JUDICIÁRIO

SINJUS-MG COBRA DEMOCRATIZAÇÃO DO CNJ EM AUDIÊNCIA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

terça-feira, 14/10/25 20:25 Registro de uma audiência pública na Câmara dos Deputados. Três homens estão sentados à mesa principal, com microfones e crachás de identificação. Ao fundo, há uma faixa com o texto “Audiência Pública — 20 anos do CNJ. Por um Judiciário mais democrático e representativo.” e uma bandeira do Brasil. À frente da mesa, o público acompanha a sessão. O homem ao centro, de terno azul, é o deputado que preside a audiência; à direita, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, fala ao microfone, gesticulando com as mãos.

O SINJUS-MG marcou posição na audiência pública que debateu os 20 anos de criação e de atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizada nesta terça-feira, 14 de outubro, na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, em Brasília. A reunião reuniu juristas, deputados federais e representantes de entidades sindicais para avaliar a trajetória do órgão de controle do Poder Judiciário e resultou em encaminhamentos importantes para a categoria, incluindo a coleta de assinaturas para transformar em PEC a proposta que cria cadeiras para servidores no CNJ e diligências sobre isonomia do auxílio-saúde.

O coordenador-geral do SINJUS-MG e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Alexandre Pires, abriu os debates fazendo uma intervenção contundente sobre os rumos do CNJ e a necessidade urgente de democratização do Judiciário brasileiro. A participação do dirigente reforça o compromisso do SINJUS com a defesa de um sistema de Justiça mais próximo da sociedade.

Em sua fala, Alexandre Pires foi direto ao apontar o distanciamento do Poder Judiciário em relação ao cidadão.

“Ao contrário da proposta que motivou a criação do CNJ, o Poder Judiciário está afastado do cidadão. É o Poder menos democrático da República é o Judiciário. Nem servidores nem sociedade têm espaço de voz no CNJ”, denunciou o dirigente, cobrando que servidoras e servidores dos tribunais de Justiça tenham instrumentos de manifestação em questões que envolvem os seus direitos e deveres funcionais, além de representatividade entre os membros do Conselho.

Para o sindicalista, é fundamental repensar o papel e a composição do Conselho, que tem ultrapassado os limites de suas competências constitucionais.

“O CNJ está usurpando atribuições do Executivo e do Legislativo. Precisamos discutir qual o papel que o servidor, que o cidadão e que o próprio Legislativo querem do CNJ”, defendeu Pires.

Encaminhamentos em defesa da categoria

A audiência pública construiu encaminhamentos importantes para os servidores do Judiciário e do Ministério Público. O deputado autor do requerimento da audiência, Reimont (PT-RJ), se comprometeu a buscar assinaturas para a tramitação da proposta legislativa que cria cadeiras no CNJ para representantes dos servidores do Judiciário e do Ministério Público. O objetivo é transformá-la em PEC e garantir sua tramitação no Congresso Nacional. A proposta já conta com 151 assinaturas.

Além disso, a Comissão de Administração e Serviço Público aprovou a realização de duas diligências. A primeira solicita esclarecimentos sobre o procedimento administrativo que suspendeu os efeitos da lei de Tocantins relativa a perdas decorrentes da transição Unidade Real de Valor (URV), em 1994. A segunda cobra posicionamento do CNJ sobre o pedido de providências da Fenajud que trata da isonomia do auxílio-saúde, que tramita há quase três anos no Conselho sem qualquer resposta.

Representatividade

A participação do SINJUS-MG e da Fenajud na audiência pública reforça o papel das entidades como protagonistas nos debates institucionais sobre o Judiciário brasileiro. Clique aqui e veja a audiência pública na íntegra.

O Sindicato segue firme na defesa de um sistema Judiciário mais democrático, que valorize as suas servidoras e os seus servidores. Acompanhe as nossas mídias para ficar informado sobre os desdobramentos dessa batalha.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: A imagem mostra o prédio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em destaque, com sua fachada com o logotipo em vermelho visível no topo. Em primeiro plano, há um ícone tridimensional de duas setas azuis apontando em direções opostas. Sobre a imagem, o texto diz: “TJMG divulga lista de inscrições definitivas no edital de remoção nº 1/2025”. No canto superior esquerdo, aparece o termo “Lotação”, e na base da imagem está o logotipo do SINJUS-MG. Lotação TJMG divulga lista de inscrições definitivas no edital de remoção nº 1/2025 quinta-feira, 15/01/26 16:26 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, ...
OFÍCIO SINJUS requer reunião com o TJMG para tratar das demandas dos servidores aposentados quarta-feira, 14/01/26 17:43 Em defesa dos direitos dos servidores aposentados e pensionistas, o SINJUS-MG protocolou o Ofício ...
Imagem Acessível: A imagem mostra um punho erguido em primeiro plano, simbolizando conquista e resistência, com uma multidão desfocada ao fundo participando de uma manifestação em ambiente externo. No topo, há a hashtag “#DescongelaJá”, e sobre o céu azul aparece um grande carimbo azul com a palavra “APROVADO”. Na parte inferior, o texto diz: “Sancionada lei que garante direitos congelados na pandemia”. Na parte inferior central da imagem está o logotipo do SINJUS-MG. #descongelajá Sancionada lei que garante direitos congelados na pandemia terça-feira, 13/01/26 16:56 A Lei Complementar 226/2020, conhecida como “Descongela já”, foi sancionada nesta segunda-feira, 12 de ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco