SERVIDOR DO TJMG

SINJUS REQUER AO NOVO PRESIDENTE ISONOMIA NA QUITAÇÃO DE FÉRIAS-PRÊMIO DE APOSENTADOS

terça-feira, 09/07/24 17:24 A imagem mostra uma mão segurando um pequeno saco de dinheiro, simbolizado por um cifrão ($) estampado no saco. Ao lado, há um grupo de figuras de madeira, representando pessoas. Em primeiro plano, está uma representação do ofício em uma folha de papel com o logotipo do SINJUS-MG.

Para tentar reverter a situação de injustiça enfrentada por ex-servidoras e ex-servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que tiveram que acionar o Judiciário para tentar receber a indenização de férias-prêmio a que têm direito, o SINJUS-MG requereu ao novo presidente do órgão, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, uma reunião para tratar da demanda. No Ofício n. 34/2024, o Sindicato também reitera o pedido para que o Tribunal retome imediatamente a quitação desse direito aos servidores aposentados, exonerados e demitidos, priorizando aqueles com datas mais antigas de desligamento, independentemente da existência de processos judiciais sobre o tema.

Apesar de a Constituição do Estado de Minas Gerais assegurar aos servidores públicos o direito a férias-prêmio, muitas servidoras e servidores do TJMG se aposentaram ou foram desligados com férias-prêmio vencidas e tiveram os seus requerimentos administrativos solicitando a conversão em pecúnia negados pelo órgão. Desse modo, a esses servidores não restou alternativa a não ser o ajuizamento da ação judicial.

Entretanto, em outubro de 2022, o Órgão Especial do TJMG finalmente reconheceu que as férias-prêmio não gozadas deveriam ser convertidas em indenização financeira para os servidores aposentados, exonerados e demitidos. Assim, após a decisão, o TJ iniciou o pagamento, mas apenas para os servidores que se aposentaram recentemente e que não chegaram a acionar o Judiciário.

“Já em relação aos servidores antigos, que judicializaram a matéria, o TJMG adotou uma postura injusta e de preterição. Nos processos acompanhados pelo SINJUS – mesmo após petições para que a resolução se dê de forma administrativa após a decisão do Órgão Especial de modo a, posteriormente, resultar no encerramento da demanda judicial –, o Tribunal e a Advocacia-Geral do Estado permanecem ignorando o pleito e não respondem à petição, forçando a paralisação do processo. Assim, é muito importante que o novo presidente do TJMG interceda nessa questão”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Vale destacar que o Sindicato já havia requerido providências à gestão anterior, que permaneceu inerte a essa injustiça.

Agora, o SINJUS reitera a solicitação de retomada dos pagamentos das indenizações das férias-prêmio não gozadas obedecendo a ordem dos desligamentos mais antigos para os mais novos, independentemente de processos judiciais. No ofício, é reforçada ainda a necessidade da realização de reunião entre o novo presidente do TJMG, o Sindicato e os ex-servidores afetados com o intuito de discutir os meios para o cumprimento desse direito.

“No discurso de posse e também na primeira reunião com os Sindicatos, a nova gestão do TJMG se colocou aberta ao diálogo. Assim, esperamos que o presidente Corrêa Junior seja sensível a esse pleito legítimo e que acabe com essa distinção de tratamento em relação aos pagamentos de indenizações das férias-prêmios não gozadas pelos aposentados, exonerados e demitidos”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Acompanhe as nossas mídias para ficar informado sobre os desdobramentos dessa reivindicação e quanto a outros assuntos de seu interesse.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Fotografia diurna do prédio do TJMG.
DIREITO NEGADO SINJUS COBRA ISONOMIA DO TJMG EM PAGAMENTOS DE FÉRIAS-PRÊMIO DE APOSENTADOS terça-feira, 11/06/24 18:28 Em resposta à injustiça enfrentada por muitos servidores que, após anos atendendo à sociedade, ainda não tiveram o direito de indenização de suas férias-prêmio não gozadas respeitado, o SINJUS-MG protocolou o Ofício 27/2024, cobrando isonomia do Tribunal de Justiça ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra dois homens de terno conversando sentados em poltronas pretas em um escritório. Sobre a mesa à frente, há pilhas de livros e copos de água. Na parte superior da imagem lê-se “Igualdade Racial”. IGUALDADE RACIAL Fenajud enfatiza pauta antirracista no Poder Judiciário junto ao Executivo e Legislativo quarta-feira, 20/08/25 19:11 Uma série de agendas institucionais, com o objetivo de ampliar o debate sobre a ...
Imagem Acessível: A imagem mostra uma sala iluminada, com diversos integrantes do NAP sentadas em cadeiras organizadas em fileiras. A maioria mantém os olhos fechados e postura relaxada, participando de uma prática de respiração consciente. No topo da imagem, aparece o título: “NAP promove encontro sobre respiração consciente e qualidade de vida”. BEM-ESTAR NAP PROMOVE ENCONTRO SOBRE RESPIRAÇÃO CONSCIENTE E QUALIDADE DE VIDA quarta-feira, 20/08/25 17:45 Em busca de ampliar os conhecimentos e promover o bem-estar dos seus integrantes, o ...
Imagem Acessível: A imagem mostra a foto do prédio do TJMG vista de baixo para cima, com a logomarca “Promoção Vertical PV 2023” em destaque na fachada. Sobre a imagem, está escrito: “TJMG anuncia novas vagas na PV 2023, mas SINJUS considera número insuficiente e seguirá na luta”. CARREIRA DO SERVIDOR TJMG ANUNCIA NOVAS VAGAS NA PV 2023, MAS NÚMERO É INSUFICIENTE E SINJUS SEGUIRÁ NA LUTA quarta-feira, 20/08/25 12:59 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, no Diário do Judiciário eletrônico ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco