Prospota

Toffoli vai propor restringir foro especial para Executivo e Judiciário

quarta-feira, 09/05/18 11:55

O ministro Dias Toffoli, do STF, afirmou a aliados que pretende apresentar duas propostas de súmulas vinculantes para alargar a restrição do foro especial às demais autoridades, não só ao Congresso.

Segundo o Painel apurou, ele pretende estender o entendimento recente da corte, que limitou a prerrogativa apenas para parlamentares, a integrantes dos Poderes Executivo e Judiciário, além de declarar inconstitucionais leis estaduais que protejam autoridades locais.

O ministro falou sobre a minuta das duas súmulas em um jantar com integrantes de outras cortes superiores, na noite desta terça (8), em Brasília.

Segundo os relatos, ele pretende propor que o foro para as demais autoridades também só valha para crimes praticados no mandato ou no exercício de cargo e em função dele. E prega que previsões da prerrogativa decretadas por constituições estaduais e pela lei orgânica do DF são inconstitucionais.

Com as medidas, Toffoli tenta alargar o entendimento do Supremo para além dos congressistas e pôr fim às críticas de que a corte promoveu uma restrição seletiva do acesso ao foro especial.

Segundo interlocutores, a proposta do ministro deixaria expressa que membros e servidores dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário só terão acesso ao foro especial se os crimes praticados compreenderem o exercício e em razão do cargo ou função públicos.

Fonte: Folha de São Paulo

Últimas notícias

ver mais
ACESSIBILIDADE INSCRIÇÕES PARA DEBATE DO NPD TERMINAM AMANHà quarta-feira, 19/09/18 18:00 Termina nesta quinta-feira, 20/9, às 17h, o prazo de inscrição para o debate “As ...
ATO PÚBLICO SERVIDORES SE REÚNEM NO TJMG PARA PEDIR RESPEITO quarta-feira, 19/09/18 17:14 Dezenas de servidores se reuniram nesta quarta-feira, 19/9, na sede do Tribunal de Justiça ...
PV 2018 TJ DIVULGA ORIENTAÇÕES SOBRE O EDITAL quarta-feira, 19/09/18 17:04 O TJMG divulgou na intranet nesta quarta-feira, 19/9, orientações sobre o edital da Promoção ...
Top