ALERTA

ZEMA JÁ PROJETA ENVIAR REFORMA ADMINISTRATIVA À ALMG

terça-feira, 25/08/20 17:59

O governador Romeu Zema (Novo) já projeta enviar à Assembleia Legislativa de Minas Gerais a proposta de Reforma Administrativa do Estado. A projeção ocorre, entretanto, sem que a Casa Legislativa tenha sequer apreciado a Reforma da Previdência enviada em junho.

Em entrevista ao canal CNN e questionado sobre o Estado ultrapassar o limite com o pagamento de folha de pessoal, o chefe do Executivo afirmou que já cortou 50 mil cargos no Estado, mas que “boa parte da estrutura de pessoal não é passível de redução”.

“São funcionários que têm estabilidade, são pessoas que recebem pensão, aposentadoria, e com relação a isso, nós temos hoje na Assembleia o projeto de Reforma da Previdência, que nos próximos dez anos gerará uma economia superior a R$ 32 bilhões. Essa aprovação é fundamental para o Estado ter sustentabilidade financeira. Há cinco anos os aposentados do Estado de Minas e os funcionários públicos recebem os seus salários sistematicamente atrasado ou parcelado, então essa Reforma é fundamental. E junto com ela, aliás, no próximo ano, nós estaremos também encaminhando a Reforma Administrativa que visa complementar essa Reforma da Previdência. O Estado não será viável sem essas duas reformas”, afirmou.

A Reforma da Previdência voltará a tramitar na Assembleia nesta semana, após ficar quase um mês paralisada. O projeto tramita por meio de dois textos: uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e um Projeto de Lei Complementar (PLC). O relatório da PEC será apresentado pelo relator, o deputado Cássio Soares (PSD), que já sinalizou uma série de mudanças no texto original.

Já o PLC deve ser rejeitado na Comissão do Trabalho. No entanto, isso não atrapalhará a tramitação do texto, que seguirá para análise da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. O fato é que, conforme informações de bastidores, os dois textos ainda não possuem consenso para serem chancelados em plenário. Deputados afirmam que a votação está condicionada a um recuo do Palácio Tiradentes em alguns pontos e na melhoria das articulações em relação ao assunto.

A Reforma Administrativa projetada por Zema já sofreu resistência no Legislativo mineiro. Inicialmente, parte dessa alteração estava inclusa na proposta de alteração da Previdência, mas, após indagações de parlamentares, o Executivo cedeu e fatiou a proposta. O governador voltou a citar que, durante os 20 meses de mandato, o grande foco da gestão tem sido reduzir as despesas públicas.

O SINJUS-MG lembra que até hoje o governo do Estado não apresentou estudos atuariais que comprovam a necessidade dessas reformas. “Os servidores públicos são alvo do governo há anos e forçados a pagar pela má gestão dos recursos públicos. O governo quer desmontar a Previdência, o Ipsemg, privatizar as estatais e implantar a Previdência Complementar. A agora está maquinando para retirar mais direitos das categorias, conquistados de forma legítima e com muita luta ao longo dos anos. Não vamos aceitar”, afirma o coordenador-geral do Sindicato, Alexandre Pires.

Fique atento às nossas mídias e acompanhe essa e outras lutas.

 SINDICATO É PRA LUTAR! 

Fonte: SINJUS-MG com informações do Jornal O Tempo

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco