OUTUBRO ROSA

A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA ESTÁ EM SUAS MÃOS

sexta-feira, 01/10/21 17:46 À esquerda, uma mulher negra usando sutiã branco segura um laço rosa na altura do seio esquerdo. Ao lado, sobre um fundo rosa tem-se a ilustração de um outro laço rosa com conteúdo textual: A prevenção está em suas mãos. Outubro Rosa. Fecha logo do SINJUS-MG e da Fenajud.

Há 19 anos o Outubro Rosa chegava ao Brasil. Com ações simultâneas em diversas cidades, a campanha tem ganhado força e vem se espalhando, alertando mulheres e homens sobre a importância da conscientização, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o câncer de colo do útero. Neste mês de outubro, o SINJUS e a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) vão tratar do tema em seu site e nas mídias sociais. O objetivo principal é estimular as pessoas para que façam o autoexame e os exames de rotina.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Porém, os homens também podem ter. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, a mamografia é essencial.

Por meio da divulgação de informações, o SINJUS e a Fenajud reforçam seu apoio ao combate à doença e aproveitam o momento para incentivar as trabalhadoras do País sobre a importância do diagnóstico precoce como a melhor forma de combater a doença.

Como prevenir o câncer de mama                   

Não é possível prevenir o câncer em todos os casos mas existem hábitos que, se incorporados à rotina pode ajudar a reduzir as chances do tumor. De acordo com o INCA há hábitos que podem ajudar a reduzir os casos, como:

Não fumar: o cigarro contem 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas;

Prezar por uma alimentação saudável: isso inclui alimentos de origem vegetal, além de evitar os ultraprocessados;

Praticar atividades físicas: faça uma caminhada, aulas de dança e yoga ou inscreva-se em uma academia se gosta de musculação. O importante é fazer algo que lhe dê prazer e a mantenha ativa de forma regular;

Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas: elas também aumentam as chances de desenvolvimento do câncer;

Além disso, vacine-se contra a hepatite B e contra o HPV (meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos) e faça o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos.

O acompanhamento médico é essencial para identificar qualquer alteração.

Não esqueça: a prevenção está em suas mãos!

Com informações da Fenajud

Últimas notícias

ver mais
#ImagemAcessível: Imagem aérea de Brasília onde se vê o Congresso Nacional no centro da imagem e os ministérios de cada lado. CENÁRIO REFORMA ADMINISTRATIVA TEM CHANCES MÉDIAS NA CÂMARA E BAIXAS NO SENADO sexta-feira, 15/10/21 20:15 Foto: Commons Polêmica e criticada pela maioria das organizações ligadas ao funcionalismo público, a ...
Crianças e Livros: um encontro especial do SINJUS-MG sexta-feira, 15/10/21 09:03 Confira nossa live especial de Dia das Crianças. Tivemos contação de histórias, brincadeiras e ...
#ImagemAcessível: Montagem com fundo azul. Do lado esquerdo está o desenho de uma mão amarela segurando um saco de dinheiro. Do lado direito está a foto do advogado especialista em direito previdenciário, Abelardo Sapucaia: homem branco com olhos claros, calvo, vestindo terno preto com camisa branca e gravata rosa. Acima da foto está a logomarca do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SINJUS. Abaixo se encontra a logomarca da plataforma Google Meet. Conteúdo textual: Reforma da Previdência, 19 de outubro, terça-feira, às quinze dezesseis horas. APÓS REFORMA  REUNIÃO DO NAP VAI DETALHAR MUDANÇAS NA PREVIDÊNCIA  quinta-feira, 14/10/21 19:13 Na próxima terça-feira, dia 19 de outubro, às 16h, o Núcleo de Aposentados e ...
Top Fale conosco