JUDICIÁRIO

SINJUS-MG COBRA DEMOCRATIZAÇÃO DO CNJ EM AUDIÊNCIA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

terça-feira, 14/10/25 20:25 Registro de uma audiência pública na Câmara dos Deputados. Três homens estão sentados à mesa principal, com microfones e crachás de identificação. Ao fundo, há uma faixa com o texto “Audiência Pública — 20 anos do CNJ. Por um Judiciário mais democrático e representativo.” e uma bandeira do Brasil. À frente da mesa, o público acompanha a sessão. O homem ao centro, de terno azul, é o deputado que preside a audiência; à direita, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, fala ao microfone, gesticulando com as mãos.

O SINJUS-MG marcou posição na audiência pública que debateu os 20 anos de criação e de atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizada nesta terça-feira, 14 de outubro, na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, em Brasília. A reunião reuniu juristas, deputados federais e representantes de entidades sindicais para avaliar a trajetória do órgão de controle do Poder Judiciário e resultou em encaminhamentos importantes para a categoria, incluindo a coleta de assinaturas para transformar em PEC a proposta que cria cadeiras para servidores no CNJ e diligências sobre isonomia do auxílio-saúde.

O coordenador-geral do SINJUS-MG e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Alexandre Pires, abriu os debates fazendo uma intervenção contundente sobre os rumos do CNJ e a necessidade urgente de democratização do Judiciário brasileiro. A participação do dirigente reforça o compromisso do SINJUS com a defesa de um sistema de Justiça mais próximo da sociedade.

Em sua fala, Alexandre Pires foi direto ao apontar o distanciamento do Poder Judiciário em relação ao cidadão.

“Ao contrário da proposta que motivou a criação do CNJ, o Poder Judiciário está afastado do cidadão. É o Poder menos democrático da República é o Judiciário. Nem servidores nem sociedade têm espaço de voz no CNJ”, denunciou o dirigente, cobrando que servidoras e servidores dos tribunais de Justiça tenham instrumentos de manifestação em questões que envolvem os seus direitos e deveres funcionais, além de representatividade entre os membros do Conselho.

Para o sindicalista, é fundamental repensar o papel e a composição do Conselho, que tem ultrapassado os limites de suas competências constitucionais.

“O CNJ está usurpando atribuições do Executivo e do Legislativo. Precisamos discutir qual o papel que o servidor, que o cidadão e que o próprio Legislativo querem do CNJ”, defendeu Pires.

Encaminhamentos em defesa da categoria

A audiência pública construiu encaminhamentos importantes para os servidores do Judiciário e do Ministério Público. O deputado autor do requerimento da audiência, Reimont (PT-RJ), se comprometeu a buscar assinaturas para a tramitação da proposta legislativa que cria cadeiras no CNJ para representantes dos servidores do Judiciário e do Ministério Público. O objetivo é transformá-la em PEC e garantir sua tramitação no Congresso Nacional. A proposta já conta com 151 assinaturas.

Além disso, a Comissão de Administração e Serviço Público aprovou a realização de duas diligências. A primeira solicita esclarecimentos sobre o procedimento administrativo que suspendeu os efeitos da lei de Tocantins relativa a perdas decorrentes da transição Unidade Real de Valor (URV), em 1994. A segunda cobra posicionamento do CNJ sobre o pedido de providências da Fenajud que trata da isonomia do auxílio-saúde, que tramita há quase três anos no Conselho sem qualquer resposta.

Representatividade

A participação do SINJUS-MG e da Fenajud na audiência pública reforça o papel das entidades como protagonistas nos debates institucionais sobre o Judiciário brasileiro. Clique aqui e veja a audiência pública na íntegra.

O Sindicato segue firme na defesa de um sistema Judiciário mais democrático, que valorize as suas servidoras e os seus servidores. Acompanhe as nossas mídias para ficar informado sobre os desdobramentos dessa batalha.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: As imagens do carrossel do Mês do Servidor, promovido pelo SINJUS-MG, convida os filiados a participarem de um sorteio especial com prêmios variados e atrativos. Entre os brindes estão kits de confraternização, vitrola com USB e Bluetooth, assinatura anual do Clube Wine, kit café gourmet, mini projetor portátil, convites para a festa de fim de ano, reembolso para piquenique em família, Kindle, vale hospedagem, além de assinaturas culturais. Com inscrições abertas até 27/10, a campanha reforça a valorização dos servidores e o espírito de celebração da categoria. Participe! SINJUS comemora Mês do Servidor com campanha especial e sorteio para filiados terça-feira, 14/10/25 12:56 Mesmo com todo empenho e dedicação para garantir o bom funcionamento da Justiça mineira ...
Imagem Acessível: Logotipo metálico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em uma parede escura, parcialmente visível ao lado da bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Articulação - SINJUS participa de audiência pública sobre os 20 anos do CNJ, nesta 3ªF., 14/10. Articulação SINJUS participa de audiência pública sobre os 20 anos do CNJ, nesta 3ªF., 14/10 segunda-feira, 13/10/25 17:18 O SINJUS-MG estará presente na audiência pública que vai discutir os 20 anos de ...
A imagem mostra o letreiro em frente ao edifício sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), as letras são de aço inox sobre um fundo de concreto bege. Atrás do letreiro é possível ver a entrada principal do Tribunal, uma construção revestida de vidro, onde há uma marquise com detalhe vermelho. Conteúdo textual: AVANÇO - Atuação sindical garante novas nomeações do Concurso 01/2022. AVANÇO ATUAÇÃO SINDICAL GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 segunda-feira, 13/10/25 16:56 Conforme o SINJUS-MG já havia antecipado, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco