpa para remarcações sem critério”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira.

Ergonomia no teletrabalho

O SINJUS também solicitou ao TJMG, por meio do Ofício nº 61/2020, a adoção de medidas para garantir a saúde dos servidores que estão exercendo as suas atividades em regime de teletrabalho.

No documento, foi requerido que a Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat) crie uma campanha de comunicação para orientar os servidores sobre as melhores práticas durante o trabalho em home office, abordando, por exemplo, a necessidade de se manter uma postura adequada durante o expediente em frente ao computador, de fazer pausas periódicas e alongamentos, respeitar o horário da jornada de trabalho e os intervalos, controlando, inclusive, os horários em que estão à disposição por meios eletrônicos, especialmente com o uso de aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, entre outras orientações que a Gersat entenda como fundamentais para o bem-estar dos servidores.

“O Tribunal divulgou números importantes da produtividade, apurados neste período de plantão extraordinário. Foram mais de 7,4 milhões de atos processuais. Isso mostra que o servidor do Judiciário mineiro tem cumprido o seu papel. Contudo, o TJMG também precisa ter uma atenção maior quanto à saúde do servidor neste período, inclusive no que diz respeito à ergonomia”, afirma a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Adriana Teodoro.

Essas iniciativas do SINJUS foram tomadas em atendimento à demanda de servidores que enviaram suas denúncias e sugestões pelo e-mail [email protected]. Nesta #QuarentenaComSINJUS, os diretores e funcionários do Sindicato estão firmes trabalhando para atender você, servidor, cada vez melhor. Se você tem alguma solicitação, entre em contato conosco.

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de uma sala de reuniões com paredes brancas e chão de taco, onde se vê pessoas sentadas em carteiras debatendo. MOBILIZAÇÃO   CBI SE REÚNE PARA TRAÇAR ESTRATÉGIAS DE LUTA EM DEFESA DO IPSEMG  segunda-feira, 22/04/24 18:54 Diante da possibilidade de majoração substancial da contribuição dos servidores para financiar a assistência ...
Fotografia do Presidente eleito do TJMG, Corrêa Júnior (Um homem de pele clara, cabelos castanhos com mechas grisalhas, usando uma roupa formal, terno preto e gravata vermelha) , ao fundo se vê o auditório do Órgão Especial. GESTÃO 2024-2026 PRESIDENTE ELEITO DO TJMG, CORRÊA JUNIOR, REFORÇA COMPROMISSO DE DIÁLOGO COM OS SERVIDORES segunda-feira, 22/04/24 18:53 O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior foi eleito presidente do Tribunal de ...
Na imagem estão os últimos andares do edifício sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais com um letreiro vermelho onde está escrito TJMG em branco. Ao fundo, estão uma parte da Serra do Curral com vegetação verde e edifícios vizinhos ao Tribunal. Conteúdo textual: ATUALIZAÇÃO - Carteira funcional do TJMG: agendamento para coleta de dados está disponível. ATUALIZAÇÃO Carteira funcional do TJMG: agendamento para coleta de dados está disponível segunda-feira, 22/04/24 12:21 Servidores da ativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) já podem realizar ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco