NOVEMBRO AZUL

ABANDONE O PRECONCEITO E PROTEJA-SE CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

sexta-feira, 05/11/21 19:21 #ImagemAcessível Diretor do SINJUS Wagner Ferreira sorrindo e segurando à frente um laço azul (homem negro, cabelo curtos e vestindo uma camisa também azul).

Infelizmente, milhões de brasileiros ainda colocam em risco a saúde e a vida por causa do preconceito acerca do exame de câncer de próstata. Para quebrar essa barreira, a Campanha Novembro Azul busca sensibilizar os homens quanto à importância da prevenção. O SINJUS-MG também aderiu a esse movimento e convoca todos os servidores a disseminar informações de qualidade entre os grupos de amigos e familiares. Essa postura pode salvar vidas!

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no ano passado, os tumores na próstata foram a principal causa de câncer entre os homens, respondendo por cerca de 30% dos casos. Estimativas apontam que uma pessoa morre por causa da doença a cada 40 minutos.

Como o princípio da doença é silencioso, os exames periódicos são a melhor forma de prevenção. Médicos afirmam que, em 96% dos registros, os sintomas só começam a aparecer quando a doença está em fase adiantada. Por outro lado, as estatísticas confirmam que, com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90%.

Portanto, é preciso abandonar o preconceito e cuidar do que realmente importa: a sua saúde e a de seus familiares. Confira informações importantes sobre a doença.

SINTOMAS

Os sintomas do câncer podem ser semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, que pode acontecer a partir dos 40 anos, sendo comum em homens idosos. São eles: perda da força do jato da urina, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e necessidade frequente de ir ao banheiro, além de ardência e esforço para iniciar a micção. Por serem comuns tanto ao crescimento benigno quanto ao maligno, a presença desses sintomas não significa a existência de câncer, mas indica a necessidade de uma avaliação médica.

Como o tumor não apresenta sintomas nas fases iniciais, aos 45 anos todos os homens devem procurar o médico para um exame clínico. Por meio do toque retal, verificam-se o tamanho e a consistência da glândula, além da presença de nódulos. Se diagnosticado nas fases iniciais, pode ser curado. Caso existam fatores de risco associados, principalmente história familiar, a rotina de avaliação pode começar mais cedo, de acordo com a orientação médica.

A exemplo do que fazem as mulheres em relação à prevenção dos cânceres de colo do útero e mama, é indispensável que os homens consultem regularmente o médico e façam os exames preventivos.

Detecção precoce

A pesquisa do PSA (exame de sangue que avalia a quantidade de antígeno prostático específico, proteína que é produzida pela próstata), quando associada ao toque retal, pode auxiliar o médico no diagnóstico e no acompanhamento da doença. Mas não há até o momento evidência científica de que seu uso para o rastreamento de casos, em homens saudáveis e assintomáticos, possa trazer algum benefício ou impacto na mortalidade por esse câncer.

Quanto mais precocemente o câncer de próstata for detectado, maiores as chances de cura. O tratamento depende do estágio da doença, da idade e das condições de saúde da pessoa. A equipe médica poderá indicar cinco modalidades de tratamento, que poderão ser usadas de forma isolada ou combinada nos diferentes estágios da doença: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, tratamento hormonal e vigilância ativa. Para doença localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento de eleição é a terapia hormonal.

Com informações de Unimed-BH

Últimas notícias

ver mais
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco