NATAL E ANO NOVO

ARTIGO: UMA CEIA DELICIOSA E SAUDÁVEL (ISSO MESMO!)

quarta-feira, 19/12/18 12:19

Chegam as festas de fim de ano e muita gente já pensa em sair da dieta e exagerar na comilança. No entanto, é possível preparar uma ceia de Natal gostosa e ao mesmo tempo saudável!

Surgem várias delícias nessa época, que são irresistíveis para muitas pessoas: rabanada, panetone, farofa, pernil, chocotone…. Muitas pessoas se jogam com tudo nesses pratos e o ponteiro da balança sobe mesmo!

Mas não precisa ser assim: dá para passar pelo Natal e Ano Novo sem tantos exageros alimentares!

Confira algumas dicas para uma ceia de Natal e Réveillon mais light!

Carnes

Na hora da ceia, que tal escolher somente um tipo de carne para comer? Não precisa comer todas as proteínas juntas! Saiba que a carne do peru é mais magra que a do frango e do tender. Duas fatias de peru têm 190 kcal.  Uma fatia de tender tem cerca de 250 calorias! Já duas fatias de pernil têm 380 calorias!  O certo é optar pela moderação!

Farofa 

Se você estiver realmente muito preocupado com a boa forma, mas não quer abrir mão da farofa na ceia, que tal fazer uma receita diferente! Você pode fazer farofa com farelo de aveia e substituir a linguiça e o bacon por ingredientes como cenoura ralada, azeitona, uvas-passas, castanhas e nozes trituradas, cebola, ervas frescas, frutas frescas…


Bebidas 

A gente sabe que, para muita gente, fim de ano é sinônimo de exagero na comida e também na bebida. Dá para aproveitar o Natal bebendo moderadamente e aproveitando bem a festa. Se for beber cerveja, saiba que uma latinha tem cerca de 150 calorias. Uma taça de vinho tem cerca de 200 calorias, e o espumante é uma opção menos calórica. É importante beber bastante água. Sucos de frutas e água de coco podem ser uma boa pedida, afinal, dezembro é um mês superquente!

Carboidratos

Vai fazer o seu prato na ceia? Uma boa ideia é escolher apenas uma opção de carboidrato: farofa ou arroz, ou salada de macarrão, ou salada de maionese, e não tudo junto! Você também pode substituir o arroz branco por arroz integral e incluir vegetais para deixá-lo mais saudável. Castanhas e amêndoas também combinam super bem com arroz e garantem mais saúde e saciedade.

Rabanadas

Dá até para fazer uma rabanada mais light! As rabanadas de forno são tão gostosas quanto as fritas!

Aposte nas saladas natalinas!

Utilize variedades como:

Vegetais frescos (alface americana, tomate cereja, pepino, cenoura), frutas frescas (uvas, kiwi, carambola, manga, abacaxi, maçã, pera) palmito, azeitonas, frutas desidratadas (damasco, uvas-passas, maças…), oleaginosas (castanhas, nozes etc.…), queijos magros (muçarela de búfala, tofus, etc.…). Utilize também grãos, sementes (chia, gergelim, linhaça)

Para melhorar as saladas:

Molhos deliciosos, feitos apenas com ingredientes light: iogurte light, maionese light, creme de ricota, ervas e suco de limão. Eles dão um sabor único às saladas.

Experimente: Damasco com mostarda e mel também é excelente! Você não vai querer saber de outra receita!

Veja no link abaixo algumas sugestões de receitas:

Receitas para o Natal e Ano Novo

 

Heloisa Helena

Especialista em Nutrícia Clínica, a área da nutrição que foca na ingestão adequada de alimentos e nutrientes para resistência a doenças. Heloísa também atua na área de nutrição esportiva, voltada para praticantes de atividades físicas.

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