NAP E NPD CELEBRAM ANO DE AVANÇOS E CONQUISTAS
segunda-feira, 15/12/25 16:12
Em clima de amizade, companheirismo e gratidão, no dia 12 de dezembro, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) e o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG celebraram o ano de avanços e conquistas, reunindo dezenas de colegas do Judiciário mineiro em uma noite de confraternização.
O evento foi realizado na Adega Steakhouse, garantindo conforto e ampla participação dos integrantes dos núcleos, que aproveitaram o espaço para estreitar laços, compartilhar experiências vividas ao longo do ano, além de planejar novas atividades e fortalecer as lutas em andamento junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e ao Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG).
Neste espírito de unidade sindical, o encontro também contou com a participação dos colegas com deficiência da 1ª Instância do Judiciário, filiados ao Serjusmig e ao Sindojus. O diretor de Finanças do SINJUS, Alex Aguiar, reforçou que a parceria entre o SINJUS e as entidades tem se consolidado como ferramenta de fortalecimento para as reivindicações.
“Os debates sobre inclusão precisam sair do discurso e se transformar em ações concretas. Neste ano, tivemos o desafio de promover o primeiro seminário voltado à inclusão no serviço público e, com o apoio coletivo, conseguimos dar visibilidade às demandas das pessoas com deficiência e fortalecer o diálogo com o Judiciário. Isso é essencial para a nossa luta”, relembrou Alex.
Em 2025, o SINJUS teve forte atuação nas demandas específicas do NAP e do NPD, refletindo o compromisso contínuo em garantir inclusão e acessibilidade político-social para as filiadas e os filiados. Além das lutas, os Núcleos abriram espaço para diversas atividades culturais e de lazer, bem como para a promoção de cultura e entretenimento.
“O NAP é um espaço de convivência muito importante no nosso Sindicato, e 2025 foi um ano de muitas novidades. Viajamos juntos para diversos destinos e promovemos muitas conversas sobre saúde, bem-estar, segurança e tecnologia. Essas atividades não são apenas momentos de lazer, mas parte do direito à convivência, ao cuidado e à valorização de quem dedicou anos ao serviço público”, afirmou a diretora de Aposentados e Pensionistas e coordenadora do NAP, Janaína Torres.
O ambiente de acolhimento, troca e convivência foi complementado pela apresentação de voz e violão de João Victor Mendes Figueiredo, contribuindo para a integração e a descontração do encontro, que foi marcado pelo sentimento de pertencimento.
Além de confraternizar com os colegas, o momento demonstrou que a força do Sindicato está na união, na escuta e na valorização de cada trajetória. Com esse espírito coletivo, os Núcleos do SINJUS seguem fortalecidos para os desafios de 2026, mantendo a luta permanente por inclusão e respeito para todas e todos.


