NEGOCIAÇÕES

TJMG SE COMPROMETE A CRIAR GRUPO PARA DISCUTIR A PV

sexta-feira, 22/09/17 18:16

Nesta sexta-feira, dia 22/9, os representantes do Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG) se reuniram com o superintendente administrativo adjunto do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga. No encontro foram discutidas soluções para demandas dos servidores, com destaque para a Promoção Vertical. Após solicitação do Sindicato, o Tribunal se comprometeu a criar um grupo de trabalho para promover melhorias nos procedimentos das PVs.

Pelo SINJUS, participaram o diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Felipe Rodrigues, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Alexandre Pires, que reforçaram o descontentamento da categoria com os critérios adotados nos últimos processos da Promoção Vertical. Os dirigentes lembraram à Administração do TJMG que regras aplicadas atualmente no apontamento de vagas se fundamentam em legislação revogada, ou seja, o procedimento não obedece ao princípio da legalidade.

Em reunião no dia 21/10/2010, o Comitê de Gestão Estratégica Institucional do TJMG decidiu pela a utilização de regras contidas nos anexos I, II, V e VI da Lei Estadual Nº 13.647/2000, que estão expressamente revogados pela Lei Estadual 16.645/2007. A legislação revogada impõe limites de vagas em cada classe de cada cargo das carreiras do quadro de pessoal da Secretaria do Tribunal, enquanto a lei vigente aboliu este limite.

Por isso, o SINJUS-MG solicitou a convocação de reunião do Comitê, por meio do ofício Nº 93/2017, para rever a decisão. O Sindicato requereu ainda a criação de um grupo de trabalho (GT) com representantes do TJMG e dos servidores para a construção de uma metodologia mais adequada para o apontamento de vagas.

Em resposta, o desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga sinalizou positivamente para a criação do grupo de trabalho com a participação dos sindicatos. Segundo o magistrado, a partir de um encaminhamento do GT a ser criado, o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, poderá convocar reunião do Comitê de Gestão com o intuito de rediscutir a decisão tomada em 2010.

Compensação

Também foi tratada no encontro a compensação das greves realizadas pela categoria nos anos de 2014 e 2011. Para o desembargador Carlos Henrique, o TJMG provavelmente vai atender ao pedido referente à de 2014, pois a decisão será meramente administrativa. O magistrado também acredita ser possível ocorrer a compensação da paralisação ocorrida em 2011, mesmo ainda havendo ação judicial discutindo a legalidade do movimento grevista e suas implicações.

Sobre essas demandas, o desembargador Carlos Henrique afirmou que irá reforçar o pedido ao presidente do TJMG e buscar soluções nos setores competentes.

Férias-prêmio

Os diretores do Sindicato cobraram ainda um posicionamento acerca do Ofício Nº 88, que solicita a revogação do artigo 6º da Portaria nº 3.360/PR/2016. Ele proíbe que o servidor que tenha férias regulamentares a serem usufruídas goze de férias-prêmio. O pleito do SINJUS-MG se baseia no princípio da isonomia entre magistrados e servidores, já que, no dia 4/9, foi publicada portaria que retirou esse mesmo impedimento dos magistrados. O Desembargador entendeu justa a reivindicação e, após ouvir os outros sindicatos, levará o pedido à Presidência para ser analisado.

Outro assunto discutido foi o pagamento do terço de férias, suspenso em 2016. O Sindicato entende que os servidores teriam direito aos valores, pois, a suspensão das férias foi publicada na véspera do depósito. Quanto a essa reivindicação, os representantes do TJMG disseram que vão reanalisar o caso e consultar a Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu/TJMG).

Ao final, o superintendente administrativo adjunto do TJMG afirmou que serão dadas as respostas dos pleitos até o final da próxima semana. Uma nova reunião com o desembargador Carlos Henrique foi marcada para o dia 27/9 para tratar da Data-Base 2017 e dos auxílios-saúde e transporte.

Por isso, servidor, fique atento aos canais de comunicação do SINJUS-MG para se manter informado sobre o andamento das negociações.

Notícias relacionadas

AUXÍLIOS SINDICATOS SE REÚNEM COM RELATOR E PEDEM CELERIDADE quinta-feira, 21/09/17 18:12 Na luta pela criação dos auxílios-saúde e transporte para os servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), hoje, dia 21/9, representantes do SINJUS-MG, do SERJUSMIG e do SINDOJUS-MG estiveram no Tribunal para negociar a celeridade na tramitação ... leia mais
CONTADOR PROPOSTA DOS AUXÍLIOS ESTÁ PARADA HÁ 378 DIAS NO TJMG terça-feira, 19/09/17 17:43 No início de setembro do ano passado, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) assumiu o compromisso, entre outros, de instituir os auxílios-saúde e transporte para os seus servidores. Essa era uma das condições para se fechar acordo ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Plataforma da Classe Trabalhadora Fenajud entrega cartilha para presidenciáveis quinta-feira, 18/10/18 11:07 Cartilha foi protocolizada pelos coordenadores da Federação nos escritórios do Partido dos Trabalhadores (PT) ...
PRORROGADO CADASTRO DE SERVIDOR COM DEFICIÊNCIA DO TJ VAI ATÉ 31/10 quarta-feira, 17/10/18 18:00 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais quer atualizar os dados cadastrais de servidores ...
ELEIÇÕES EM MINAS SINJUS CONVIDA SERVIDORES PARA DEBATE COM CANDIDATOS quarta-feira, 17/10/18 17:35 Na próxima sexta-feira, dia 19/10, às 15h, os candidatos Antônio Anastasia e Romeu Zema ...

Convênios

ver mais
Champion Mecânica Automotiva Serra . BH (31) 3223 5766 / 99341 5657 10% a 20% ver mais
Art Day SPA Spa Buritis . BH (31) 97563 3165 www.facebook.com/artdayspa 20% ver mais
Marina Gonçalves Terapias alternativas Centro . BH (31) 99972 0403 R$50* a R$70* por sessão ver mais
Top