ALERTA

Quem não respondeu ao Censo 2025 pode ter benefícios suspensos; confira como regularizar

segunda-feira, 14/07/25 12:47

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) abriu um novo prazo para as servidoras e os servidores que não realizaram o Censo Cadastral Previdenciário 2025 no período regular, encerrado em 31 de maio. A atualização dos dados pode ser feita de forma online até o dia 13 de agosto. Antes de iniciar o procedimento, confira se o seu nome está na lista de convocados para a regularização do censo. 

Neste ano de 2025, o Censo abrange os Poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça Militar. A participação no censo é obrigatória para todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Minas Gerais, mesmo aqueles que não são usuários da assistência à saúde do Ipsemg. Quem não cumprir com essa exigência dentro do novo prazo poderá sofrer penalidades administrativas, como a suspensão de benefícios previdenciários.

O objetivo do recenseamento é manter o banco de dados dos segurados atualizado e garantir a regularidade da folha de pagamento e da gestão previdenciária do estado. O procedimento é independente de outras ações periódicas, como a Prova de Vida. Ou seja, quem já realizou a Prova de Vida em 2024 também precisa responder ao Censo Previdenciário.

Como fazer a atualização

Os segurados poderão regularizar a situação cadastral realizando o censo previdenciário por meio do site ipsemg.mg.gov.br até o dia 13 de agosto. Mais informações em ipsemg.mg.gov.br > Serviços > Previdência > Censo Previdenciário 2025.

Quem preferir, também pode entrar em contato pelo telefone 155 (ligação gratuita para chamadas dentro do Estado de Minas Gerais) ou (31) 3069-6601 (para fora de MG – chamada tarifada), clicando na opção 3 e em seguida opções 6 e 1.

O SINJUS-MG reforça a importância de cumprir com essa obrigação dentro do novo prazo e se coloca à disposição da categoria para orientar e esclarecer dúvidas. Compartilhe essa informação com colegas e evite transtornos futuros!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

A imagem tem fundo desfocado com tons neutros e mostra ao centro uma ilustração circular com o logo do IPSEMG e desenhos estilizados de pessoas diversas ao redor. No centro, está escrito: “IPSEMG convoca – Censo Previdenciário 2025”. Uma faixa vermelha atravessa a parte inferior do círculo com a frase: “Um compromisso de todos os servidores do Estado”. No topo, lê-se: “Até 21 de maio”. Abaixo, em destaque, o aviso: “Servidores ativos e aposentados são obrigados a responder o Censo Previdenciário do IPSEMG”.
ATÉ 31 DE MAIO SERVIDORES ATIVOS E APOSENTADOS SÃO OBRIGADOS A RESPONDER O CENSO PREVIDENCIÁRIO DO IPSEMG sexta-feira, 04/04/25 15:42 O SINJUS-MG informa a todos os servidores públicos estaduais, especialmente os vinculados ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e ao Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), sobre a obrigatoriedade de participação no Censo Cadastral Previdenciário ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Servidores acompanham a votação do PL do Auxílio-Saúde na ALMG, vistos por uma divisória de vidro. Alguns seguram cartazes com frases como “A saúde do servidor também importa” e “Auxílio-saúde digno já”. Entre os servidores, em primeiro plano estão os diretores do SINJUS, Felipe Rodrigues (diretoria de Assuntos Jurídicos) e Alexandre Gomes (diretoria de Imprensa e Comunicação). NA ALMG PL DO AUXÍLIO-SAÚDE PASSA EM 2º TURNO NA FFO E PODE SER VOTADO EM DEFINITIVO NO PLENÁRIO ÀS 10H DESTA 3ªF. segunda-feira, 14/07/25 19:47 O Projeto de Lei (PL) 3.211/2024, que propõe a retirada das faixas etárias do ...
A imagem mostra uma audiência pública no plenário de uma comissão parlamentar, com a presença de parlamentares e representantes de entidades. FENAJUD EM AÇÃO PARLAMENTARES E ENTIDADES REAGEM À REFORMA ADMINISTRATIVA EM AUDIÊNCIA COM MINISTRA: “PEC 32 NÃO VOLTARÁ” sexta-feira, 11/07/25 17:57 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) marcou presença na audiência ...
CONDIÇÕES DE TRABALHO TJMG RESPONDE SOBRE ELEVADORES DA AFONSO PENA 1500 sexta-feira, 11/07/25 17:36 Em resposta ao Ofício 25/2025 do SINJUS-MG, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35% ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco