TIRA-DÚVIDAS

REFORMA PREVIDENCIÁRIA: CONFIRA 2ª PARTE DA SÉRIE

quarta-feira, 22/07/20 17:14

O SINJUS-MG publica nesta quarta-feira, 22 de julho, a segunda parte da série “tira-dúvidas” sobre o texto de Reforma da Previdência apresentado pelo governo estadual. As análises são do professor, advogado especialista em direito previdenciário e consultor jurídico do SINJUS, Abelardo Sapucaia.

Lembramos que os filiados ao SINJUS contam com orientação individual gratuita com o especialista Abelardo Sapucaia. Neste momento de pandemia, o atendimento é por meio virtual. Basta enviar email para [email protected] com nome completo, data de nascimento, data de ingresso no TJMG e as dúvidas que tem sobre a situação previdenciária.

2º TEMA

Aposentadoria por tempo de contribuição – regras de transição para os servidores que ingressaram no serviço público até 31/12/2003 (data da publicação da Emenda Constitucional nº 41/2003)

a) Regra do pedágio de 100%

Pedágio é um acréscimo no tempo de contribuição que o servidor terá que cumprir para se aposentar. Os servidores terão que cumprir os seguintes requisitos para se aposentarem nesta regra:

Mulher: 30 anos de contribuição, mais um pedágio equivalente ao tempo que faltar para 30 anos na data de entrada em vigor das novas regras. Além disso, terá que cumprir a idade mínima de 57 anos.

Homem: 35 anos de contribuição, mais um pedágio equivalente ao tempo que faltar para 35 anos na data de entrada em vigor das novas regras. Além disso, terá que cumprir a idade mínima de 60 anos.

Está sendo exigido ainda 20 anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargo efetivo em que se der a aposentadoria.

Cálculo da aposentadoria: totalidade da remuneração do cargo efetivo.

Observação: para se aposentar nesta regra o servidor terá que cumprir o pedágio, a idade mínima e o tempo mínimo no serviço público e na carreira.

b) Regra do número mínimo de pontos (soma da idade com o tempo de contribuição)

Mulher: 30 anos de contribuição, 56 anos de idade e cumpra o número mínimo de pontos (soma da idade com o tempo de contribuição). Para o ano de 2020 o número mínimo será de pontos 86.

Homem: 35 anos de contribuição, 61 anos de idade e cumpra o número mínimo de pontos (soma da idade com o tempo de contribuição). Para o ano de 2020 o número mínimo será de pontos 96 pontos.

A partir de 1º de Janeiro de 2022 a idade mínima para as mulheres será de 57 anos e para os homens de 62 anos.

O número mínimo de pontos irá aumentar ano a ano até atingir 100 pontos para as mulheres e 105 pontos para os homens.

Além disso, serão exigidos ainda 20 anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargo efetivo em que se der a aposentadoria.

Cálculo da aposentadoria: totalidade da remuneração do cargo efetivo, desde que o servidor do sexo masculino tenha 65 anos de idade e do sexo feminino tenha 62 anos de idade.

Na hipótese de o servidor cumprir os requisitos para a aposentadoria nesta regra, mas não tiver ainda 62 anos (mulher) e 65 anos (homem), poderá se aposentar, porém, a aposentadoria será calculada com base na média das remunerações.

Observação: para se aposentar nesta regra o servidor terá que cumprir o tempo mínimo de contribuição, a idade mínima e o número de pontos.

Comparação entre as duas regras de transição: na regra do pedágio o servidor conseguirá se aposentar com a remuneração do cargo efetivo antes dos 62 anos (mulher) e 65 anos (homem), o que torna essa regra bem mais vantajosa do que a regra dos pontos.

Por outro lado, a regra do pedágio pode ser inviável para os servidores que têm pouco tempo de contribuição atualmente, pois terão que cumprir um pedágio muito alto.

Últimas notícias

ver mais
Montagem em formato de retrospectiva de 2025, reunindo diversas fotos de eventos institucionais e encontros coletivos. As imagens mostram palestras, mesas de debate, celebrações, atividades culturais e grandes grupos de pessoas reunidas, com destaque para diversidade de participantes, momentos de confraternização e registros de mobilização social. Ao centro, o título “Retros 2025 – Retrospectiva”, reforçando o caráter de balanço das ações e eventos realizados ao longo do ano. Retrospectiva 2025 Eventos e atividades do SINJUS promovem integração, formação e inclusão quarta-feira, 17/12/25 19:53 O ano de 2025 foi marcado por intensa mobilização e ampla agenda de atividades ...
imagem mostra uma fotografia de uma reunião no Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), realizada em uma sala ampla e iluminada. Ao centro, o diretor do SINJUS, Felipe Rodrigues, está de pé, falando aos novos servidores sentados em formato de “U”. No telão ao fundo, aparece um slide com o título “Núcleos”. Programa Ambientar SINJUS apresenta direitos e benefícios aos novos servidores do TJMMG quarta-feira, 17/12/25 18:51 Nessa terça-feira, dia 16 de dezembro, dirigentes do SINJUS-MG participaram de mais uma edição ...
Fachada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com pessoas entrando e saindo do prédio. Na parte superior da escadaria, a placa institucional identifica o local. No canto superior esquerdo, o título “” e, à esquerda, o selo da campanha “Data-Base 2025: Eu não abro mão!”, com o desenho de um punho erguido sobre uma pilha de papéis. RECOMPOSIÇÃO Data-Base 2025 começa a tramitar, e Sindicatos garantem quitação do retroativo de 2024 quarta-feira, 17/12/25 18:18 A proposta de revisão geral das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro começou ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco