ARTIGO

A IMPORTÂNCIA DA GRATIDÃO

quarta-feira, 18/12/19 14:33

A cada segundo que passa, sabemos que aquele momento não voltará mais. Momentos bons, de alegria, entusiasmo passam, assim como momentos ruins também vão embora. A vida é feita de momentos felizes, tristes, de evolução, de crescimento, de idas e vindas, de despedidas e de chegadas, pessoas nascem, outras nos deixam, mas o tempo voa, não para.

Como o imprevisível faz parte da nossa existência, devemos valorizar o nosso dia e tentar aproveitar todas as horas com o melhor de nós mesmos. Que seja um sorriso, um abraço, um telefonema. Devemos sempre procurar conviver com o próximo de maneira mais otimista. As vezes um ouvido ajuda muito àquele que está necessitado de escuta. Um sorriso de manhã pode fazer uma pessoa conseguir se levantar e ter um dia melhor. Uma palavra otimista pode impulsionar um ser humano a projetos maravilhosos e ousados. Um cartão, uma mensagem de afeto e um abraço alimentam nossa alma e nos proporcionam alegria e conforto. Não nascemos para viver isolados e necessitamos de convivência positiva.

Por outro lado, infelizmente, existem pessoas que vivem de queixas e reclamam de tudo. Você deve conhecer alguém que vive assim. Se faz calor, reclama o dia todo. Quando esfria, reclama também. Reclama da comida, dos profissionais que o atende, reclama da família, enfim, passa a vida se queixando e raramente consegue fazer um elogio para alguém ou algum lugar. Este tipo de comportamento de queixa é cansativo e faz com que as pessoas acabem se afastando do sujeito queixoso, pois incomoda e são comportamentos que sugam nossa energia. Nem todo mundo consegue e está preparado para conviver com reclamações. Assim, consequentemente, as pessoas vão se afastando e evitam conviver com esta pessoa de comportamento negativo.

O hábito de agradecer diariamente é um exercício muito importante para mantermos nosso equilíbrio emocional e seguir uma vida mais saudável e feliz. Por mais difícil que seja para algumas pessoas, em alguns momentos de desafios que a vida nos proporciona, o hábito de agradecer torna o sujeito mais forte e capaz de entender que ele pode conseguir mais. Reclamar é clamar duas vezes algo ruim. Pense nesta repetição. Se a situação não está boa, reclamar não vai ajudar a melhorar. Com certeza vai ficar girando em torno do que é ruim repetindo e reforçando o negativo.

Enfim, o pensamento possui muita força e devemos exercitar e praticar o pensamento positivo através da gratidão. Uma das formas mais fáceis de conseguir isso é fazer uma lista diária de agradecimentos. Não precisa ser algo complicado, e sim bem tranquilo. Observe desde a saúde do seu corpo, o fato de poder abrir os olhos, de poder se alimentar, de respirar, e simplesmente de estar vivo (a) e poder sentir calor ou frio. Comece com seu corpo e depois agradeça os recursos materiais que possui. Tenho certeza que com o tempo você vai atrair pensamentos positivos e sua vida terá condições de seguir mais leve e feliz.

Débora Guizoli

É psicóloga, com pós-graduação em Gerontologia pela PUC Minas. Atua como Instrutora da Memória Ativa no SINJUS-MG. Possui experiência com trabalhos em grupo focados em Estimulação Cognitiva e Desenvolvimento Humano.

Meus últimos artigos

ver mais
ARTIGO Meditar faz bem para saúde segunda-feira, 22/10/18 18:05

Convênios

ver mais
Top