TRIÊNIO 2021-2024

SINJUS É ELEITO PARA COMPOR DIRETORIA DA FENAJUD

quarta-feira, 09/06/21 19:05

Nessa terça-feira, dia 8 de junho, foi eleita a nova Diretoria Colegiada da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud). A exemplo da gestão anterior, o SINJUS-MG segue compondo o corpo diretivo, respondendo pela Coordenação de Assuntos Jurídicos da entidade no triênio 2021-2024. A chapa Gestão Unidade Nacional obteve 90% dos votos de delegados que participaram do 12º Congresso Nacional da Fenajud (Conseju). Também foram definidos os membros do Conselho Fiscal e aprovadas adequações no regimento interno.

Nesta gestão, a Coordenação de Assuntos Jurídicos da Fenajud será ocupada pelo coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. “Nos últimos anos, a Federação intensificou a sua atuação em defesa dos servidores do Judiciário e dos trabalhadores brasileiros. É uma entidade forte e com muita interlocução nos estados e em Brasília. A eleição do SINJUS para continuar na Diretoria Colegiada e na Coordenação de Assuntos Jurídicos mostra que o Sindicato vem contribuindo de forma efetiva para as lutas nacionais.”, ressalta o dirigente.

Alexandre Pires irá suceder a Wagner Ferreira, atual diretor do SINJUS que ocupou a coordenação jurídica da Fenajud entre 2019 e 2021. “Na última gestão da Fenajud, conseguimos conquistas importantes para os servidores e evitamos que vários direitos fossem retirados. Foram muitas as lutas e outras ainda estão em curso, mas o sentimento é de dever cumprindo e de boas perspectivas, pois a Coordenação de Assuntos Jurídicos da Federação estará sendo liderada pelo competente companheiro Alexandre Pires”, afirma Wagner Ferreira.

12º Conseju – Parte 1

O Congresso Nacional da Fenajud, que é a instância máxima da Federação, contou com a participação de mais de 200 pessoas entre delegados, convidados e observadores.

Ainda no início da atividade alguns dirigentes da Gestão Novo Tempo, que geriu a entidade até esta terça (08), saudaram os participantes e se solidarizaram com as vítimas da Covid-19 e seus familiares. Ressaltaram as perdas vivenciadas no Poder Judiciário e a necessidade urgente de políticas que garantam vacinação em massa, a fim de garantir segurança sanitária para retorno aos trabalhos presenciais. Na oportunidade os dirigentes falaram ainda da necessidade de união para continuidade dos trabalhos e lutas em prol da categoria, agora sob nova direção.

Durante o Congresso, que aconteceu pela primeira vez de modo virtual, em uma conjuntura única – onde os trabalhadores sofrem com diversas ameaças de perdas, retirada de direitos e negativa de novas conquistas – a maioria das falas ressaltou como os sindicatos terão de lutar contra as desigualdades e a exclusão, cada vez mais latentes.

Prestação de contas

Ainda durante as Eleições da Fenajud o coordenador de Finanças, Roberto Eudes, e a contadora da Fenajud apresentaram as boas práticas e a política financeira adotadas pela Instituição por meio da gestão que liderou a Federação de 2018 a 2021. Em seguida os participantes tiveram acesso ao balanço financeiro dos anos de 2019, 2020 e do primeiro trimestre de 2021. A prestação de contas foi aprovada por quase 90% dos votos registrados.

XII Congresso – parte 2

O Congresso da Federação Nacional é o espaço máximo de exercício da democracia sindical. É o momento em que os trabalhadores e as trabalhadoras do judiciário estadual de todo o Brasil se reúnem para discutir a situação política, os desafios das profissões que compõem as estruturas da Justiça, os rumos das lutas em todos os estados e os direitos que veem sendo negados pelas Direções dos Tribunais. O debate sempre aconteceu de forma presencial, mas devido as restrições impostas pela pandemia, a necessidade de prevenção e, também, a falta de vacinação todo esse processo de debate presencial ficou inviabilizado. Desse modo, a Fenajud promoveu a eleição de modo virtual e o debate da conjuntura acontecerá de forma presencial. A previsão da Fenajud é que isso ocorra em uma segunda etapa que poderá acontecer em 9 e 10 de dezembro de 2021.

No Congresso os dirigentes se comprometeram a manter as atividades e lutas contra a Reforma Administrativa, em defesa do serviço público e contra qualquer medida que possa prejudicar os servidores e servidoras, bem como a população. Como uma das ações estão a realização de reuniões de alinhamento, que acontecerão nos próximos dias.

Direção eleita 

Tomaram posse:

Coordenação Geral
1 – JANIVALDO RIBEIRO NUNES – Sinsjusto –TO
2 – ALEXANDRE LIMA SANTOS – Sindijustiça – RN
3 – ARLETE ROGOGINSKI – SINDIJUS PR

Coordenação da Secretaria Geral
JOSÉ IVONALDO BATISTA – SINTAJ PB

Coordenação de Finanças
ROBERTO EUDES FONTENELE MAGALHÃES – Sindjustiça-CE

Coordenação de Assuntos Jurídicos
ALEXANDRE PAULO PIRES DA SILVA – SINJUS MG

Coordenação de Comunicação
CLEYSON FRANCISCO DA SILVA– SINTAJ AL

Coordenação de Formação Sindical
ANNE CHRYSTIANE DA SILVA MARQUES –Sinjap -AP

Coordenação de Política Sindical e Relações Internacionais
EDNALDO MARTINS SILVA OLIVEIRA – Sindijus-SE

Coordenação de Saúde dos Trabalhadores e Previdência
CAROLINA RODRIGUES COSTA – SINJUSC SC

Coordenação de Assuntos Parlamentares
EDUARDO MENDONÇA COUTO – SERJUSMIG MG

Coordenação de Gênero, Etnia e Geracional
ANA CAROLINA MARTINS LÔBO – SINDJUD PE

Coordenação Regional Sul
EMANUEL DALL’BELLO DOS SANTOS – Sindjus – RS

Coordenação Regional Sudeste
Nelson Lara Siqueira Jr. – Sindijudiciário-ES

Coordenação Regional Centro-Oeste
LEONARDO BARROS DE LACERDA – SINDIJUS MS

Coordenação Regional Nordeste
LUIZ CLÁUDIO DA SILVA OLIVEIRA – SINTAJ BA

Coordenação Regional Norte
GISLAINE MAGALHÃES CALDEIRA – SINJUR RO

SUPLÊNCIA DA DIREÇÃO COLEGIADA:
1 – Hélio Lentz Puerta Neto – SC
2 – Simone Maria Pamplona Moreira – PA
3 – Alcides Campelo de Albuquerque Jr.- PE
4 – Ana Maria Gomes de Souza – MG
5 – Waldivino Liberato Vieira Neto – GO

SINJUS com informações da Fenajud

Últimas notícias

ver mais
Fotografia em um ambiente de trabalho, onde se vê uma mulher cadeirante, de pele clara, cabelos castanhos, com vestimentas sociais, segurando uma credencial e mostrando em frente a uma porta de vidro, ao lado se vê ícones que simbolizam deficiências, tais como: cadeirante, deficiência visual, auditiva. PCD SAIBA COMO INCLUIR SÍMBOLOS INTERNACIONAIS DE ACESSIBILIDADE NA SUA CARTEIRA FUNCIONAL DO TJ segunda-feira, 29/04/24 19:41 Na última segunda-feira, dia 22 de abril, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...
: Sobre um fundo com degradê que vai do verde ao azul há um conjunto de papéis com a imagem do ofício conjunto encaminhado ao TJMG. Na primeira página há o logo dos sindicatos Serjusmig, SINJUS-MG e Sindojus/MG, abaixo dela há uma segunda página. APROVADOS DO TJMG Sindicatos cobram a homologação e nomeação dos candidatos do concurso Edital 1/2022 segunda-feira, 29/04/24 19:18 O imediato andamento do processo do Concurso Edital nº 01/2022 é cobrado pelas entidades ...
A ilustração tem um fundo preto com o logotipo em amarelo da Reunião Setorial do SINJUS. Ao lado, há a palavra "Compareça!" MOBILIZAÇÃO CORREGEDORIA E EDIFÍCIO-SEDE RECEBEM SETORIAIS NESTA SEMANA segunda-feira, 29/04/24 16:11 Os dirigentes do SINJUS-MG continuam percorrendo as unidades do Tribunal de Justiça de Minas ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco