FENAJUD

Mosap debate ações que impactam vida de servidores aposentados e pensionistas

segunda-feira, 11/12/23 16:09 otografia de um notebook em cima de uma mesa, nele se vê uma videoconferência da reunião do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap).

Na reunião, que ocorreu por meio de videoconferência na manhã desta terça-feira (5), discutiram a defesa da nova PEC 555 e a dedução de gastos com medicamentos, com a presença do coordenador-geral da Federação, Alexandre Santos.

O Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap) promoveu uma reunião, nesta terça-feira, 5 de dezembro, para debater a atuação frente a dois projetos que impactam a vida das servidoras e servidores aposentados e pensionistas do país, que seguem em tramitação no Congresso Nacional. O encontro, que ocorreu por meio de videoconferência, contou com a presença de dirigentes sindicais de diferentes setores e poderes. A Fenajud, que já demonstrou interesse em integrar formalmente o Movimento, participou da atividade por meio do coordenador-geral, Alexandre Santos.

Nesta reunião os membros do Mosap discutiram a defesa da PEC 555/06, que reduz gradativamente as contribuições previdenciárias de servidores aposentados e pensionistas a partir dos 65 anos e Projeto de Lei 1457/22 – já aprovado pelo Senado, que possibilita a dedução dos gastos com medicamentos de uso contínuo e de alto custo na declaração anual do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF).

Sobre a PEC 555/06, o Instituo citou as ações que foram realizadas junto ao parlamento durante o ano e lembrou a busca de apoio para angariar as 171 assinaturas necessárias de deputadas e deputados para que a PEC Social possa ser oficialmente apresentada e apensada à PEC 555. O intuito é que com o novo texto, haja melhorias e possa promover justiça e equidade com esta categoria.

Dedução de gastos

Outro tema que esteve no debate é referente ao Projeto de Lei 1457/22, já aprovado pelo Senado, que possibilita a dedução dos gastos com medicamentos de uso contínuo e de alto custo na declaração anual do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF).

De acordo com informações repassadas na reunião, caso aprovado, a regra valerá por cinco anos a partir de janeiro do ano seguinte ao da sanção da futura lei. Entre outros definidos em regulamento, os medicamentos com direito à dedução na base de cálculo do IRPF serão aqueles indicados para tratamento de Aids, câncer, diabetes, doenças cardíacas crônicas e fibromialgia.

Alexandre ressalta que “participar dessas discussões são de extrema importância, pois nossa categoria também conta com centenas de aposentados e pensionistas. Precisamos estar alinhados a essas pautas, tanto à PEC 555/06 quanto a dedução dos impostos. O grupo continuará se reunindo para debater tudo aquilo que for de interesse da categoria, por isso já formalizamos o interesse em estarmos inseridos nesses debates”, pontua.

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
EMPREENDEDORISMO INOVAÇÃO E BUSCA POR CONHECIMENTO FORAM TEMA DA REUNIÃO DO NAP DESTE MÊS sexta-feira, 17/05/24 16:16 Na atualidade, o empreendedorismo é um tema recorrente em debates e discussões. No entanto, ...
Registro de uma reunião do Conselho de Beneficiários do IPSEMG com a diretoria do hospital, na foto há pessoas diversas sentadas em uma grande mesa de reuniões, elas se dividem em dois grupos que ocupam posições opostas na mesa. Representando o SINJUS-MG está o diretor de Assuntos sociais, Culturais e Saúde, Jonas Araújo, um homem negro, sem barba, com cabelos pretos e curtos, ele veste uma camisa preta. SAÚDE CBI DISCUTE O FUTURO DO IPSEMG COM REPRESENTANTES DO GOVERNO sexta-feira, 17/05/24 14:31 Representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do governo de Minas Gerais e ...
Vista do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com painel luminoso ao fundo. Em primeiro plano, no mezanino, estão os representantes sindicais com cartazes e camisas que contém as palavras de ordem "Data-Base Já!" Ao centro da imagem está o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG, ele é branco tem cabelos e barba castanhos escuros, ambos bem curtos, e veste calça jeans escura e camiseta preta. MOBILIZAÇÃO CONTINUA DATA-BASE 2023 É APROVADA, E SINDICATOS VÃO PRA LUTA APÓS DESCUMPRIMENTO DE ACORDO PELO TJ quinta-feira, 16/05/24 18:02 FOTO: Walter Jr. / SINJUS-MG Nesta quinta-feira, dia 16 de maio, o Projeto de ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco