ATUAÇÃO SINDICAL

SINJUS INTENSIFICA ARTICULAÇÃO PELA DATA-BASE 2024 NO RETORNO DOS TRABALHOS NA ALMG

quarta-feira, 29/01/25 19:03 A imagem apresenta um design gráfico relacionado à campanha "Data-Base 2024" do SINJUS-MG. O destaque visual é um emblema com um punho cerrado, símbolo de luta sindical, e a inscrição "Data-Base 2024" em vermelho e branco. Abaixo, há um indicador de carregamento parcialmente preenchido com a palavra "Carregando...", sugerindo um processo em andamento. O fundo exibe a fachada da ALMG. O texto em destaque informa que o SINJUS está intensificando sua articulação pela Data-Base 2024 diante do retorno dos trabalhos na ALMG.

Com a proximidade do fim do recesso parlamentar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o SINJUS-MG já está atuando para garantir que o Projeto de Lei (PL) da Data-Base 2024 dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) tenha uma rápida tramitação. Além de terem intensificado o diálogo com deputadas e deputados estaduais, na última reunião da Mesa de Negociações, os dirigentes do Sindicato também cobram que a Presidência do Tribunal faça interlocução diretamente com a Mesa da ALMG.

Essa articulação tem como objetivo acelerar o trâmite do PL da Data-Base 2024 e evitar que a proposta fique emperrada em comissões ou seja postergada por questões políticas. A estratégia do SINJUS-MG inclui a construção de um ambiente favorável para que o projeto tenha prioridade assim que os trabalhos na Assembleia forem iniciados no dia 3 de fevereiro, próxima segunda-feira.

“Todos da Diretoria do SINJUS estão empenhados, buscando apoio dos parlamentares para agilizar a tramitação da Data-Base, mas a força do Sindicato vem do engajamento das servidoras e dos servidores. Por isso, assim que a ALMG retomar os trabalhos, a mobilização será essencial. Precisamos nos unir, enviar mensagens nas redes sociais e marcar presença nas galerias para cobrar dos deputados o compromisso com a nossa categoria”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Um dos argumentos utilizados pelos dirigentes do Sindicato nas conversas com as deputadas e os deputados é o balanço fiscal positivo do estado. Nesta quarta-feira, dia 29 de janeiro, o governador de Minas anunciou um superávit de R$ 5 bilhões nas contas públicas em 2024, confirmando que há condições financeiras para garantir o direito à reposição inflacionária dos servidores.

Tramitação na ALMG

Como o PL da Data-Base 2024 foi enviado somente no dia 19 de dezembro, na véspera do recesso parlamentar, a matéria ainda precisa ser recepcionada durante uma reunião plenária. Em seguida, inicia-se a tramitação que exige análise em três comissões antes de ser levado ao Plenário para discussão e votação. O projeto precisará ser aprovado nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Administração Pública (CAP) e de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO).

Além disso, um desafio adicional é que os trabalhos na ALMG vão retornar com a pauta trancada à espera da apreciação de todos os vetos editados pelo governador. Somente após a votação desses é que as votações ordinárias no Plenário da ALMG serão retomadas.

“Esse cenário exige ainda mais articulação para garantir que o PL da Data-Base dos servidores do TJMG não seja prejudicado por disputas políticas. Nesse sentido, estamos monitorando de perto as movimentações no Legislativo; não só a referente ao nosso projeto, mas também as relacionadas a outras matérias que podem prejudicar uma rápida tramitação”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informando sobre a tramitação do PL da Data-Base 2024, sobre a agenda de votações na ALMG e também em relação às mobilizações para garantir esse direito.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Mesa de Negociações Atuação sindical garante avanços na primeira reunião do ano segunda-feira, 27/01/25 19:16 Após incisivas cobranças por parte dos representantes do SINJUS-MG e do SERJUSMIG, a reunião bimestral da Mesa de Negociações entre Sindicatos e a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que estava marcada para fevereiro, foi antecipada ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco