CARREIRA DO SERVIDOR

SINJUS E SERJUSMIG COBRAM PROVIDÊNCIAS EM RELAÇÃO ÀS PVS 2022, 2023 E 2024

segunda-feira, 12/08/24 17:38

O SINJUS-MG e o SERJUSMIG protocolaram, nesta segunda-feira, dia 12 de agosto, o Ofício nº 12, cobrando do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) o posicionamento dos aprovados e a quitação dos retroativos da Promoção Vertical (PV) 2022, a abertura imediata das inscrições da PV 2023 e a publicação do edital da PV 2024 ainda no mês de agosto. Os Sindicatos também solicitaram o agendamento de uma reunião extraordinária para discutir as Promoções Verticais. O objetivo é evitar ainda mais atrasos nos certames e maiores prejuízos para as servidoras e os servidores.  

No documento, endereçado ao presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, o SINJUS e o SERJUSMIG registram que o custo com o pagamento dos valores devidos aos aprovados na PV 2022 refere-se, majoritariamente, às despesas de exercício anterior, afastando o impacto imediato no limite prudencial. Desse modo, haveria viabilidade para atendimento do pedido. Além disso, o atraso nesse posicionamento vem resultando em prejuízo direto para esses servidores e também aumentando os valores dos passivos trabalhistas do Tribunal devidos à categoria. 

Em relação à PV 2023, na última reunião da Mesa de Negociações, realizada no dia 29 de julho, o presidente do TJMG afirmou que havia ajustes a serem feitos para a abertura das inscrições, mas não esclareceu quais seriam eles. Entretanto, o magistrado sinalizou com a possibilidade de dar um retorno sobre a demanda antes da próxima reunião ordinária, marcada para setembro. Diante disso, e como essa situação vem preocupando muito os Sindicatos, foi solicitada uma reunião extraordinária para discutir apenas questões envolvendo as Promoções Verticais. 

“A PV 2022 já foi homologada, e a abertura das inscrições para a PV 2023 não depende de recursos financeiros adicionais. Portanto, não há justificativa para o atraso. A falta de justificativas plausíveis para essa morosidade tem sido motivo de frustração e desmotivação entre as servidoras e os servidores. São profissionais que ampliaram a sua qualificação, capacitação e produtividade e que precisam ter a sua carreira valorizada”, destaca o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires. 

Além de cobrar providências em relação aos atrasos nas PVs 2022 e PV 2023, os Sindicatos reforçam ainda para a necessidade de o TJMG garantir a publicação ainda neste mês do edital da PV 2024. Vale ressaltar que a falta de medidas resolutivas em relação a esses certames neste mês de agosto levará a uma situação de três PVs atrasadas. 

“Nas últimas gestões do Tribunal ocorreram sucessivos atrasos nos cronogramas das Promoções Verticais. Desse modo, a falta de definição sobre o posicionamento dos aprovados na PV 2022 e quanto à abertura das inscrições da PV 2023 está gerando na categoria a preocupação de que o Tribunal volte a adotar uma postura negligente em relação aos direitos dos servidores. Por isso, os Sindicatos entendem que é urgente a necessidade do agendamento de uma reunião extraordinária para alinhar essas reivindicações”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues. 

No documento, o SINJUS e o SERJUSMIG ressaltaram também que a valorização dos servidores é fundamental para o bom funcionamento do Judiciário mineiro e a consequente melhoria da prestação jurisdicional à sociedade. Nesse sentido, é imperativo que a Administração do TJMG priorize a abertura das inscrições da PV 2023, resolva as pendências relacionadas à PV 2022 e publique o edital da PV 2024 o mais rápido possível. 

Os Sindicatos estão abertos ao diálogo e dispostos a negociar soluções que viabilizem esses pleitos, mas reafirmam que não medirão esforços para garantir que questões envolvendo as promoções verticais sejam tratadas com a seriedade que demandam.

Acompanhe as mídias dos Sindicatos e fique por dentro dos desdobramentos dessa e de outras batalhas em favor dos seus direitos.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...
LOTAÇÃO TJMG PUBLICA LISTAS DE CLASSIFICADOS NO EDITAL DE REMOÇÃO Nº 1/2025 quinta-feira, 04/12/25 18:34 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...
PAUTA DE REIVINDICAÇÕES ÓRGÃO ESPECIAL VAI APRECIAR DATA-BASE 2025 NO DIA 10/12 quinta-feira, 04/12/25 18:24 O Órgão Especial (OE) do Tribunal de Justiça (TJMG) vai apreciar o anteprojeto de ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco