AUDIÊNCIA PÚBLICA

EM BRASÍLIA, SINJUS DEFENDE ADESÃO DE MINAS AO PROPAG

quarta-feira, 28/05/25 16:25

Ampliando a luta em defesa da adesão de Minas Gerais ao Programa de Pleno Pagamento de Dívida dos Estados (Propag), o SINJUS-MG participou de audiência pública promovida pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, em Brasília, na última terça-feira, 27 de maio. O Sindicato foi representado pelo diretor de Formação e Política Sindical e vereador de Belo Horizonte, Wagner Ferreira.

A atuação sindical foi destaque na audiência, que reuniu dezenas de lideranças sindicais do estado, além de parlamentares e representantes do governo. Na oportunidade, Wagner reforçou que a discussão sobre a dívida pública de Minas não pode ser feita sem a participação dos trabalhadores e das entidades que representam os servidores públicos. 

“O debate sobre a dívida unificou sindicatos e diversas forças políticas de Minas Gerais, porque todos entenderam que o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) não é solução, ele só aprofunda a crise social e fiscal do estado. O Propag surge como alternativa, fruto da mobilização sindical, mas essa proposta precisa ser analisada com responsabilidade, transparência e participação social”, afirmou Wagner.

Atualmente, o debate sobre a adesão de Minas Gerais ao Propag também avança na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O governo estadual enviou 13 projetos que definem estratégias para formalizar o acordo de pagamento da dívida. Desse total, seis propostas já foram aprovadas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e estão prontas para tramitar nas demais comissões. 

Em especial, o Projeto de Lei (PL) 3.731/25, que institui oficialmente o Propag e prevê a saída do estado do RRF, foi aprovado em 1º turno no Plenário da Casa na forma do Substitutivo nº 2, nesta quarta-feira, 28 de maio. Agora, a proposta segue para análise na FFO e, na sequência, poderá ser encaminhada para votação em 2º turno.

Defesa dos servidores e dos ativos públicos

Na audiência, Wagner Ferreira reforçou que discutir a dívida do estado não é somente um tema fiscal, mas uma pauta que impacta diretamente a vida dos servidores e a continuidade dos serviços públicos. O dirigente ainda alertou para a necessidade de garantir que qualquer acordo preserve direitos, carreiras e o patrimônio público mineiro.

“A gente entra servidor e se aposenta como servidor. É a nossa carreira e a nossa história que está em jogo. Precisamos garantir que qualquer renegociação de dívida não comprometa os nossos direitos, nem os serviços prestados à população”, destacou.

A participação ativa do SINJUS também repercutiu na imprensa mineira. O jornal Estado de Minas destacou a cobrança do Sindicato por transparência nos números e por um debate responsável, que leve em conta os impactos sobre o funcionalismo e os ativos públicos. Já o jornal O Tempo deu ênfase à valorização da articulação sindical que construiu o Propag como alternativa viável ao RRF defendido pelo governo Zema.

O SINJUS reafirma seu compromisso com a luta em defesa dos direitos dos servidores e do serviço público. A entidade seguirá acompanhando de perto as discussões sobre o projeto e mobilizando a categoria para participar dos desdobramentos desse debate.

“A luta sindical é essencial para garantir transparência, justiça fiscal e para preservar os serviços públicos. Não aceitaremos que a conta de uma dívida histórica e bilionária recaia sobre os nossos ombros ou coloque em risco os nossos direitos e o exercício da nossa profissão”, reforçou o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: As duas imagens promovem o passeio de Carnaval do SINJUS-MG, em parceria com a Esperanza Tour. A primeira imagem reforça o convite de forma vibrante, destacando o evento que ocorrerá no dia 10 de fevereiro (terça-feira), das 17h às 20h, e a ilustração da tradicional Carreta Furacão, símbolo de animação e descontração, no centro da imagem. A segunda arte traz informações práticas sobre o evento, destacando que o embarque e desembarque será no Coreto da Praça da Liberdade, no valor de 90 reais, com o prazo para inscrição até o dia 4/2 (quarta-feira), além de incluir bebidas, salgados, concurso de fantasias e brinde especial no dia. O tom da imagem é festivo e acolhedor, refletindo o espírito de integração entre os filiados e dependentes do sindicato. Folia Participe do Carnaval do NAP em um passeio especial por Belo Horizonte quarta-feira, 28/01/26 12:22 Prepare-se para viver mais um ano de muita folia com a Esperanza Tour em ...
Ofício SINJUS solicita melhorias nas regras de viagens institucionais de servidores do TJMG segunda-feira, 26/01/26 17:49 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) encaminhou ao SINJUS-MG, no dia 13 ...
CONQUISTA TJ REDUZ JORNADA DO CARGO DE JORNALISTA APÓS ATUAÇÃO DO SINJUS sexta-feira, 23/01/26 17:14 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, no Diário do Judiciário Eletrônico ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco