ARTIGO

SERVIR AO POVO É UMA HONRA, MANTER O SERVIÇO É UM DEVER

quarta-feira, 28/10/20 15:19
Isaac Lima*

Em um ano marcado por acontecimentos inesperados, 2020 joga luz à essencialidade de diversos setores econômicos. Movidos pela pandemia do novo coronavírus, os brasileiros mantêm o país em pé em um cenário de grande dificuldade fiscal.

Estigmatizado, o serviço público mostra mais uma vez o seu valor, os profissionais de saúde se destacam no incansável enfrentamento ao vírus, sempre prezando pelo bem-estar coletivo. Além deles, diversos outros heróis, muitas vezes imperceptíveis, contribuem diariamente para o prosseguimento normal das atividades.

O estado de calamidade em vigência até o fim do ano facilita a liberação de recursos para o enfrentamento da pandemia, mas também abre brechas para casos de desvio de dinheiro. A Justiça e as investigações não pararam, as fiscalizações continuaram em meio aos mais variados desafios.

As carreiras administrativas do serviço público, responsáveis pelo real desenvolvimento de políticas públicas e apoio ao cidadão, seguem firmes. Os brasileiros sentem na pele as dificuldades, mas não deixam de contar nem um minuto com o suporte dos servidores públicos no mais básico dos serviços. Eles estão em todos os lugares: nas escolas, UPAs, fóruns, bancos, universidades, delegacias. Presentes desde o município de Serra da Saudade (MG), o menor do Brasil, passando pela capital federal, até a gigantesca cidade de São Paulo, eles contribuem com o digno papel de servir à população brasileira.

Apesar da nobre missão, os servidores públicos enfrentam, neste 28 de outubro, o mais incerto Dia do Servidor. Em um ano em que a população luta pela vida, o governo e o Congresso recalibraram suas miras. O foco agora é no prestador de serviço ao povo, os servidores.

A culpa pelo rombo fiscal em que o país se encontra acabou sendo direcionada ao servidor público, e quem paga a conta é a população. Em meio a uma pandemia, o governo quer cortar em 25% a jornada daqueles que estão garantindo a continuidade dos serviços públicos. Isto em estados, municípios e no Governo Federal, onde seus trabalhadores ficarão mais sobrecarregados.

Para o governo, a redução de jornada e salário previstos PEC Emergencial vai servir. Mas para a população, serve? Os governantes não estarão nas filas dos hospitais públicos com servidores sobrecarregados, nem nas filas do INSS sem conseguir ter seus processos analisados.

Os parlamentares não falam que os investigadores vão demorar 25% a mais na análise de crimes, que a justiça vai demorar 25% a mais para analisar os processos. A fiscalização ficará mais vulnerável, o país ficará mais fraco, mais crimes podem acontecer. Não, a redução de 25% no tempo de trabalho do servidor público, previsto na PEC Emergencial, não serve à população.

E a reforma administrativa serve para o país? Com o que está proposto, vai criar um gigante portal para atender os interesses dos políticos. A reforma autoriza que qualquer pessoa assuma cargos comissionados em direção, chefia, assessoramento e funções técnicas em órgãos públicos. Os políticos terão liberdade para mandar e desmandar. Se o comissionado não fizer o que for pedido, está demitido.

 

O país que tanto luta contra a corrupção, vai receber uma reforma que libera o apadrinhamento sem necessidade de conhecimento específico. A parte técnica que o servidor faz, respeitando as leis, evitando a ação de corruptos, com independência e estabilidade, deixará de existir.

Pelo interior do país, a realidade dos servidores não é a de altos salários que tanto falam, mas de pessoas que trabalham sem os insumos necessários e muitas vezes são sobrecarregados de demanda.

Todo cidadão usa e precisa do serviço prestado pelo servidor público, por isso, é essencial defender um atendimento completo à população, com independência, sem a interferência de políticos.

Neste mês, diante de tantas dificuldades, 25 entidades, que representam mais de 400 mil servidores espalhados por todas as unidades da federação, lançam o ‘Movimento a Serviço do Brasil’. Entre seus principais objetivos estão a conscientização da população sobre a importância do servidor e do serviço público, o posicionamento contrário à redução da jornada de trabalho e do salário dos servidores, que vai reduzir o atendimento à população, além de pontos da reforma administrativa que enfraquecem a independência e isonomia do serviço, abrindo brechas para corrupção.

O entendimento da população sobre a importância dos serviços gratuitos que são prestados pelos servidores públicos Brasil afora é essencial, assim como a consolidação e fortalecimento das instituições. Este ano tem sido severo demais com o brasileiro, permitir que reduzam em 25% o atendimento nos serviços públicos, gerando sobrecarga nos servidores, afastará o Brasil da estrada do desenvolvimento.

A PEC Emergencial e a reforma administrativa parecem ótimas no discurso, mas atingem diretamente o cidadão que usa diariamente o serviço público. É preciso proteger a população, principalmente em momentos de crise, quando aumenta a dependência por serviços prestados pela administração pública. E, neste dia do servidor, fica o questionamento: O servidor serve à população, mas a reforma administrativa, serve a quem?

*Isaac Lima é porta-voz do Movimento a Serviço do Brasil e coordenador de Imprensa e Comunicação da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe)

Fonte: Portal Congresso Em Foco

Últimas notícias

ver mais
Pauta de Reivindicações SINJUS convoca colegas do Tribunal Militar a apresentarem pautas específicas para o órgão segunda-feira, 15/06/26 19:29 Nesta semana, o SINJUS-MG estará no Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) ...
Imagem Acessível: Card digital de divulgação de encontro de clube do livro. À esquerda, aparece a capa do livro Mulheres que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés, inclinada sobre a imagem. A capa é vermelha e traz uma ilustração dourada de uma mulher estilizada ao lado de um lobo. O fundo da arte mostra uma mesa de madeira em tons azulados, com uma xícara vista de cima e flores delicadas espalhadas. Na parte superior direita, lê-se: “Capítulo 4 – O parceiro: A união com o outro”. Logo abaixo, em destaque, está a frase: “Não perca!”. No centro, uma faixa horizontal em tom rosado exibe a palavra “É AMANHÔ em letras grandes e claras. Na parte inferior direita, aparece o horário “19h30” em destaque. Ao lado estão os logotipos do “Círculo do Livro” e do “Sinjus MG”. Elementos decorativos incluem flores amarelas no canto inferior esquerdo, traços desenhados à mão em branco e pequenos pontos espalhados pela composição. A arte utiliza uma paleta suave de azul, rosa e bege, transmitindo um clima acolhedor e convidativo para a leitura e a reflexão em grupo. Mulheres que Correm com os Lobos Venha refletir sobre amor e parceria no próximo debate do Círculo do Livro segunda-feira, 15/06/26 17:49 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG segue promovendo o diálogo e a troca ...
Imagem Acessível: Imagem com visual minimalista em tons de cinza e azul, nela há uma mulher vista de costas, posicionada à esquerda. Ela tem cabelos castanhos longos, veste camisa clara de mangas compridas, calça social escura e sapatos discretos. A mulher observa uma escada escura que sobe em direção a uma grande seta azul apontada para cima. A escada está integrada à estrutura da seta, simbolizando crescimento, progresso e ascensão na carreira. A seta ocupa grande parte do lado direito da composição e se destaca sobre um fundo claro e neutro. Contéudo textual: Carreira - TJMG divulga resultado preliminar da PV 2024. Carreira TJMG divulga resultado preliminar da PV 2024 segunda-feira, 15/06/26 17:14 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, no Diário do Judiciário eletrônico ...

Convênios

ver mais
Eleve-se | Estética e Bem-Estar Clínicas de Estética Boa Viagem . Belo Horizonte (31) 97140-1060 20% ver mais
Plenna Harmonização Clínicas de Estética Santo Agostinho . Belo Horizonte (31) 98829-9140 / 3564-6909 plenna.net.br 15% ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Top Fale conosco