Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial
quarta-feira, 10/09/25 18:17
Na tarde desta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, a luta pela valorização da carreira dos servidores e das servidoras do Judiciário mineiro ganhou mais um capítulo importante. A Comissão de Excedentes da Promoção Vertical (PV) 2023 realizou uma ação durante a sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), pressionando por mais vagas no certame. A iniciativa contou com o apoio do SINJUS-MG, que segue firme ao lado dos colegas na busca por reconhecimento.
Na entrada da sessão, integrantes da Comissão de Excedentes e dirigentes sindicais entregaram uma carta aberta aos desembargadores que compõem o Órgão Especial, pedindo a valorização da categoria. No documento, também são detalhadas as discrepâncias do certame em relação aos anteriores.
No edital de 2021, a aprovação de candidatos do cargo Oficial Judiciário da Classe C para B foi de 83,87%. No certame seguinte, todos os candidatos aptos foram aprovados, mas, agora, na PV 2023, apenas 49,83% conseguiram a promoção. Clique aqui e veja a íntegra.
Esse e outros dados constam na carta elaborada pela Comissão. O documento também foi entregue em mãos ao presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, que se comprometeu a analisar novamente a reivindicação dos servidores.
“Estivemos aqui para entregar pessoalmente essa carta aos desembargadores, mostrando que a PV 2023 está promovendo o menor número de servidores em relação aos candidatos inscritos. O nosso objetivo é lutar pela carreira e conseguir mais vagas para a Promoção Vertical”, afirma Fabíola Ferreira.
Pela primeira vez na história da Promoção Vertical, candidatos que atingiram a pontuação máxima possível com 2 pós-graduações lato sensu não foram promovidos. A situação escancara uma injustiça sem precedentes, causando frustração e indignação em quem investiu tempo, dinheiro e dedicação na qualificação profissional.
Durante a ação, dirigentes do SINJUS estiveram presentes para dar suporte e fortalecer a mobilização.
“O SINJUS não vai aceitar retrocessos na Promoção Vertical. A luta da Comissão de Excedentes é uma luta de toda a categoria, pois não se trata apenas da PV 2023, mas sim de todos os próximos certames da Promoção Vertical. Por isso, o Sindicato está ao lado dos servidores em cada etapa dessa batalha”, reforçou o coordenador-geral do Sindicato, Alexandre Pires.
Somadas a outras iniciativas da Comissão e dos Sindicatos, o recebimento da carta pelo presidente do TJMG é mais um passo importante pela PV 2023. O SINJUS continuará cobrando do Tribunal uma resposta concreta e justa, que valorize a carreira e respeite o esforço dos servidores. Acompanhe as nossas mídias para ficar informado sobre os desdobramentos dessa reivindicação.
SINDICATO É PRA LUTAR!