COMUNICADO URGENTE

ANÚNCIO SOBRE URV PROVOCA MAL ENTENDIDO

sexta-feira, 30/06/23 10:00

Na última terça-feira, 27 de junho, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur Filho, veiculou um vídeo, anunciando “a integral quitação, para magistrados e servidores, da ativa e inativos, incluindo pensionistas do passivo referente às diferenças de URV. Ficará assim, extinto por completo para todas as categorias um dos passivos desta Casa, o que nos assegura melhora da margem financeira e orçamentária, viabilizando a promoção de investimentos na atividade jurisdicional e na qualificação dos nossos quadros, inclusive quitando outros passivos”.

Ao falar da quitação “integral” do passivo, o anúncio do presidente acabou gerando um duplo entendimento. Para sindicatos e servidores, o que estava sendo atendido era uma das demandas da categoria que tem sido tratada de forma exaustiva na Mesa de Negociações com a Administração: a quitação do saldo devido a servidoras e servidores referente ao desconto a título de Imposto de Renda (IR) realizado indevidamente sobre os juros da URV entre os anos de 1994 e 2011. Porém, o presidente José Arthur Filho não se referia a esse passivo, mas sim a um montante residual do passivo gerado quando da transição da moeda, o que ainda é devido a alguns poucos servidores remanescentes.

Depois que as entidades sindicais divulgaram a notícia para a categoria e que os servidores passaram a repercutir a boa nova internamente, representantes do Tribunal entraram em contato para informar o equívoco. Segundo a Administração do TJ, o anúncio do presidente se tratava, na verdade, da quitação integral de parcelas de créditos trabalhistas referentes à URV, como dito, ainda devidas a alguns servidores da ativa, aposentados, pensionistas e magistrados.

Importante ressaltar que, durante a última reunião da Mesa de Negociações, os Sindicatos não foram comunicados sobre esse anúncio que o TJ faria, nem que o pagamento do passivo anunciado estava sendo estudado pela Administração.

Os Sindicatos reforçam, ainda, que a Mesa de Negociações é um espaço legítimo de diálogo entre as entidades e a Administração, onde são apresentadas e debatidas as reivindicações dos servidores. O respeito e a transparência devem ser pilares nas discussões realizadas nesse espaço, que também serve para evitar ruídos de comunicação, que podem prejudicar o planejamento pessoal dos servidores e servidoras.

A suposta quitação do saldo dos juros da URV gerou expectativas na categoria e, por isso, vai ser objeto de uma cobrança mais incisiva dos Sindicatos na próxima reunião da Mesa de Negociações, prevista para agosto. As entidades também estão preparando ofício que será encaminhado ao setor competente, a fim de que sejam melhor especificadas as informações relativas à quitação desses passivos.

Acompanhe nosso site e nossas mídias para se informar sobre essa e outras lutas!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra o prédio do TJMG, sob um céu azul claro. Sobre a foto, há um destaque selo estilizado com um punho cerrado erguido e a inscrição "DATA-BASE 2025", simbolizando mobilização e luta sindical por direitos dos servidores. A imagem transmite urgência e reivindicação. DIREITO DO SERVIDOR SINJUS COBRA AGILIDADE DO TJMG NA TRAMITAÇÃO INTERNA DA MINUTA DO PL DA DATA-BASE 2025 segunda-feira, 05/05/25 18:25 No dia 1º de maio venceu o período de apuração da Data-Base 2025 das ...
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco