SAÚDE

CBI COBRA MELHORIAS DO NOVO PRESIDENTE DO IPSEMG

quarta-feira, 02/08/23 18:15 Membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg reunidos com novo presidente da Instituto, entre eles está Jonas Araújo, diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS-MG. Conteúdo textual: Saúde - CBI COBRA MELHORIAS DO NOVO PRESIDENTE DO IPSEMG.

Como forma de lutar pelos direitos dos servidores mineiros ao amplo acesso à saúde de qualidade, o Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), se reuniu na manhã da última terça-feira, 1º de agosto, com o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), André dos Anjos. A reunião teve como objetivo solicitar melhorias no atendimento e na infraestrutura em todos os hospitais da rede própria
e conveniada do Instituto, na capital e no interior do estado, além de cobrar providências da nova diretoria. 

A reunião foi conduzida pelo presidente do CBI e diretor Político do Sindpúblicos, Geraldo Henrique, e contou com a presença dos conselheiros titulares Jonas Pinheiro, que é diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS-MG e Lincoln Alves Miranda, representante do Sindalemg, além da suplente Marilda Araújo, diretora estadual do Sind-UTE/MG. A presidente do SISIPSEMG Antonieta Dorledo também participou da conversa na qual os representantes dos beneficiários cobraram diversas pautas importantes. Confira:

Denúncias referentes ao Hospital Governador Israel Pinheiro

Após as denúncias veiculadas pela imprensa e reclamações frequentes dos usuários, o CBI reivindicou que o Ipsemg providencie melhorias efetivas no atendimento dos servidores e das servidoras no atendimento do hospital, nas consultas realizadas no Centro de Especialidades Médicas e na agenda de cirurgias, que não estão sendo realizadas, principalmente as oncológicas. Foi questionado também o fechamento de 17 leitos no HGIP, uma vez que a demanda por saúde vem aumentando em todo o estado.

Quanto a essa questão, o presidente do Instituto informou que tem feito visitas semanais ao hospital e nomeou uma pessoa de sua confiança, com experiência em direção hospitalar, para garantir a execução de um bom trabalho. 

Adequação no quadro de funcionários

Outra reclamação frequente tem sido a defasagem na equipe de profissionais de saúde, como técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, entre outros profissionais essenciais. 

O presidente respondeu que está ciente da situação e pontuou que, ao longo dos anos, o Ipsemg perdeu cerca de 50% dos profissionais técnicos de enfermagem, 30% dos enfermeiros e uma grande parte dos profissionais está afastada. Citou, inclusive, que as 250 vagas do concurso realizado recentemente são insuficientes para suprir a demanda atual. André dos Anjos indicou que já recebeu o aval do governo para completar o quadro de funcionários do hospital.

Rede credenciada e hospitais do interior

Sobre a rede credenciada em Belo Horizonte, foi apresentado um grande problema que é a dificuldade de realizar agendamentos no Hospital Madre Teresa e no Lifecenter. O CBI reforçou a necessidade de credenciar hospitais com pronto-socorro para atendimentos, consultas e exames de emergência, demandas que não são atendidas com eficiência atualmente.

Já no interior, foi apresentado um panorama da situação. Os usuários que estão longe da capital têm grandes dificuldades no agendamento de consultas médicas ou de exames de imagem, principalmente nas cidades de Divinópolis, Patos de Minas e Sete Lagoas, onde as reclamações são mais recorrentes. 

Sobre essas questões, o presidente do Ipsemg explicou que o gerenciamento do Instituto requer um grande esforço para que tudo funcione adequadamente, atendendo os usuários com excelência. Ele também relembrou aos presentes que tomou posse recentemente, no dia 3 de julho, mas que vem acompanhando de perto toda essa situação.

“As constantes alterações na Presidência do Ipsemg demonstram como o governo do estado não está preocupado com a qualidade e a eficiência dos atendimentos do Instituto. Mesmo com as cobranças frequentes do CBI, os presidentes anteriores não trouxeram grandes melhorias, muito pelo contrário, a situação permaneceu precária e inalterada. Por isso, nessa primeira reunião com o novo presidente, cobramos, de forma mais incisiva, providências para as demandas prioritárias. O CBI espera que, no próximo encontro, sejam apresentadas propostas efetivas para melhorar o atendimento aos servidores que são vinculados ao Instituto”, afirmou Jonas Pinheiro. 

Durante a reunião, os participantes reafirmaram a necessidade de que o atendimento seja conduzido de forma digna e qualificada a todos os beneficiários e seus dependentes, em qualquer situação. Ao fim, os conselheiros do CBI entregaram a André dos Anjos um documento com todos os pontos citados, visando que, em breve, os questionamentos sejam respondidos e solucionados. Foi firmado ainda o compromisso de manter uma agenda de reuniões com o CBI, buscando elevar a qualidade do atendimento do Ipsemg aos usuários.

Acompanhe as atualizações dessa luta pelo nosso site e pelas redes sociais! 

Últimas notícias

ver mais
Furgão da Guarda Civil Municipal, ele é branco decorado nas cores azul e amarelo, há também uma identificação da unidade "Unidade de Segurança Preventiva". O veículo está em frente à sede do TJMG, próximo dele há algumas bicicletas brancas, usadas nas rondas pelos guardas municipais. Conteúdo SEGURANÇA PBH RESPONDE OFÍCIO DE WAGNER FERREIRA E REFORÇA POLICIAMENTO NA SEDE DO TJ sexta-feira, 10/05/24 17:49 A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...
Fotografia diurna em um sala de aplicação de vacina, onde se vê uma senhora de pele clara, cabelos loiros, calça bege e blusa roxa, ela usa óculos de grau, está com semblante de alegria,segurando o cartão de vacinação. Acima da foto se vê o símbolo do sinjus vacina sob um fundo azul claro. INFLUENZA SINJUS VACINA GARANTE IMUNIZAÇÃO PARA MAIS DE 340 FILIADOS sexta-feira, 10/05/24 16:25 A vacinação contra doenças virais é essencial para garantir saúde e bem-estar para todos. ...
Montagem digital com fundo de uma tela com um artigo na página do veículo "O Tempo", na frente está o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, um homem branco de cabelos e barba castanhos bem curtos, ele veste uma camisa preta de luta do sindicato e está com os braços cruzados. OPINIÃO JORNAL O TEMPO PUBLICA ARTIGO DE ALEXANDRE PIRES REBATENDO CRÍTICAS DE ZEMA sexta-feira, 10/05/24 12:09 Nesta sexta-feira, dia 10 de maio, o Jornal O Tempo publicou um artigo do ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco