ARTIGO

ALERTA: TRANSTORNOS ALIMENTARES X DIETAS RESTRITIVAS

terça-feira, 16/07/19 18:00

Fazer dieta restritiva é uma das coisas que mais estressam e assustam o cérebro! Precisamos nos atentar a essa epidemia silenciosa que é o aumento do comer transtornado na nossa sociedade, cada vez mais ocupada e agitada! Por isso, deixo um apelo: Não faça dietas restritivas!

Os transtornos alimentares são doenças psiquiátricas e merecem a devida atenção e tratamento. Se a alimentação se tornou uma questão em sua vida, por comer exageradamente, não comer, ter medo de comer ou ainda por sentir culpa, procure ajuda de especialistas! Seu corpo é a sua casa, onde você vai viver por toda sua vida, cuide dele com carinho!

Vamos parar de alimentar a cultura da dieta e a ditadura da magreza! Elas só aumentam a insatisfação corporal e isso pode gerar um risco para que pessoas desenvolvam transtornos alimentares. Magreza não é sinônimo de saúde, felicidade ou de sucesso! Vamos respeitar nosso corpo, e focar mais na saúde. Os padrões de beleza na sociedade passarão a ser vistos com menos importância. Vamos começar hoje! Vamos começar agora! SEM DIETAS RESTRITIVAS! Comer MELHOR e não MENOS!

É possível mudar as preferências alimentares! Você não precisa deixar de comer as coisas que gosta, mas pode criar novos hábitos. Tenha paciência com você, procure entender por que você tem aversão a determinados alimentos. Mude aos poucos, não é da noite para o dia, mas procure mudar sua alimentação onde perceber exageros. Vamos conquistar um novo paladar.

Como é sua relação com a comida? Você tenta enganar seu cérebro quando ele te sinaliza fome e vontade de comer, bebendo água ou comendo alimentos que julga não serem engordativos? Você acha que realmente consegue enganar seu cérebro? Já notou que quanto mais você pensa em dieta, mais vai querer comer?

Alimentos estimulam a liberação de dopaminas, que é o principal neurotransmissor que sinaliza o prazer. Se estamos com fome e saciamos esta necessidade, isto automaticamente gera um prazer.

Se você faz uma dieta muito monótona, muito restritiva, corta alguns grupos de alimentos, menos dopamina você vai liberar e consequentemente menos prazer! Porém, no momento em que você se permitir entrar em contato novamente com o alimento que te gera prazer, a onda de liberação de dopamina vai ser tão forte que você vai perder o controle! Daí vem a compulsão seguida do sentimento de culpa!

Precisamos repensar essa relação de restrição e compulsão! Entendeu porque em uma dieta restritiva você fica louca ou louco por alimentos que você julga engordativos. Isso é porque você não está variando sua alimentação, e seu cérebro vai pedindo mais dopamina.

Uma relação boa com a comida tem que ter satisfação, variedade, socialização, autonomia e prazer! Uma Nutrição que te faz sentir fracassado, culpado, porque você simplesmente comeu, não é Nutrição!

Heloisa Helena

Especialista em Nutrícia Clínica, a área da nutrição que foca na ingestão adequada de alimentos e nutrientes para resistência a doenças. Heloísa também atua na área de nutrição esportiva, voltada para praticantes de atividades físicas.

Convênios

ver mais
Bio Mundo Alimentação Saudável Nova Granada - Caiçaras . Belo Horizonte (31) 2565-4862 - (31) 3654-2003 @biomundobhdelrey 15% ver mais
Hermes Pardini Laboratórios . Diversas cidades (31) 3228-6200 www3.hermespardini.com.br/ Até 30% ver mais
Drogaria Araujo Drogarias / Farmácias . Diversas cidades (31) 3270-5000 https://www.araujo.com.br/ Até 80% ver mais
SESC Minas Gerais Lazer São Franciso . BH (31) 3270 8100 www.sescmg.com.br 20% ver mais
Valéria Saramago Psicologia Carmo Sion . BH (31) 3226 6283 / 99128 4772 50% ver mais
Top