IGUALDADE RACIAL

SINJUS ANTIRRACISTA PAUTA NO CR DA FENAJUD O DEBATE SOBRE RACISMO INSTITUCIONAL

quarta-feira, 18/06/25 16:19 A imagem mostra duas mulheres negras sentadas à mesa durante o Conselho de Representantes da Fenajud. Cleonice Amorim, do SINJUS Antirracista, fala ao microfone enquanto a outra participante ouve atentamente. Ambas participam de um painel que debate o racismo institucional no Judiciário, reforçando o compromisso com a equidade racial nas estruturas de poder. Ao fundo, vê-se o telão com o tema do evento e a identidade visual da Fenajud.

O SINJUS Antirracista mais uma vez reafirmou o seu compromisso com a luta por igualdade racial e pelo enfrentamento ao racismo estrutural dentro e fora do Poder Judiciário. Durante o Conselho de Representantes (CR) da Fenajud, realizado no último dia 12 de junho, em João Pessoa (PB), um dos painéis da programação abordou o tema do combate ao racismo institucional e o fortalecimento das ações antirracistas no sistema de Justiça.

A integrante do SINJUS Antirracista e do Coletivo de Negras e Negros do Judiciário, Cleonice Amorim de Paula, contribuiu ativamente para o debate levando dados, relatos e análises que evidenciam o cenário de exclusão e violência simbólica e material ainda vivido pela população negra nas instituições públicas e privadas no Brasil, incluindo o Judiciário.

Um dos pontos centrais de sua fala foi a defesa da implementação efetiva do Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O documento orienta magistradas e magistrados de todo o País a incorporarem a análise racial em suas decisões, o que representa um avanço essencial para enfrentar o racismo estrutural que permeia a sociedade brasileira.

“A maioria da população pobre, a maioria da população excluída dos postos de trabalho e dos cargos mais elevados é composta por negras e negros. No mundo público, em geral, a maioria é de pessoas brancas. Em regra, as cortes dos tribunais são compostas por brancos e, em sua maioria, homens”, criticou Cleonice Amorim.

A representante do SINJUS Antirracista aproveitou a oportunidade para solicitar ao Coletivo de Negras e Negros da Fenajud que verifique como está sendo aplicado o Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial pelos tribunais. Ela destacou a importância de observar aspectos como a estrutura disponibilizada, a composição dos membros, a presença de representantes dos servidores, entre outros pontos.

O debate também contou com a participação do coordenador-geral da Fenajud, Alexandre Santos, e de Ellen Pereira, do Coletivo de Negras e Negros do Judiciário de Santa Catarina (CNNJ-SC). Ambos reforçaram o papel estratégico das entidades sindicais na promoção da equidade racial e no enfrentamento das desigualdades que se manifestam nas estruturas de poder, inclusive no próprio sistema de Justiça e nas entidades sindicais.

Outro avanço importante foi a decisão política da Fenajud de inserir, de forma permanente, a discussão sobre igualdade racial nas pautas dos próximos CRs. A medida consolida o compromisso coletivo da categoria com o fortalecimento da luta antirracista nos espaços de representação sindical.

Durante o evento, também foi anunciada a realização do II Encontro Nacional de Negros e Negras do Judiciário, agendado para ocorrer entre os dias 25 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro.

O SINJUS Antirracista seguirá atuando de maneira proativa para contribuir com a luta das servidoras negras e dos servidores negros de Minas Gerais e de todo o Brasil, buscando uma sociedade e um sistema de Justiça verdadeiramente democráticos e antirracistas. Acompanhe as nossas mídias e fique por dentro das próximas ações.

SINDICATO É PRA LUTAR

Últimas notícias

ver mais
Podcast Presidente do TJ e SINJUS participam juntos do “Se Liga, Minas” desta semana quinta-feira, 22/01/26 16:51 O SINJUS-MG participou de mais um debate essencial no podcast “Se Liga, Minas”. O ...
DEFESA DE DIREITOS MOBILIZAÇÃO DA CATEGORIA SERÁ DECISIVA EM 2026 segunda-feira, 19/01/26 18:04 Com atuação firme e presença constante nos espaços de decisão que envolvem o Judiciário ...
Imagem Acessível: A imagem mostra uma cena que representa uma sessão de psicoterapia. Em primeiro plano, uma pessoa está sentada, parcialmente visível e em posição de escuta, enquanto em segundo plano aparece uma profissional segurando uma prancheta amarela e uma caneta, simbolizando o trabalho terapêutico. No canto superior esquerdo, lê-se “Bem-estar”, e ao lado há o símbolo da Psicologia em roxo. Sobre a imagem, o texto destaca: “Novo convênio do SINJUS garante condições especiais em sessões de psicoterapia”. Na base, está o logotipo do SINJUS-MG centralizado. Bem-estar Novo convênio do SINJUS garante condições especiais em sessões de psicoterapia segunda-feira, 19/01/26 13:57 A saúde mental é fundamental para o bom desempenho profissional e para o equilíbrio ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco