RECONHECIMENTO

NARGES MOHAMMADI, VOZ DA REVOLUÇÃO FEMININA NO IRÃ, GANHA NOBEL DA PAZ

sexta-feira, 06/10/23 18:59 Foto montagem com a bandeira do Irã ao fundo e a frente da bandeira há uma mulher com pele clara, cabelos cacheados e olhos castanhos, e está vestida com uma blusa na cor rosa com estampa floral.

Um dos prêmios mais importantes da atualidade, o Prêmio Nobel da Paz, foi atribuído nesta sexta-feira, dia 6 de outubro, à jornalista iraniana Narges Mohammadi, que luta contra a opressão às mulheres e em prol da liberdade de expressão de todos no Irã. Ela é a 19ª mulher a ganhar nessa categoria, enquanto o mesmo prêmio foi dado 92 vezes a homens.

O prêmio foi concedido cerca de um ano após a onda de protestos que começaram devido à morte da jovem Mahsa Amini após ser presa em 2022 por “uso incorreto” do véu islâmico, obrigatório no país. Milhares de manifestantes se reuniram em protestos pacíficos sob o lema “Mulher – Vida – Liberdade”. Narges Mohammadi foi uma das ativistas que mais denunciaram a brutalidade das autoridades iranianas e a hostilidade contra as mulheres.

“Em um mundo onde frequentemente vemos as mulheres enfrentando barreiras sistemáticas, o ativismo pela igualdade de gênero não é apenas necessário, mas vital. Essa luta é ainda mais arriscada em países onde não há democracia ou nos quais ela é extremamente frágil. Por isso, reconhecer a trajetória de vida e de coragem da Narges Mohammadi é tão fundamental, visto que ela mesma vem sofrendo as consequências do seu engajamento por direitos iguais”, ressalta a coordenadora do Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG Adriana Teodoro.

Mohammadi luta não apenas contra a violência e repressão sofrida pelas mulheres no Irã, mas também pelo fim da pena de morte naquele país, o que causou uma de suas prisões, em 2015.

“Sua corajosa trajetória de resistência contra as adversidades, especialmente em seu trabalho incansável na defesa dos direitos das mulheres, ressoa não apenas no Irã, mas em todo o mundo. Esse Nobel da Paz lança luz sobre a contínua luta por justiça e igualdade em regiões onde a voz feminina é frequentemente silenciada. O reconhecimento a Narges Mohammadi é um lembrete de que a verdadeira paz é construída sobre os pilares da justiça, da liberdade e da dignidade humana”, completa a diretora a também coordenadora do Núcleo das Mulheres Janaína Barbosa.

Atualmente, Narges Mohammadi está presa e cumpre pena de 10 anos e 9 meses, acusada de ações contra a segurança nacional e propaganda contra o Estado. Até hoje, ela já foi condenada seis vezes à prisão e a receber 154 chicotadas.

Além de jornalista, a ativista é engenheira, casada e mãe de gêmeos. Seus filhos e marido se pronunciaram afirmando que o prêmio é um reconhecimento à sua luta incansável.

O Núcleo das Mulheres do SINJUS reforça que uma sociedade só avança e se desenvolve quando todas as cidadãs e todos os cidadãos têm igualdade de direitos, os quais são verdadeiramente respeitados. Portanto, é a cada voz levantada, a cada protesto, que se constrói um futuro mais justo e inclusivo para todas as gerações que estão por vir.

Com informações do UOL e do G1

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra dois homens de terno conversando sentados em poltronas pretas em um escritório. Sobre a mesa à frente, há pilhas de livros e copos de água. Na parte superior da imagem lê-se “Igualdade Racial”. IGUALDADE RACIAL Fenajud enfatiza pauta antirracista no Poder Judiciário junto ao Executivo e Legislativo quarta-feira, 20/08/25 19:11 Uma série de agendas institucionais, com o objetivo de ampliar o debate sobre a ...
Imagem Acessível: A imagem mostra uma sala iluminada, com diversos integrantes do NAP sentadas em cadeiras organizadas em fileiras. A maioria mantém os olhos fechados e postura relaxada, participando de uma prática de respiração consciente. No topo da imagem, aparece o título: “NAP promove encontro sobre respiração consciente e qualidade de vida”. BEM-ESTAR NAP PROMOVE ENCONTRO SOBRE RESPIRAÇÃO CONSCIENTE E QUALIDADE DE VIDA quarta-feira, 20/08/25 17:45 Em busca de ampliar os conhecimentos e promover o bem-estar dos seus integrantes, o ...
Imagem Acessível: A imagem mostra a foto do prédio do TJMG vista de baixo para cima, com a logomarca “Promoção Vertical PV 2023” em destaque na fachada. Sobre a imagem, está escrito: “TJMG anuncia novas vagas na PV 2023, mas SINJUS considera número insuficiente e seguirá na luta”. CARREIRA DO SERVIDOR TJMG ANUNCIA NOVAS VAGAS NA PV 2023, MAS NÚMERO É INSUFICIENTE E SINJUS SEGUIRÁ NA LUTA quarta-feira, 20/08/25 12:59 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, no Diário do Judiciário eletrônico ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco