NOVO EPISÓDIO DO “SE LIGA, MINAS” DISCUTE OS DESAFIOS DA DEMOCRACIA NA ERA DIGITAL
sexta-feira, 24/10/25 17:59
O videocast Se Liga, Minas acaba de lançar mais um episódio imperdível. Com a participação da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, o programa aborda temas como democracia, meio ambiente e os impactos da revolução tecnológica. Ao lado do diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG, Felipe Rodrigues, do representante da AFFEMG, Marco Túlio da Silva, e do jornalista Orion Teixeira, a jurista discutiu os riscos da concentração de poder e os desafios de proteger a democracia em um mundo cada vez mais ultratecnologizado.
Clique aqui e assista ao debate!
A discussão partiu das reflexões apresentadas no livro Encruzilhadas: tecnologias, oligarquias, democracia e ameaça ambiental, de autoria da ministra. Em sua fala, Edilene alertou para a chamada “oligarquização digital”, fenômeno em que o poder econômico e político se concentra nas mãos de grandes corporações tecnológicas, influenciando processos eleitorais e instituições democráticas.
Entre os perigos desse cenário, a jurista evidenciou a crescente integração da Inteligência Artificial no processo de desinformação e das deepfakes no processo eleitoral.
“Nós aprendemos que a democracia se faz na ágora, isto é, em praça pública. Contudo, com a migração das discussões para o ambiente digital, temos um espaço público físico esvaziado e um espaço online tomado por perfis inautênticos e discursos desinformativos. Regular, educar e garantir a autenticidade do debate é essencial para proteger a democracia”, pontuou.
Durante a entrevista, Felipe Rodrigues questionou a ministra sobre as medidas necessárias para proteger a soberania nacional diante do avanço tecnológico e das pressões sobre as instituições públicas. Em resposta, Edilene Lôbo reforçou a importância de educação emancipadora, ética digital e responsabilidade individual e institucional no combate às fake news e na representação de grupos minoritários.
A ministra também enfatizou a necessidade de ampliar a presença da população negra, especialmente das mulheres, nos espaços de poder. Segundo ela, embora esses grupos representem a maioria da população brasileira, ainda permanecem sub-representados nas instâncias de decisão, o que reforça a importância de políticas efetivas de inclusão e igualdade de oportunidades.
O episódio completo já está disponível nas plataformas Spotify, Amazon Music e YouTube. A conversa também foi transmitida na TV Banqueta para toda a região de Nova Lima, na última quinta-feira, dia 23 de outubro. Clique aqui e confira!


